Publicações de times e jogadores nas redes sociais exaltam dia da consciência negra e movimento contra o racismo
O Dia da Consciência Negra mobilizou o basquete brasileiro. Clubes, atletas, blogueiros e torcedores do NBB CAIXA abraçaram a causa e usaram as redes sociais para fazer parte do movimento contra o racismo.
As campanhas e publicações vieram dos mais variados formatos, mas o propósito era único: conscientizar a todos. Por isso, separamos as ações organizadas pelos clubes e os depoimentos de alguns jogadores.
A galera do Sendi/Bauru Basket elaborou um post, utilizando alguns de seus jogadores negros do time, como Nick Wiggins, Samuel Pará, Emanuel e Larry Taylor. A publicação contém algumas estatísticas sobre a população negra no Brasil, com o intuito de causar uma reflexão em uma data tão importante.
Uma publicação compartilhada por Bauru Basket (@baurubasket) em
Já o Brasília decidiu contar histórias. Para isso, a equipe usou de depoimentos de seus atletas e de funcionários da equipe. Da galera que representa dentro de quadra, Gabrielzinho, José Carlos e Rafa Moreira foram os representantes. Além deles, a psicóloga Mariana Moura, funcionária da equipe também deu a letra sobre o tema.
Outro clube que também soltou algumas declarações de jogadores e funcionários foi o Corinthians. A equipe divulgou, durante e após dia da consciência negra, algumas artes que continham os depoimentos de cada um sobre o tema.
Nomes como Fuller, Humberto e de tantos outros funcionários da clube alvinegro deram declarações fortes e necessários para aumentar o debate sobre a causa. Dá uma olhada em algumas:
Além disso, a página oficial do time de futebol do Corinthians compartilhou um vídeo para lá de emocionante, que contou com a presença de Fuller, Humberto e Rafael Garcia, fisioterapeuta do Timão. Confere aí:
Uma publicação compartilhada por Corinthians (@corinthians) em
Já o Minas foi outro que se posicionou firmemente contra o racismo no dia da consciência negra. No dia 19/11 (terça-feira), um antes do dia da consciência negra, a equipe entrou em quadra com uma faixa que dizia: #NAOAORACISMO.
Uma publicação compartilhada por Davi Rossetto (@davirossetto) em
Enquanto nas redes, além de subir a hashtag que permanecerá nos posts da equipe até o final da competição, o time também produziu um vídeo com atletas negros e negras representando diversas modalidades esportivas do clube. No basquete, o porta voz sobre o tema foi Gui Deodato.
Uma publicação compartilhada por Minas Storm (@mtcbasquete) em
O Paulistano/Corpore também não deixou a data passar em branco. Com um post exaltando as figuras negras que já marcaram época na equipe alvirrubra, o time relembrou que o combate ao racismo é uma prática diária.
No confronto entre São José Basketball e Pato Basquete, o jogador do Gustavo Basília, do Pato, foi incisivo ao falar sobre o assunto antes da partida e ressaltou, mais uma vez, a importância da luta contra o racismo.
Uma publicação compartilhada por Gustavo Basilio (@gubasilio) em
Thiago Mathias, do Basquete Cearense, detém posições fortes sobre o racismo que os negros sofrem na sociedade. Em suas redes sociais, o jogador foi outro que se posicionou fortemente contra o racismo.
Uma publicação compartilhada por Gui Deodato (@guideodato9) em
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.