#JOGAJUNTO

Copa Super 8 / NBB Caixa

De olho na Super 8

17-12-2023 | 06:37
Por Juvenal Dias

A "Super Segunda" (18/12) do NBB CAIXA terá cinco partidas com, pelo menos, seis times com possibilidades matemáticas de buscar uma vaga no Super 8. Bauru quer entrar no grupo

Além de ser um torneio dinâmico e emocionante pelo formato mata-mata, a Copa Super 8 põe em jogo o primeiro troféu da temporada dos clubes que formam a elite do basquetebol nacional. Sendo assim, nenhum dos times que disputam o NBB CAIXA quer ficar fora da competição. A definição completa das equipes classificadas acontece até o dia 05 de janeiro, data do término do primeiro turno o NBB. Portanto, o mês de dezembro é decisivo para as pretensões dos times e a rodada desta semana pode trazer uma nova composição na tabela da temporada que se mostra uma das mais equilibradas dos últimos anos.

Se a definição dos classificados ocorresse neste domingo (17/12), o Bauru Basket não estaria classificado. Com 53,3% de aproveitamento, o time do interior paulista conquistou suas oito vitórias em 15 jogos dentro do Ginásio Panela de Pressão, fazendo jus ao nome do local onde atua como mandante. E todas as suas sete derrotas ocorreram quando foi visitar seus adversários. Mas o Dragão vai com tudo em busca da classificação.

Comandante do Bauru, Paulo Jaú ressalta o quão importante é a Copa Super 8 para os clubes:

“A Super 8 é uma competição que veio para abrilhantar a temporada do basquete brasileiro. A relevância está no fato de que ele acirra essa disputa entre as equipes no final do primeiro turno e vira uma ‘cereja do bolo’ do NBB CAIXA, trazendo glamour para o campeonato. A gente olha na tabela, vê as equipes que estão na zona intermediária da classificação e sabe tudo pode acontecer”.

Treinador Paulo Jaú passando instruções à equipe do Bauru Basket

Treinador Paulo Jaú passando instruções à equipe do Bauru Basket. Foto: Andrews Cleyton / Bauru Basket

O Bauru tem boas chances de buscar uma vaga na Super 8. Para isso, terá que reverter esse retrospecto jogando fora de seus domínios nas três partidas que lhe resta no primeiro turno do NBB CAIXA. A começar com o duelo estadual que ocorre na “Super Segunda” (18/12) de cinco jogos na rodada da competição. Desse modo, o time enfrenta o Mogi Basquete, às 20h, no Ginásio Prof. Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes. Com a 19ª colocação e um aproveitamento de 14,3%, o Mogi é uma das quarto equipes que não têm mais possibilidades matemáticas de classificar à Super 8. Nem por causa disso vai facilitar a vida do seu rival de estado. O técnico do Bauru sabe a dificuldade que terá de enfrentar.

“Ao longo da competição, é muito importante você mostrar força jogando em seus domínios. Nós conseguimos isso nesse primeiro turno: não somente mantivemos a invencibilidade diante da nossa torcida, como também fizemos grandes jogos, jogando um bom basquete. Mas, é claro que a gente sabe que precisa dessa mesma postura fora de casa. Temos mais três jogos longe de casa e vamos trabalhar firme para conseguir alcançar esses triunfos. Dessa forma, a gente não somente sobe na tabela como ainda garante a vaga na Super 8”, afirmou Paulo.

Jaú tem experiência suficiente no basquete, principalmente no NBB CAIXA, para saber que não há motivos para a torcida do Bauru não acreditar até o fim:

“Você olha a tabela de classificação e pensa que tudo pode acontecer. E digo isso sobre os possíveis times classificados e sobre a própria disputa do título da Super 8. Muita água vai passar por baixo da ponte. A disputa está bem acirrada. E como muitas equipes ainda têm confrontos diretos, tenho certeza que a definição dos classificados vai sair somente nos últimos segundos do primeiro turno. A emoção vai ser até o final!”

A partida entre Mogi Basquete e Bauru Basket poderá ser acompanhada pelo tempo real do site do NBB CAIXA.

Outras partidas de quem só pensa na Super 8

A “Super Segunda” é especial porque terá cinco partidas quase simultaneamente. Mas ela se torna ainda mais “super” porque todos os duelos envolvem pelo menos um time com chances de classificação à Super 8.

Logo para abrir os trabalhos, o Cerrado Basquete recebe o Paulistano, na ASCEB, às 19h. O time da casa está na 16ª colocação, com 28,6% e não tem mais possibilidades matemáticas de classificar-se. Nem por isso, facilitará a vida do visitante, que está em quinto com 66,7% e luta para manter-se entre os oito melhores. A partida tem transmissão da TV Cerrado Basquete.

Em seguida, às 20h ocorre o único duelo de duas equipes que estariam dentro da Super 8 na situação atual da tabela do NBB CAIXA. O R10 Score Vasco da Gama (7º) encara o UNIFACISA (8º) em São Januário. Ambas as equipes têm o mesmo aproveitamento do Paulistano, mas o time carioca já tem 15 jogos disputados contra 12 do time de Campina Grande. O UOL, a CRVG TV, a Rede Ita e o YouTube NBB CAIXA transmitem.

Simultaneamente, mais duas partidas podem ser acompanhadas pelo tempo real do site do NBB CAIXA. O Pinheiros (13º) está no limiar de quem almeja uma vaga na Super 8, com cinco vitórias em 13 jogos. O time paulista terá o confronto em casa contra o Pato Basquete (14º), que passou a ter chances remotas com a derrota no sábado (16/12) para o Corinthians.

Por fim, o Fortaleza Basquete Cearense (6º) visita o Botafogo (17º). O time nordestino vive situação semelhante ao Paulistano, no que diz respeito a seu aproveitamento e no fato de enfrentar, fora de casa, um time sem possibilidades de lutar pela Super 8. A diferença é que tem três jogos a menos que seu rival direto da tabela do NBB CAIXA.

Ou seja, o Bauru terá que fazer sua parte e ainda vai correr para o site do NBB CAIXA para saber como foi o desempenho dos seus concorrentes diretos à Super 8.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.