HOJE
Classificado!
Por Liga Nacional de Basquete
Pinheiros perde para o Aguada (URU) na última bola, mas diferença mínima de 1 ponto garante classificação à próxima fase da Liga Sul-Americana 2017
¿No lo crees? Bueno… Acá los mejores momentos del partido @Aguada_oficial vs @ClubePinheiros. 🎥 ¡Para repasar! #LSB2017 pic.twitter.com/FXxVgtRvgF
— Liga de las Américas (@Ligamericas) October 14, 2017
O EC Pinheiros está classificado à próxima fase da Liga Sul-Americana 2017. Na partida final do Grupo B, em Montevidéu (URU), a equipe pinheirense chegou a ter 18 pontos de vantagem no início da partida, mas levou a virada no suspiro final e foi superada pelo anfitrião Atlético Aguada (URU), de virada, por 78 a 77. No entanto, mesmo com o revés, o clube de São Paulo carimbou o passaporte à etapa seguinte, já que poderia perder por até oito pontos de diferença para se classificar.
Entenda o cenário
Antes de entrar em quadra, o time do técnico César Guidetti tinha campanha de duas vitórias em duas partidas (100% de aproveitamento) e dependia somente do seu resultado para cravar a vaga. Com a derrota, o clube paulista avançou com desempenho final de dois triunfos e uma derrota, mas a desvantagem de apenas um ponto foi o ponto crucial para carimbar a vaga e ainda ficar com a liderança. Entenda:
A campanha final do Pinheiros foi idêntica à de Quilmes e Aguada, portanto, o desempate entre foi definido no saldo de cestas entre os times empatados, terminando da seguinte forma: +6 pontos para os pinheirenses, +4 para os argentinos e os uruguaios com -10. Neste caso de tríplice empate, foram levados em consideração somente os resultados das partidas entre as equipes igualadas – ignorando os placares contra o Osorno Basquetbol (CHI).
+Confira a tabela de jogos completa com todos os resultados da Liga Sul-Americana 2017
Terceiro colocado, o Atlético Aguada ainda manteve vivas as chances de classificação mesmo não estando entre os dois primeiros do grupo. Isso porque o sistema de disputa desta edição da Sul-Americana contempla com uma vaga na próxima fase o melhor terceiro colocado entre todos os grupos. Como teve campanha positiva de duas vitórias e uma derrota, a chance uruaguaia de classificação é grande.
Destaques
Atuando sem seu principal cestinha, Desmond Holloway, que sequer viajou ao Uruguai, o jogo coletivo prevaleceu novamente na partida que definiu a classificação pinheirense à fase semifinal da Sul-Americana. Com 18 pontos, cinco assistências e três roubos de bola, o norte-americano Corderro Bennett foi o cestinha e também o mais eficiente da equipe brasileira na partida, com 24 de valorização.
Em grande fase, o jovem armador Felipe Ruivo, de 19 anos, manteve a boa fase deixou quadra com 12 pontos e seis assistências. No garrafão, a dupla Marcus Toledo e Ralfi Ansaloni também se sobressaiu e teve importância ímpar no resultado obtido. O primeiro registrou 14 pontos e sete rebotes, mesma quantidade do segundo, que anotou 15 pontos, com direito a aproveitamento de 75% nas bolas de 3 pontos (3/4).
+Confira as estatísticas completas da partida entre Aguada (URU) e EC Pinheiros
Pelo lado do Aguada, os destaques ficaram por conta dos pivôs norte-americanos Jeremis Smith e Dwayne Curtis, responsáveis por 22 e 16 pontos, respectivamente. O outro estadunidense do elenco, Kyle LaMonte, que atuou no NBB CAIXA 2013/2014 pelo Brasília, registrou 11 pontos. Autor da bola da vitória nos segundos finais do duelo, o ala e capitão Demian Alvarez somou 17 pontos.
O jogo
Mesmo atuando em território adversário, o Pinheiros mandou no placar durante toda a partida e não tomou conhecimento da equipe anfitriã na primeira parte do duelo. Logo no primeiro quarto, chegou a abrir expressivos 18 pontos de vantagem (27 a 9). No segundo quarto, os uruguaios se encontraram e voltaram para o jogo, reduzindo a desvantagem para quatro pontos (38 a 34) na reta final da parcial.
Já na volta do intervalo, o clube brasileiro mostrou cabeça no lugar e segurou a pressão do Aguada, que chegou a cortar a margem para um ponto (47 a 46). A virada, no entanto, veio somente nos últimos segundos do duelo. Restando cinco segundos para acabar, quando a diferença estava dois pontos para os pinheirenses (77 a 75), Demian Alvarez fintou Chris Ware na linha de 3 pontos e acertou o tiro longo praticamente no estouro do cronômetro e decretou a virada uruguaia (78 a 77). O clima de festa tomou conta do ginásio, mas o time do técnico César Guidetti já tinha a classificação assegurada.
Si te lo perdiste… La jugada de @Aguada_oficial, triple de Demian Alvarez, que le dio la victoria sobre @ClubePinheiros. #LSB2017 pic.twitter.com/YxYOX2nYJx
— Liga de las Américas (@Ligamericas) October 14, 2017
A vez do Vitória
Depois de Flamengo e EC Pinheiros garantirem suas classificações à próxima fase da Liga Sul-Americana na liderança de seus respectivos grupos, chegou a vez do Universo/Vitória representar o Brasil na competição. A partir da próxima terça-feira (17/10), a equipe medalha de bronze do último NBB CAIXA será sede do Grupo C, que acontecerá no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA). Os adversários serão, em ordem: Malvin (URU), Estudiantes Concórdia (ARG) e Guaros de Lara (VEN), todos às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Esta será a primeira participação internacional da equipe baiana em toda sua história no basquete.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca