HOJE
Clássico paulista
Por Liga Nacional de Basquete
Buscando manter a liderança, Pinheiros recebe o rival Paulistano, nesta quinta, no clássico da cidade de São Paulo. SporTV transmite ao vivo, às 19h

(Célio Messias/Divulgação)
Clássico sempre é um jogo diferente. Em reta final de campeonato, então, nem se fala. E é neste clima de decisão que Pinheiros/SKY e Paulistano/Unimed se enfrentam nesta quinta-feira (5), em São Paulo. A partida será realizada na casa pinheirense, o Ginásio Henrique Vilaboim, e o SporTV transmite, ao vivo, a partir das 19h.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
E o encontro entre os dois centenários clubes da capital paulista ganhou alguns ingredientes a mais nessa reta final. O Pinheiros é o atual líder da competição e com uma vitória se mantém na primeira colocação da tabela. Já com uma derrota, a equipe pode perder a ponta do campeonato e ser ultrapassada pelo São José/Unimed/Vinac.
“Com certeza encaramos como uma decisão. É um clássico, um jogo como esse motiva bastante, todos querem jogar bem para vencer. Estamos trabalhando essa semana toda para esse jogo. Nessa reta final, cada vitória conta muito”, disse o ala/pivô e capitão da equipe Olivinha.
E o torcedor pinheirense vai estar ligado também no confronto do São José contra o Joinville, que começa às 20h. Mas dentro de quadra a concentração é total diante do rival local.
“Primeiro a gente pensa em fazer a nossa parte. Depois a gente confere os resultados para ver quem ganhou, quem perdeu e ver a situação da tabela”, completou Olivinha.
Para o Paulistano, este será o último jogo da fase de regular da temporada 2011/2012 e uma vitória pode significar a sexta colocação na tabela. A equipe ocupa, atualmente, a sétima colocação, com 59,3% de aproveitamento. O Itabom/Bauru é o sexto, com 60,0%, mas tem dois jogos a menos.

(Fábio Figueiredo/Divulgação)
“É um clássico, um jogo sempre diferente. Você fica mais focado, os treinos são mais intensos. Pensamos primeiro em nós e nessa busca pelo sexto lugar, mas claro que um jogo como esse trás uma motivação a mais”, disse o ala/armador Betinho.
O clube do Jardim Europa tenta devolver a derrota por 90 a 80 sofrida no primeiro turno, em casa. Além disso, uma vitória também pode tirar o maior rival da ponta da competição. “Em semana de clássico, parece que a notícia se espalha mais. O pessoal do clube, os sócios que acompanham os jogos vêm conversar com a gente e pede para ganharmos do Pinheiros. É uma rivalidade sadia”, contou Betinho.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca