HOJE
Com tranquilidade
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo não toma conhecimento do Deportes Castro (Chile), vence por 29 pontos e garante vaga para próxima fase da Liga Sul-Americana

Vibração dos jogadores do Flamengo durante partida que levou o Flamengo à próxima fase da Liga Sul-Americana (Demian Schleider/FIBA Américas)
Foi com muita facilidade. O Flamengo não teve muito trabalho para carimbar sua passagem para a próxima fase da Liga Sul-Americana 2012. A classificação veio em parte com uma vitória maiúscula sobre o Deportes Castro (Chile) por 101 a 72, em partida válida pelo grupo C, em Mar del Plata (Argentina), nesta quarta-feira (24/10). Mas a vaga só foi confirmada no segundo jogo da noite, com o triunfo do anfitrião Peñarol sobre o Hebraica Macabi (Uruguai) por 65 a 51. Assim, brasileiros e argentinos chegaram a duas vitórias em duas rodadas, se estabeleceram como líderes da chave e também se garantiram na Liga das Américas 2013.
Confira vídeo com os lances da partida
O confronto com os chilenos só foi equilibrado no primeiro quarto, que terminou com o placar de 19 a 13 para os rubro-negros. A fácil vitória passou a ser construída com 14 pontos consecutivos no início do período seguinte (33 a 13). Dessa forma, o jogo foi para o intervalo com uma vantagem de 21 pontos do Flamengo (54 a 33). Nos dois quartos da etapa final, a diferença só aumentou para os cariocas, que mantiveram o ritmo forte durante toda a partida e fecharam com 29 pontos a mais do que os rivais.
A dupla formada por Marquinhos e Olivinha, vinda do Pinheiros para o Flamengo nesta temporada, brilhou. O ala fez 21 pontos e deu cinco assistências, sendo o principal jogador rubro-negro nesse fundamento. Já o pivô foi o cestinha da partida, com 25 pontos, e ainda pegou sete rebotes.

Trabalho de José Neto no Flamengo já começa com uma classificação em torneio internacional (Demian Schleider/FIBA Américas)
”Foi um bom jogo. Começamos bastante concentrados, como o [José] Neto [técnico do Flamengo] havia pedido, e acho que eu estava em uma noite feliz. Meus companheiros perceberam e me acionaram, e eu pude corresponder, ajudando a equipe a sair com a vitória”, disse Olivinha.
Para o ala e capitão Marcelinho, o balanço até o momento da participação do Flamengo na Liga Sul-Americana é positivo, já que o time rubro-negro, cheio de reforços, ainda está em formação. “Acho que hoje, o nosso jogo coletivo fez a diferença. Caímos em uma chave forte e estamos cumprindo nosso papel”, afirmou.
Classificados, agora Flamengo e Peñarol decidem o primeiro lugar do grupo B, nesta quinta-feira (25/10), às 22h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2. “O jogo com o Peñarol tem a rivalidade Brasil x Argentina. Eles estarão jogando em casa, e sair com uma vitória seria legal para dar continuidade ao nosso trabalho”, comentou Olivinha. Já Marcelinho garantiu que a vaga antecipada para a próxima fase não vai influenciar no rendimento do time na última rodada. “Vamos entrar para vencer”, resumiu.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca