#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Com tranquilidade

25-10-2012 | 10:11
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo não toma conhecimento do Deportes Castro (Chile), vence por 29 pontos e garante vaga para próxima fase da Liga Sul-Americana

Vibração dos jogadores do Flamengo durante partida que levou o Flamengo à próxima fase da Liga Sul-Americana (Demian Schleider/FIBA Américas)

Foi com muita facilidade. O Flamengo não teve muito trabalho para carimbar sua passagem para a próxima fase da Liga Sul-Americana 2012. A classificação veio em parte com uma vitória maiúscula sobre o Deportes Castro (Chile) por 101 a 72, em partida válida pelo grupo C, em Mar del Plata (Argentina), nesta quarta-feira (24/10). Mas a vaga só foi confirmada no segundo jogo da noite, com o triunfo do anfitrião Peñarol sobre o Hebraica Macabi (Uruguai) por 65 a 51. Assim, brasileiros e argentinos chegaram a duas vitórias em duas rodadas, se estabeleceram como líderes da chave e também se garantiram na Liga das Américas 2013.

Confira vídeo com os lances da partida

O confronto com os chilenos só foi equilibrado no primeiro quarto, que terminou com o placar de 19 a 13 para os rubro-negros. A fácil vitória passou a ser construída com 14 pontos consecutivos no início do período seguinte (33 a 13). Dessa forma, o jogo foi para o intervalo com uma vantagem de 21 pontos do Flamengo (54 a 33). Nos dois quartos da etapa final, a diferença só aumentou para os cariocas, que mantiveram o ritmo forte durante toda a partida e fecharam com 29 pontos a mais do que os rivais.

A dupla formada por Marquinhos e Olivinha, vinda do Pinheiros para o Flamengo nesta temporada, brilhou. O ala fez 21 pontos e deu cinco assistências, sendo o principal jogador rubro-negro nesse fundamento. Já o pivô foi o cestinha da partida, com 25 pontos, e ainda pegou sete rebotes.

Trabalho de José Neto no Flamengo já começa com uma classificação em torneio internacional (Demian Schleider/FIBA Américas)

”Foi um bom jogo. Começamos bastante concentrados, como o [José] Neto [técnico do Flamengo] havia pedido, e acho que eu estava em uma noite feliz. Meus companheiros perceberam e me acionaram, e eu pude corresponder, ajudando a equipe a sair com a vitória”, disse Olivinha.

Para o ala e capitão Marcelinho, o balanço até o momento da participação do Flamengo na Liga Sul-Americana é positivo, já que o time rubro-negro, cheio de reforços, ainda está em formação. “Acho que hoje, o nosso jogo coletivo fez a diferença. Caímos em uma chave forte e estamos cumprindo nosso papel”, afirmou.

Classificados, agora Flamengo e Peñarol decidem o primeiro lugar do grupo B, nesta quinta-feira (25/10), às 22h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2. “O jogo com o Peñarol tem a rivalidade Brasil x Argentina. Eles estarão jogando em casa, e sair com uma vitória seria legal para dar continuidade ao nosso trabalho”, comentou Olivinha. Já Marcelinho garantiu que a vaga antecipada para a próxima fase não vai influenciar no rendimento do time na última rodada. “Vamos entrar para vencer”, resumiu.