#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Cheia denovidades

07-01-2020 | 03:53
Por Liga Nacional de Basquete

Treinador Aleksandar Petrovic divulga lista de 14 jogadores para duas partidas contra o Uruguai; 10 deles já disputaram a LDB

Nesta terça-feira (07/01), o treinador croata Aleksandar Petrovic anunciou a lista dos 14 jogadores convocados para as primeiras partidas das eliminatórias da AmeriCup 2021, que serão contra o Uruguai, nos dias 21 e 24 de fevereiro. Com muitas novidades e uma média de idade baixa, a Seleção Brasileira contará com 12 atletas que estão disputando o NBB CAIXA 2019/2020.

Dentre esses nomes estão os armadores Yago Mateus (Paulistano/Corpore) e Georginho (São Paulo FC); os alas Cauê Borges (Botafogo), Danilo Fuzaro (Mogi das Cruzes) e Gui Carvalho (Minas Tênis Clube); e os pivôs Du Sommer (Botafogo), Lucas Dias (Sesi Franca), Rafael Mineiro (Flamengo), Rafael Hettsheimeir (Sesi Franca), Dikembe (Paulistano) e Márcio (Sesi Franca).

Além deles, completam os convocados o armador Rafa Luz, do UCAM Murcia (Espanha), e ala Didi, atualmente no Sydney Kings (Austrália), que possuem história no basquete brasileiro. Rafa Luz foi campeão do NBB CAIXA 2015/2016, com o Flamengo, enquanto Didi foi vice da edição passada, em ação pelo time francano.

“Exceto Rafa Luz e Didi, os outros atuam no Brasil. São jogadores que podem estar com a seleção nos próximos anos, e é natural que Didi e Rafa Luz estejam. Scott Machado está jogando muito bem na Austrália, é um nome, mas essa janela é perfeita para observar com mais tempo Yago, Rafa Luz e Georginho. Tenho na cabeça situações que podem beneficiar o basquete do Brasil para o futuro. Em maio, vou chamar os veteranos, que já estou em contato, para planificar o Pré-Olímpico. São duas coisas distintas, mas confio muito nessa equipe, que pode perfeitamente jogar em um alto nível”, afirmou o técnico Petrovic.

Gui Carvalho e Márcio foram os grandes destaques da conquista brasileira no Chile (Divulgação)

As grandes novidades ficaram por conta das convocações dos jovens Gui Carvalho e Márcio, ambos de apenas 17 anos. Os dois foram destaques de suas equipes na LDB 2019, além de conquistarem o título sul-americano sub-17 no final do passado.

Além deles, outros oito jogadores convocados também já tiveram passagem pela LDB ao longo de suas carreiras: Yago Mateus, Georginho, Danilo Fuzaro, Cauê Borges, Didi, Du Sommer, Lucas Dias e Dikembe.

O time brasileiro se apresentará no dia 16 de fevereiro, em São José dos Pinhais, local da primeira partida contra os uruguaios, no dia 21. No dia seguinte, a equipe viajará para Montevidéu (URU), cidade que receberá o confronto do dia 24.

Vale destacar que as eliminatórias da Copa América dividem 12 seleções em quatro grupos com quatro países em cada um. Os três melhores avançam para o torneio. O Brasil está no Grupo B com Paraguai, Uruguai e Panamá. Além dos jogos em fevereiro, o time volta a jogar em novembro, no país, diante de Panamá e Paraguai. E duelo fora de casa em fevereiro de 2021 contra os mesmos rivais.

Rafael Hettsheimeir pede dispensa, e Gruber fica com a vaga

Pouco tempo após o anúncio da convocação, o pivô Rafael Hettsheimeir anunciou em suas redes sociais seu pedido da dispensa. O jogador do Sesi Franca Basquete se mostrou contente em estar na lista, mas preferiu se ausentar desta vez por motivos pessoais. Ele finalizou sua nota afirmando estar disponível para futuras convocações.

Para o lugar de Hettsheimeir, o treinador Aleksandar Petrovic convocou o ala/pivô Luís Gruber, do Mogi das Cruzes Basquete, outro atleta que está disputando o atual NBB CAIXA.

Lista de convocados

Armadores:

Yago Mateus (Paulistano/Corpore)
Rafael Luz (UCAM Murcia-ESP)
Georginho De Paula (São Paulo FC)

Alas:

Cauê Borges (Botafogo)
Danilo Fuzaro (Mogi das Cruzes)
Guilherme Carvalho (Minas Tênis Clube)
Didi (Sydney Kings-AUS)
Jhonatan Luz (Flamengo)

Pivôs:

Du Sommer (Botafogo)
Márcio Santos (Sesi Franca Basquete)
Lucas Dias (Sesi Franca Basquete)
Luís Gruber (Mogi das Cruzes)
Rafael Mineiro (Flamengo)
Dikembe (Paulistano/Corpore)