#JOGAJUNTO

Reconhecidos pela contribuição ao Esporte

07-11-2022 | 07:54
Por Liga Nacional de Basquete

Clubes da Liga Nacional de Basquete recebem diversas premiações na Segunda Semana Nacional de Clubes, organizada pela FENACLUBES e pelo CBC

O maior evento clubístico do calendário esportivo no Brasil aconteceu na última semana, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A Segunda Semana Nacional dos Clubes, promovida pela Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), reuniu representantes de diversas modalidades esportivas para celebrar equipes, profissionais e os projetos esportivos que se destacaram na temporada 2021/2022.

E depois de receber o prêmio de “Entidade Esportiva do Ano” na última edição do evento, em 2021, a Liga Nacional de Basquete comemora agora as conquistas de seus associados em 2022, fruto da contribuição destas entidades ao desenvolvimento do esporte.

O Clube de Regatas do Flamengo recebeu o “Troféu Fenaclubes”, na categoria Esportes de Alto Rendimento. A premiação é considerada o “Oscar” do esporte clubístico no Brasil. O Rubro-Negro carioca ganhou também a premiação “Clube Formador” pelo trabalho realizado no Basquete, Canoagem e Remo masculinos e na Ginástica Artística, Nado Artístico, Canoagem e Remo femininos. A atuação social através do esporte também foi recompensada com a premiação na categoria “Clube Filantrópico”.

“O Flamengo recebeu a Tríplice Coroa. Fomos agraciados com o Prêmio Destaque do CBC por termos vencido Campeonatos Brasileiros Interclubes em sete modalidades diferentes, além de termos conquistado cinco títulos intercontinentais em esportes diversos. Recebemos o Prêmio “Inspiração 2022” pelos relevantes serviços prestados pelo nosso departamento de Responsabilidade Social, combinados com a VP de Embaixadas e Consulados, e completamos nosso desempenho com o troféu Fenaclubes, o Oscar do esporte clubístico, na categoria “Esportes de Alto Rendimento”, vibra Guilherme Kroll, vice-presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo, que destaca atuação do Diretor de Esportes Olímpicos do clube, Marcelo Vido:

“Divido esse sucesso com o Marcelo Vido, que é o maior responsável pela engenharia dos Esportes Olímpicos.”, complementou.

Dois outros clubes da Liga receberam o troféu “Inspiração 2022”: Cerrado Basquete e o União Corinthians. O Cerrado foi premiado pelo trabalho realizado em seus núcleos de Formação Social. Já o União Corinthians pelo trabalho em suas categorias de base, tanto no masculino, quanto no feminino, e também pelas melhorias em suas instalações, realizadas com recursos repassados pelo CBC. Os clubes também receberam a placa comemorativa “Clube Top 100” do Brasil, premiação dada também ao Rio Claro Basquete.

Dimitri Rodrigues, presidente do Cerrado, não esconde o orgulho pelos prêmios:

“Ficamos muito felizes com as premiações recebidas na Semana Nacional de Clubes, evento que tanto refrigera a nossa alma. Esse reconhecimento certamente ratifica o caminho correto da nossa atuação, prova de que temos um grupo fantástico de colaboradores e que estamos absorvendo, humildemente, o conhecimento compartilhado entre os grandes clubes do Brasil e cada um dos profissionais que constituem a Liga Nacional de Basquete.”

Para Marco Jardim, vice-presidente de esportes do União Corinthians, o prêmio recebido serve como estímulo para mais investimentos no basquete:

“Nos enche de orgulho e nos motiva a continuar investindo no esporte. E não poderia ser diferente, pois a diretoria de basquete e sua comissão técnica estão dando o máximo, mostrando dentro e fora de quadra que estamos no caminho certo”, ressalta.

Delano Franco: “Orgulho pelo trabalho dos clubes”

Além do Flamengo, a premiação “Clube Formador”, oferecida pelo CBC, também coroou o trabalho realizado pelo Esporte Clube Pinheiros, no handebol e ginástica artística masculinos, pelo Minas Tênis Clube, na natação masculina e no vôlei masculino e feminino, pelo Sport Club Corinthians Paulista, na natação feminina e pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, no Karatê masculino. Já o Club Athletico Paulistano foi premiado como o melhor case de uso do Selo de Formação de Atletas do CBC.

O presidente da Liga Nacional de Basquete, Delano Franco, parabenizou a todos e lembrou o papel que exercem no ecossistema esportivo brasileiro:

“Como presidente da Liga tenho muito orgulho pelo trabalho realizado por nossos clubes. Não só dentro, mas fora de quadra também. Apoiados por entidades como a FENACLUBES e o CBC, os clubes formam atletas, desenvolvem projetos sociais e há 15 anos tocam a nossa Liga com excelência. Engrandecem o basquete brasileiro e transformam a vida de milhões de jovens. As premiações recebidas são mais do que justas”, analisa.

Kouros Monadjemi também comemora o papel de destaque dos clubes da Liga na premiação.

“Para a minha grande satisfação, vários clubes do NBB foram agraciados com prêmios, inclusive por suas atuações no campo social. Isso demonstra mais vez que a Liga não é só basquete. Nós temos uma diversidade de participações efetivas na sociedade brasileira e buscamos entregar tudo aquilo que ela merece.”, diz o ex-presidente e membro do Conselho Nato da Liga Nacional de Basquete.

Em seu discurso na abertura do evento, Paulo Maciel, presidente do CBC, celebrou o encontro com os clubes e demais entidades esportivas e disse que não medirá esforços para sempre ajudar no desenvolvimento do esporte:

“Eu vou fazer questão de trabalhar cada dia mais para sempre ajudar o esporte em nosso país”, afirmou.

A Segunda Semana Nacional de Clubes também foi marcada pela realização do VII Seminário Nacional de Formação Esportiva, cuja extensa programação de eventos de capacitação de profissionais do segmento esportivo contou com a palestra “Planejamento e Governança no Basquetebol”, ministrada pelo Superintendente da Liga Nacional de Basquete, Sérgio Domenici.