HOJE
Beco do Nego renovado!
Por Gustavo Marinheiro
Em evento voltado à comunidade, Cleveland Cavaliers reinaugura uma das quadras mais históricas do basquete de rua paulistano
Nessa quarta-feira (05/04), na Vila Madalena, em São Paulo, o Cavs Brasil, em conjunto com o Anderson Varejão, realizou uma programação especial para a reinauguração do Beco do Nego, uma das grandes quadras do streetball em São Paulo. O NBB, como parceiro oficial da NBA, esteve presente durante a realização do evento para demonstrar total apoio às iniciativas do Cavs e ao desenvolvimento do basquete no Brasil.
Com novas cores e identidade visual desenvolvida por Prozak e artistas do Local Studio, o Beco do Nego é um ponto de encontro da comunidade onde o basquete, arte e cultura urbana se misturam para inspirar os jovens e ajudar a aumentar o amor pele bola laranja.
“Palavras não podem expressar o quanto significa para mim estar em parceria com os Cavaliers para retribuir à juventude do Brasil desta forma. Espero que esse investimento na juventude de São Paulo impacte cada vez mais jovens e crianças. Estou muito empolgado, animado e honrado para também voltar com os Cavaliers para as quadras do clube onde eu comecei a jogar, o Saldanha da Gama, em Vitória. Muitas coisas boas estão por vir nessa parceria pelo desenvolvimento do basquete no país”, afirmou Anderson Varejão.
A programação do dia foi lotada de atividades especiais para a comunidade, que pela manhã acompanhou corte da faixa oficial e revelação da placa que conta parte da história da quadra. Ao longo da manhã, os presentes acompanharam e participaram de uma coletiva de imprensa, curtiram o show de rimas da galera da “Batalha do Beco” e ainda aproveitaram o show de enterradas oferecido pela Dunk Lab, com Gustavo Haakin e Lucas Kanguru. Antes do intervalo para o almoço, a Jr NBA ainda ofereceu uma série de atividades para uma equipes jovens crianças que estavam presentes no local.
Entre os presentes no evento, estavam Nic Barlage, CEO do Cleveland Cavaliers, Rocket Mortgage FieldHouse e Rocket Entertainment Group, executivos dos Cavaliers e da NBA Brasil, Jason Green, cônsul de Imprensa, Educação e Cultura dos Estados Unidos em São Paulo, entre outros.
“Ver isso tudo é uma satisfação enorme. Para nós, que somos do streetball, ter uma quadra desse calibre reformada pela NBA, pelo Cleveland, é muito legal. Os olhos deles chegaram na gente, mesmo estando em um luta constante. Existem vários parques, varias quadras, mas a única que você pode chegar na hora que quiser e jogar é essa: o Beco do Nego. Esse mix de atividades que tá rolando é muito legal, temos o grafitti, o hip hop, o skate, antigamente, quando ainda se chamava ‘Beco do Aprendiz’, tínhamos até mesmo malabares, aulas para as crianças, coisas que foram acabando conforme a quadra foi se deteriorando. Hoje estamos muito mais animadas para voltas!”, disse Jimmi Santos, um dos grandes representantes do Beco do Nego.
Segundo Nic Barlage, CEO do Cleveland Cavaliers, esse projeto se estenderá por meio de camps, parcerias, conteúdos digitais, iniciativas comunitárias, ativações com os fãs e muito mais.Os Cavs também já investiram na criação de conteúdos personalizados em português, como o lançamento dos canais Cavs In Brasil no Instagram e TikTok, no ano passado.
Durante a entrevista coletiva, Anderson Varejão ressaltou a parceria do NBB com a NBA e os seus times, valorizando também o desenvolvimento recente do basquete em solo brasileiro, tanto no cenário amador, quanto no cenário profissional.
“Estamos crescendo muito, principalmente nas praças, nos parques, nas quadras da comunidade, e o NBB vem fazendo um trabalho muito legal. Vimos o Jogo das Estrelas em Minas Gerais, que foi uma coisa fantástica, com várias homenagens, um grande evento, e isso que ajuda cada vez mais a fortalecer o nosso basquete, nosso esporte tão querido”, afirmou Anderson Varejão.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.