#JOGAJUNTO

Mais basquete

MISSÃO CUMPRIDA

13-02-2023 | 03:40
Por Liga Nacional de Basquete

Clubes celebram viagem de intercâmbio aos EUA, fruto da parceria da LNB com a NBA. Durante uma semana, executivos de equipes do NBB e parceiros comerciais acompanharam palestras, visitaram instalações esportivas e acompanharam jogos do melhor basquete do mundo

Terminou no último domingo a viagem de intercâmbio dos clubes do NBB a Orlando, na Flórida, organizada pela Liga Nacional de Basquete, NBA e o Orlando Magic. Fruto da parceria que a LNB tem com a entidade que comanda o basquete profissional norte-americano, a iniciativa teve como objetivo oferecer a profissionais dos clubes e parceiros comerciais da Liga a oportunidade para trocar experiências e vivenciar o ecossistema de basquete mais bem-sucedido do mundo.

 

 

Ao longo de uma semana, dirigentes do Brasília, Caxias, Corinthians, Franca, Flamengo, Minas Tênis Clube, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros e Rio Claro, além de profissionais de empresas patrocinadoras da Liga, como a Sportsbet.io e Whirlpool e de parceiros das equipes, como Banco BRB, Farmácias Brava e Sesi SP, tiveram a chance de assistir a palestras, conhecer instalações esportivas, um complexo da ESPN e acompanhar jogos do Orlando Magic válidos para temporada 2022/2023 da NBA e do Lakeland Magic, pela G-League.

 

As visitas às instalações esportivas do Orlando Magic e do Lakeland Magic (G-League) foram parte importante da semana de intercâmbio

 

Marcelo Vido, vice-presidente de Marketing da Liga Nacional de Basquete e diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo, destaca a oportunidade que os clubes brasileiros tiveram tendo contato conhecendo no detalhe projetos esportivos bem-sucedidos:

“As ligas americanas proporcionam o que há de melhor no mundo do entretenimento e dos negócios. Para isso, o produto tem que ser excepcional como é o basquete da NBA. Tivemos uma semana de muito conhecimento e aprendizado com o Orlando Magic e o Lakeland Magic. Os clubes agradecem a NBA e a Liga Nacional de Basquete pela excelente oportunidade”, diz Marcelo Vido.

Também presente na viagem a Orlando, Alexandre Cunha, diretor de Basquete do Minas Tênis Clube, ressalta a importância do conhecimento adquirido pelos clubes nos Estados Unidos, que poderá ser revertido em ações voltadas para melhorar a experiência dos fãs de basquete em jogos no Brasil:

“Vejo como uma oportunidade única de aprendizado para conhecermos a fundo o funcionamento de diversas áreas de uma equipe da NBA. Com essas informações, poderemos proporcionar uma experiência ainda melhor para os torcedores, tanto nas Arenas quanto para aqueles que acompanham o NBB pela televisão ou internet”, comenta.

 

Os dirigentes de clubes do NBB tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores das operações em ginásios e complexos esportivos, como o da ESPN

 

Já Marcelo Tamião, diretor do Rio Claro Basquete, fala sobre o valor de poder ver de perto instalações esportivas de alto padrão:

“Foi uma experiência fantástica para todos os clubes, que reforça a parceria entre a Liga Nacional de Basquete e a NBA e nos deu a oportunidade de conhecer a estrutura de franquias como as do Orlando Magic, que tem um dos centros de treinamento que é um dos melhores da NBA”, elogia.

Carlos Henrique Salas de Lima, diretor de Esportes Terrestres do Corinthians, e vice-presidente Técnico da Liga Nacional de Basquete, compartilha da visão dos colegas do Minas Tênis Clube e Rio Claro e projeta a aplicação do que está sendo vivenciado na Flórida nas competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete, a quem também elogia pela iniciativa da viagem.

“Foi muito proveitoso estarmos aqui tendo contato com novos processos e trocando ideias com os executivos do Orlando Magic. O Orlando entrega experiências muito bacanas para os torcedores, que podem servir de inspiração para fazermos coisas semelhantes no Brasil, mesmo sabemos que estamos muito longe dessa realidade, principalmente no basquete. Estamos aprendendo muito e o mais legal está sendo dividir essa experiência com os outros clubes do NBB. Aproveito para parabenizar o presidente da Liga, Rodrigo Montoro, e seus executivos da LNB, que tiveram essa ideia de proporcionar toda essa experiência para os clubes. O principal de tudo o que estamos vivendo é que o nosso basquete saia fortalecido”, afirma o executivo.

O convênio entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a National Basketball Association (NBA) foi firmado em 2014 e a viagem de intercâmbio realizada esta semana foi a segunda oportunidade para troca de experiências oferecida aos clubes que disputam o NBB. Em 2019, um grupo de 32 profissionais de clubes da LNB esteve em Nova York para palestras com representantes da NBA, visitas às instalações do New York Knicks e Brooklyn Nets e para assistirem ao jogo de pré-temporada entre o Sesi Franca e os Nets.

Confirma a programação completa da viagem de intercâmbio aos Estados Unidos:

06/02 – Segunda-Feira
– Visita à sede do Orlando
– Palestra com Michael Forde, Diretor de Vendas do Orlando
– Jantar de Boas-Vindas

07/02 – Terça-feira
– Visita ao Amway Center
– Visita ao Centro de Treinamento do Orlando Magic
– Jogo Orlando Magic x New York Knicks

08/02 – Quarta-feira
– Palestras com executivos do Orlando Magic
Temas abordados:
Estratégia de Negócios e Inovação
Marketing
Atendimento a Clientes
Venda de Ingressos
Vendas para Grupos e Turismo

09/02 – Quinta-feira
– Visita ao Complexo ESPN World Wide of Sports
– Tour no Amway Center
– Jogo Orlando Magic x Denver Nuggets

10/02 – Sexta-feira
– Visita ao Lakeland Magic (Time da G-League)
– Jogo do Lakeland Magic

11/02 – Sábado
– Jogo Orlando Magic x Miami Heat