#JOGAJUNTO

NBB Caixa

(Mais) uma vez Flamengo

23-05-2024 | 09:47
Por Marcius Azevedo

Com um primeiro tempo impecável, quando anotou 74 pontos, Flamengo supera o Bauru Basket no Panela de Pressão e se garante na décima final do NBB CAIXA na história

O Flamengo está em sua décima final na história do NBB CAIXA. Nesta quinta-feira (23/05), no Panela de Pressão, o time do técnico Gustavo de Conti fez um primeiro tempo impecável, quando anotou 74 pontos, e superou o Bauru Basket por 110 a 72, e fechou a série melhor de cinco pela semifinal dos playoffs por 3 a 0. Dono de sete títulos, o Rubro-Negro agora espera o vencedor do confronto entre Sesi Franca e Minas Tênis Clube para conhecer o adversário na decisão.

Didi, Olivinha e Gui Deodato comemoram triunfo e vaga na final do NBB CAIXA. Foto: João Pires / LNB

O Flamengo demonstrou desde o primeiro quarto que não queria prolongar a série contra o Bauru Basket. Diferentemente do que aconteceu na terça-feira, também no Panela de Pressão, o Rubro-negro começou o jogo com muita intensidade, correndo a quadra toda, definindo o ataque com rapidez e eficácia. Gabriel Jaú e Gui Deodato combinaram para 20 pontos (13 + 7), mais da metade da pontuação (37) da equipe no período.

O desempenho do Flamengo continuou impecável no segundo quarto. Já o Bauru Basket cometeu muitos erros (sete na parcial), o que proporcionou ao time de Gustavinho abrir uma vantagem confortável no placar: 74 a 35. A dupla Gabriel Jaú e Gui Deodato continuou ditando o ritmo em quadra no ataque, com nove e oito pontos, respectivamente.

Após o intervalo, o Bauru Basket voltou com uma defesa mais agressiva e usou os tiros de longa distância para diminuir sua desvantagem. Foi mais eficiente defensivamente do que no ataque e venceu o quarto por 19 a 13. Na última parcial, o equilíbrio prevaleceu e, neste cenário, melhor para o Flamengo, que fez um primeiro tempo irretocável.

“Entramos no jogo como quem queria jogar uma final. Encaramos essa série de uma maneira muito firme, com espírito de final, independentemente do que estava se passando do outro lado. Sabemos que eles perderam uma grande referência, que era o Brite. Tivemos cara de um time que queria fazer uma final”, afirmou Gui Deodato, que foi o cestinha do jogo com 26 pontos. Ele ainda deu seis assistências e recuperou três bolas, com 31 de eficiência.

Outro destaque do Flamengo no jogo, Gabriel Jaú explicou que o time entrou neste ritmo para evitar que o Bauru Basket pudesse ganhar confiança. “Mostramos o que somos capazes de fazer. Colocamos uma intensidade defensiva impressionante, que foi o diferencial no início do jogo para eles não ganharem confiança, não deixá-los confortáveis. Tudo mundo fez bem o papel. Sabíamos que o jogo seria difícil se a gente deixasse eles ganharem confiança, deixasse que eles jogassem com a torcida. Soubemos lidar com isso” , afirmou o ala-pivô, que anotou 21 pontos, pegou seis rebotes e teve quatro recuperações de bola, com 28 de eficiência.

Do outro lado, o técnico Paulo Jaú elogiou o comportamento da equipe no segundo tempo e enalteceu o desempenho do Bauru Basket na temporada do NBB CAIXA 2023/24. O reconhecimento veio das arquibancadas do Panela de Pressão, com os torcedores aplaudindo o time, apesar da derrota para o Flamengo.

“A gente não conseguiu se encontrar em quadra, mas o Flamengo também teve uma consistência de jogo ofensiva, muita intensidade. Correram a quadra, sabiam do nosso desgaste, se aproveitaram dos nossos erros e transforam em pontos. Temos também de exaltar o lado de lá. Uma equipe com grandes jogadores, um elenco profundo, um excelente treinador, um time montado para isso. Nos vestiários conversamos, falei que a nossa energia estava baixa, não o Bauru Basket desta temporada. Conseguimos ser um pouco mais competitivos, mas o placar estava elástico”, analisou Jaú. “No basquete, muitas vezes, o último jogo não representa sua temporada. O nosso torcedor entendeu isso, ficou até o final, aplaudiu o nosso time pelo que fizemos na temporada.”

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.