#JOGAJUNTO

LDB

Momento histórico

25-06-2024 | 07:39
Por Liga Nacional de Basquete

Tiago Marques, do São Paulo, anota 54 pontos e bate recorde de Lucas Dias de maior pontuação da LDB na vitória sobre o ADRM/Maringá nesta terça-feira (25/06), em Pato Branco

O confronto entre São Paulo e ADRM/Maringá nesta terça-feira (25/06), no ginásio do Sesi, em Pato Branco, foi histórico. O ala-armador Tiago Marques anotou 54 pontos e quebrou o recorde de maior pontuação em uma partida da Liga de Desenvolvimento de Basquete. A partida terminou com triunfo do Tricolor por 104 a 65.

O ala-armador superou o recorde de Lucas Dias, que anotou 51 pontos pelo Pinheiros, no dia 26 de agosto de 2015, na vitória sobre o Grêmio Náutico União por 123 a 61. Vale lembrar que essa quebra de recorde aconteceu justamente na primeira edição em que o atual jogador do Sesi Franca, tricampeão do NBB CAIXA, se tornou o novo logo da LDB.

Tiago Marques superou o recorde que era de Lucas Dias

Ao final do jogo, Tiago Marques foi muito celebrado por seus companheiros de equipe e fez aquela tradicional foto com o número do recorde escrito de maneira improvisado em uma folha de papel. “A sensação é única, primeiramente tenho que agradecer a Deus, minha equipe que sempre esteve comigo me apoiando, meu técnico Dinho, minha família que vem me incentivando desde pequeno, e principalmente meu pai, que esteve comigo em todos os jogos e treinos, e não deixou que eu parasse de trabalhar em nenhum momento, independentemente se era um momento bom ou um momento ruim. A real é que está passando um filme na minha cabeça, de toda minha trajetória para chegar aqui e conseguir bater essa recorde”, afirmou.

Construção do recorde

Apesar do placar elástico, o jogo não foi desequilibrado o tempo todo. Ao mesmo tempo que o São Paulo esteve à frente do placar durante quase toda a partida, Maringá usava sua defesa para pressionar o jogador adversário que tinha a posse da bola e conseguiu forçar muitos erros dos paulistas (foram 20 durante todo o jogo), fazendo com que as equipes chegassem ao intervalo com uma diferença de apenas seis pontos: 40 a 34.

No entanto, o segundo tempo foi todo de Tiago Marques. O ala-armador, que tinha 10 pontos marcados na primeira metade do jogo, se tornou imparável no terceiro quarto: com 21 pontos no período, incluindo 4/4 nas tentativas de três convertidas, Tiago liderou o São Paulo para abrir uma vantagem praticamente irreversível: 77 a 53.

E mesmo com a vantagem confortável, Tiago Marques ainda teve oportunidade para fazer história na LDB. O ala-armador continuou quente nos arremessos e contribuiu com mais 23 pontos no período final, chegando a 54 pontos e sacramentando a maior marca da história do NBB. Tiago ainda terminou a partida com 11 rebotes, oito bolas de três pontos convertidas e 52 de eficiência.

“No começo do último quarto, o Dinho, Pedrão e o Zé me avisaram que daria para alcançar essa marca, e graças aos meus companheiros de time conseguimos entrar para história da LDB”, comentou Tiago Marques, citando o técnico, o preparador físico e o fisioterapeuta do São Paulo. “A única coisa que eu posso afirmar sobre minha carreira é que essa partida histórica vai me motivar a trabalhar ainda mais”, finalizou.

Independentemente do que o futuro reserva para Tiago Marques, o seu nome já está escrito nas páginas da história da LDB.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.