#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clima de decisão!

10-03-2016 | 01:04
Por Liga Nacional de Basquete

Com tom de "guerra", Mogi das Cruzes encara anfitrião Guaros de Lara (VEN) nesta sexta-feira, pelo Final Four da Liga das Américas 2016

Logo em sua primeira participação, o Mogi das Cruzes/Helbor está muito perto de avançar a grande decisão da Liga das Américas. Para isso, a equipe brasileira deverá derrotar o Guaros de Lara (VEN), nesta sexta-feira (11/03), às 21 horas, na cidade de Barquisimeto (VEN), casa do adversário e sede do Final Four da competição, com transmissão ao vivo do SporTV.

Com seis vitórias consecutivas no NBB, o Mogi chega à Venezuela em sua melhor fase nesta temporada. Ao longo desta sequência na competição nacional, o elenco comandado por Danilo Padovani também obteve sucesso na própria Liga das Américas, ao se classificar como líder do Grupo E, disputado na cidade de Bauru (SP).

“Temos dois jogos. Jogamos 55 partidas este ano. São duas vitórias que nos colocam como campeão do campeonato mais importante da América. Então, é pensar jogo a jogo, mas é uma coisa que está muito perto e nós temos totais condições de chegar lá. Conversamos muito no vestiário, a torcida pode esperar que nós vamos dar a vida, deixando tudo de quadra, em busca dessa vitória”, disse o capitão Guilherme Filipin.

(Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Mesmo com Bauru sendo sede, o Mogi avançou ao Final Four como líder do Grupo E (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Na primeira fase da competição, disputada entre os dias 15, 16 e 17 de janeiro, o Mogi atuou em casa, no Ginásio Professor Hugo Ramos, e avançou sem sustos, com três vitórias e nenhuma derrota. O Grupo A, que abriu a Liga das Américas 2016, também tinha o Malvin (URU), o Metros de Santiago (DOM) e o Leones de Quilpué (CHL).

Confira toda a campanha do time brasileiro na Liga das Américas 2016:

Primeira fase – Mogi das Cruzes (SP)
15 de janeiro – Malvin (URU) 60 x 82 Mogi
16 de janeiro – Mogi 77 x 66 Metros de Santiago (DOM)
17 de janeiro – Leones de Quilpué (CHL) 83 x 100 Mogi

Segunda fase – Bauru (SP)
19 de fevereiro – Quimsa (ARG) 69 x 67 Mogi
20 de fevereiro – Mogi 75 x 66 Bauru
21 de fevereiro – Mogi 77 x 57 Malvin (URU)

Já o Guaros de Lara disputou as duas fases da competição em sua casa, o Ginásio Domo Bolivariano, em Barquisimeto (VEN), e tem campanha de quatro vitórias e duas derrotas na Liga das Américas 2016. Na primeira fase a equipe caiu no grupo do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e perdeu apenas para o time brasileiro, por 75 a 73.

Na segunda fase os venezuelanos voltaram a encontrar a equipe candanga e foram novamente derrotados, por 80 a 77. Porém, a equipe se redimiu e garantiu sua classificação ao Final Four ao vencer o CR Flamengo, por 92 a 87, o que deu ao time a vice-liderança do Grupo F da competição.

(Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

O jogo polêmico, entre Guaros de Lara e Flamengo, gerou sequelas para o Final Four (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

O duelo contra os rubro-negros gerou sequelas que trarão um ingrediente extra para o jogo desta sexta. Com a diferença no placar estabelecida em cinco pontos (pró Guaros), a equipe venezuelana errou lances livres de maneira proposital, para evitar confronto contra o Paschoalotto/Bauru no Final Four.

Isto ocorreu pelo tríplice empate entre Guaros, Flamengo e Brasília, todos com duas vitórias e uma derrota na fase, decidindo as três primeiras posições do grupo via saldo de cestas nos confrontos entre os três.

Além deste fator, outro ponto que pode mexer com o duelo, é a busca de revanche por parte do Guaros, após perder para o Mogi, por 74 a 64, no mesmo palco desta sexta, em jogo válido pela Liga Sul-Americana de 2015. Destaque para Shamell, que anotou 19 pontos, pegou nove rebotes e distribuiu sete assistências, na partida.

“O mais importante é a gente estar fechado, focado e saber que o psicológico e o emocional vão contar muito. Eles (Guaros) estarão jogando em casa, com uma torcida barulhenta, e são favoritos por estarem jogando lá. Precisamos passar essa responsabilidade para eles, como a gente fez na Sul-Americana. Saber levar o jogo, jogar com inteligência e nos momentos principais  saber tomar as decisões corretas e jogar com toda raça e alma, porque é o jogo das nossas vidas”, analisou o técnico do Mogi, Danilo Padovani.

(José Jiménez Tirado/FIBA Americas)

As duas equipes se enfrentaram pela Liga Sul-Americana de 2015, com vitória do Mogi, por 74 a 64 (José Jiménez Tirado/FIBA Americas)

Para avançar, o Mogi terá como um de seus trunfos justamente Shamell. O ala norte-americano é o vice-líder em pontos na Liga das Américas 2016, com média de 16,5 por jogo, e parte fundamental da boa fase da equipe, com média de 19,17 pontos e cinco rebotes por partida, na sequência de sete vitórias do time.

Caso avance, os mogianos farão parte da segunda final brasileira na Liga das Américas. A outra, ocorreu em 2014, com o Flamengo levando a melhor sobre o EC Pinheiros, por 85 a 78. Isto ocorrerá, porque antes da partida entre Mogi e Guaros, o próprio rubro-negro carioca fará a outra semifinal do Final Four, contra o Bauru, também no Ginásio Domo Bolivariano.

Confira a programação dos jogos:

Dia 11 de março
18h45 – Flamengo x Bauru – ao vivo no SporTV
21h00 – Mogi x Guaros de Lara (DOM) –ao vivo no SporTV

Dia 12 de março
18h45 – Disputa pelo terceiro e quarto lugar
21h00 – Final – ao vivo no SporTV