HOJE
Clássico rubro-negro
Por Liga Nacional de Basquete
Presentes no G-4, Flamengo e Vitória fazem duelo de rubro-negros, em confronto direto pelas primeiras posições do NBB CAIXA

Líder do NBB CAIXA 16/17, Flamengo recebe Vitória atrás de se reabilitar, após sofrer primeira derrota na temporada (Staff Images/Flamengo)
Tradicionais dentro e fora das quadras, Flamengo e Universo/Vitória farão o primeiro dos dois confrontos rubro-negros que acontecerão na fase de classificação do NBB CAIXA 16/17. Nesta quinta-feira (22/12), os dois times se encontraram no Tijuca Tênis Clube, às 20h10 (de Brasília), em confronto pelas primeiras posições da tabela.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Com oito vitórias em nove jogos, o Flamengo lidera isoladamente a competição até o momento. O Vitória vem próximo, com seis resultados positivos e apenas três negativos, na quarta colocação. Em caso de um triunfo dos nordestinos, o rubro-negro baiano igualará a campanha do UniCEUB/BRBCARD/Brasília, que está na terceira posição, e embolara a disputa dentro do G-4.
Após ter início invicto de NBB CAIXA, com oito vitórias consecutivas, o Flamengo conheceu sua primeira derrota na última quarta-feira (20/12). O rubro-negro carioca recebeu o Solar Cearense e após um confronto muito equilibrado, com direito a prorrogação, acabou derrotado, por 95 a 88, último time a perder sua primeira partida na temporada 2016/2017 da competição.
Mesmo na derrota, o Flamengo teve grande atuação coletiva e contou com boas atuações individuais. Destaque para Olivinha que anotou mais um duplo-duplo na temporada (19 pontos e 14 rebotes), e a Marcelinho e Marquinhos, responsáveis por 18 pontos, cada.

Após três derrotas seguidas, o Vitória bateu o Macaé, fora de casa, e voltou a vencer na temporada (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)
Se o Flamengo interrompeu uma sequência positiva na quarta, o mesmo não pode se dizer do Vitória, que espantou a má fase e voltou a vencer pelo NBB CAIXA após três partidas. Em confronto marcado por defesas, o rubro-negro baiano fez um último quarto dominante e bateu o Macaé Basquete, por 67 a 59, fora de casa.
Quem se destacou no time nordestino foi Kenny Dawkins, autor de 17 pontos e cinco assistências, além de Arthur, com 11 pontos e três rebotes, Chris Hayes, com dez pontos e oito rebotes, e Keyron, com dez pontos e quatro assistências.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca