#JOGAJUNTO

LDB

Chamou aresponsa

27-09-2021 | 11:00
Por Gabriel Rocha

Decisivo, Gui Santos dá a volta por cima, faz grande jogo na estreia do Minas na Fase Final da LDB e fala sobre sua experiência na LDB: ''quero ter esse papel de liderança''

O primeiro dia de jogos da Fase Final do Campeonato Brasileiro de Clubes (CBC) – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021 foi quente e gerou grandes expectativas para o restante da competição. Em São Paulo, no Ginásio Antônio Prado Jr., tivemos grandes atuações individuais, mas nenhuma comparada a do ala/armador Gui Santos, do Minas Tênis Clube.

No confronto entre Cerrado e Minas, nenhuma das equipes queria sair de quadra derrotada e o equilíbrio mostrado durante todos os quartos ilustrou como os dois times estavam equiparados.

Quem desequilibrou o confronto foi Gui Santos, com 22 pontos, 16 rebotes, cinco assistências, dois tocos e, pra finalizar, 25 de eficiência. Curiosamente, o jovem jogador do Minas começou a partida de forma fria –  no final do 2º quarto o jogador não havia pontuado ainda: eram 0 pontos, oito rebotes e três assistências.

Na volta dos vestiários, o ala/armador voltou diferente, com 9 pontos no terceiro quarto e 13 pontos no último, além de ter comandado as ações ofensivas do Minas na parte final da partida.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)


Com 19 anos, Gui Santos jogou um basquete de veterano nas quadras da LDB e foi fundamental para o começo positivo de seu time no momento decisivo do campeonato – o Minas venceu o Cerrado por 70 a 66.

”Eles estavam me marcando de uma forma bem dura. Além do meu marcador, sempre tinha outro. Eu tinha que fazer a equipe jogar, fazê-los finalizarem, procurar o jogador que estava melhor posicionado e pra mim não foi problema nenhum. Só que no fim de jogos pegados, sinto que tenho que pegar a bola, chamar a responsabilidade e resolver o jogo” comentou Gui.

Nos segundos finais, o atleta se viu na linha de lance livre e a vantagem de seu time era de apenas dois pontos. Ele manteve o padrão ‘clutch’ que mostrou durante a partida, converteu os dois lances e garantiu o triunfo:

”É algo que venho me preparando a muito tempo: quero ter esse papel de liderança, não só aqui, mas também no NBB. Pra mim, é sempre bom mostrar que quando precisarem de mim nesses momentos, eu estarei aqui”.

Gui Santos estreou na Fase Final da LDB com o pé direito (João Pires/LNB)

Gui Santos não participou da 1ª Etapa da LDB pois estava nos Estados Unidos, participando de treinamentos com times da NBA. Aspirante ao Draft da NBA, o jovem é uma das promessas do basquete brasileiro e já foi eleito o Destaque Jovem do NBB 20/21.

Agora, de volta ao basquete brasileiro, o camisa 11 do Minas retornou à LDB a partir da 2ª Etapa, e após a sua chegada, o Minas venceu cinco jogos em seis disputados. Na estreia da Fase Final, a importância de Gui Santos novamente veio à tona. Já integrado ao elenco profissional do Minas, o ala comentou sobre a importância de jogar o maior campeonato de base do país:

”É muito importante pra mim jogar a LDB, pois é um lugar onde posso testar meu jogo e ver o que preciso evoluir. É uma competição de qualidade, que tem jogadores que participam do NBB assim como eu, então é muito bom pra minha formação. É um campeonato que eu gosto de fazer parte, jogar com os muleques, dividir experiências com eles”.

O Minas Tênis Clube de Gui Santos volta às quadras da LDB nesta terça-feira, às 18h, contra o Paulistano, no Ginásio Antônio Prado Jr e com transmissão ao vivo do canal Basquete Pra Vida na Twitch.