HOJE
Classificado
Por Liga Nacional de Basquete
Mogi vence confronto direto diante do Palmeiras e garante vaga nos playoffs do Campeonato Paulista 2014; Rio Claro também se classifica
Antes do início da penúltima rodada da fase de classificação, o Grupo A do Campeonato Paulista tinha apenas uma vaga para as quartas de final em aberto. Tinha, mas não tem mais. Atuando em casa, o Mogi das Cruzes/Helbor venceu um duelo direto contra o Palmeiras/Meltex, pelo placar de 82 a 60, e assegurou sua passagem aos playoffs da competição estadual.
Com um bom jogo coletivo, já que cinco atletas atingiram dígitos duplos na pontuação – Tyrone (16), Shamell (14), Elinho (11), Thomas (10) e Filipin (10) -, o esquadrão do Alto do Tietê chegou ao seu quinto triunfo em nove partidas disputadas e garantiu matematicamente sua classificação. A posição final da equipe vai depender dos resultados da última rodada, a ser disputada neste sábado.
“Todos nós sabíamos da importância desse jogo, sabíamos que precisávamos da vitória e conversamos antes do jogo e hoje senti a equipe toda muito ligada. Consegui fazer meu jogo, mas o time foi bem e por isso conseguimos essa vitória. Estamos classificados, temos mais um jogo e vamos pensar nela antes de pensar nos playoffs”, explicou o norte-americano Tyrone, cestinha mogiano.

Norte-americano Tyrone foi um dos destaques da importante vitória do Mogi (Cleomar Macedo/Divulgação)
Já com sua vaga nos playoffs na mão, Franca conquistou uma importante vitória nesta quinta-feira. Ao lado de sua torcida, no Ginásio do Pedrocão, a equipe dirigida pelo técnico Lula Ferreira venceu o Winner/Kabum/Limeira, garantido na primeira colocação da chave, pelo placar de 81 a 71, e chegou ao sexto resultado positivo na competição. O cestinha da vitória franca mais uma vez foi o ala Léo Meindl, que vive ótimo início de temporada e registrou 21 pontos diante dos limeirenses.
Em outra partida do grupo, o Lins Basquete venceu a primeira no Paulista 2014. Mesmo jogando no Ginásio Panela de Pressão, a equipe bateu o anfitrião Bauru, por 84 a 79, e conheceu seu primeiro resultado positivo na competição. Os destaques do jogo ficaram por conta do armador Davi Rossetto e do pivô Erick Camilo, que marcaram 19 e 18 pontos, respectivamente. Pelo lado dos donos da casa, o cestinha foi o armador Ricardo Fischer, que marcou 24 pontos.
Bauru e Franca decidirão a vice-liderança do Grupo A neste sábado, em confronto direto, no Ginásio Panela de Pressão, às 18 horas (de Brasília). Por sua vez, o Mogi receberá o Limeira, também no sábado, às 19 horas (de Brasília), e pode chegar ao terceiro lugar caso vença seu compromisso e os baurenses levem a melhor sobre os francanos.

Franca, do pivo Léo Waszkiewicz, venceu Limeira e precisa vencer Bauru na última rodada para garantir a vice-liderança do Grupo A (Divulgação)
Rio Claro vence e se classifica no Grupo B
Outra equipe que se garantiu nos playoffs do Campeonato Paulista 2014 após a rodada desta quinta-feira foi o Rio Claro Basquete. Os atuais campeões da Liga Ouro venceram a Liga Sorocabana, em casa, no Ginásio Felipão, por 95 a 83, e garantiu um dos quatro lugares do Grupo B nas quartas de final da competição.

Com grande atuação de Caio, Rio Claro venceu e se classificou (Luiz Pires/LNB)
Autor de 28 pontos, o ala Caio Ranches liderou o quinto triunfo rio-clarense em nove partidas disputadas no estadual. Ainda com um jogo a fazer, no próximo sábado, às 18 horas, fora de casa, contra o Internacional/Fupes, a equipe do técnico Marcelo Tamião depende apenas das próprias forças para confirmar a terceira posição da chave.
A vice-liderança do Grupo B é do Paulistano/Unimed. Depois de vencer o clássico da capital paulista diante do Pinheiros/SKY, na última terça-feira, em partida antecipada da última rodada, os atuais vice-campeões do NBB voltaram a vencer nesta quinta-feira.
A vítima desta vez foi o Internacional/Fupes, pelo placar de 92 a 80. Com 23 pontos, o armador norte-americano Kenny Dawkins liderou o triunfo da equipe dirigida pelo assistente Betão – o técnico Gustavo De Conti é assistente de Rubén Magnano na Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo de Basquete.
Outra equipe que encerrou sua participação na primeira fase nesta quinta-feira foi o Pinheiros. Já com a liderança da chave garantida, a equipe da capital paulista venceu o São José/Unimed, por 85 a 78, fora de casa, e garantiu seu oitavo triunfo em dez partidas disputadas no Paulista 2014. O cestinha da partida e grande destaque do time da capital paulista foi o ala/armador norte-americano Jason Smith, responsável por 22 pontos.
Com a derrota, o São José fará um confronto de vida ou morte com a Liga Sorocabana no próximo sábado. Ambos com campanhas de quatro vitórias e cinco derrotas, os times decidirão quem será o último classificado às quartas de final da competição, no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba, às 18 horas (de Brasília).
Confira os últimos resultados e os próximos jogos do Campeonato Paulista 2014:
02/09 (terça-feira)
Décima rodada*
Paulistano/Unimed 99 x 78 Pinheiros/SKY (Grupo B)
04/09 (quinta-feira)
Nona rodada
Paschoalotto/Bauru 79 x 84 Lins Basquete (Grupo A)
Mogi/Helbor 82 x 60 Palmeiras/Meltex (Grupo A)
Internacional/Fupes 80 x 92 Paulistano/Unimed (Grupo B)
Vivo/Franca 81 x 71 Winner/Limeira (Grupo A)
São José/Unimed 78 x 85 Pinheiros/SKY (Grupo B)
Rio Claro Basquete 95 x 83 Liga Sorocabana (Grupo B)
06/09 (sábado)
Décima rodada
17h – Arena Santos (Santos) – Internacional/Fupes x Rio Claro Basquete (Grupo B)
18h – Ginásio Palestra Itália (São Paulo) – Palmeiras/Meltex x Lins Basquete (Grupo A)
18h – Ginásio Panela de Pressão (Bauru) – Paschoalotto/Bauru x Vivo/Franca (Grupo A)
18h – Ginásio Gualberto Moreira (Sorocaba) – Liga Sorocabana x São José/Unimed (Grupo B)
19h – Ginásio Professor Hugo Ramos (Mogi das Cruzes) – Mogi/Helbor x Winner/Limeira (Grupo A)
*Partida antecipada
Confira a classificação do Campeonato Paulista 2014:
– Grupo A
1º) Winner/Limeira – 16 pontos (sete vitórias e duas derrotas)
2º) Vivo/Franca – 15 pontos (seis vitórias e três derrotas)
3º) Paschoalotto/Bauru – 14 pontos (cinco vitórias e quatro derrotas)
4º) Mogi das Cruzes/Helbor – 14 pontos (cinco vitórias e quatro derrotas)
5º) Palmeiras/Meltex – 12 pontos (três vitórias e seis derrotas)
6º) Lins Basquete – 10 pontos (uma vitória e oito derrotas)
– Grupo B
1º) Pinheiros/SKY – 18 pontos (oito vitórias e duas derrotas)
2º) Paulistano/Unimed – 16 pontos (seis vitórias e quatro derrotas)
3º) Rio Claro Basquete – 14 pontos (cinco vitórias e quatro derrotas)
4º) São José/Unimed – 13 pontos (quatro vitórias e cinco derrotas)
4º) Liga Sorocabana – 13 pontos (quatro vitórias e cinco derrotas)
6º) Internacional/Fupes – 10 pontos (uma vitória e oito derrotas)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca