HOJE
Com a cabeça nos playoffs
Por Liga Nacional de Basquete
Garantido no oitavo lugar, Basquete Cearense encerrará fase de classificação, neste sábado, contra o Vila Velha, em clima de preparação para as oitavas de final
Logo em sua primeira temporada no NBB, o SKY/Basquete Cearense não só se classificou para os playoffs, como garantiu o mando de quadra nas oitavas de final, por ter cravado o oitavo lugar. Porém, a fase de classificação ainda não acabou para o time da Região Nordeste, que fará seu último duelo da primeira etapa do campeonato, contra o Vila Velha/Garoto/UVV, em casa, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 18h00.
“Temos que encarar esse jogo com muito respeito e atenção, é um momento de decisão, os playoffs estão aí. Se não levarmos a sério e não tivermos respeito, corremos riscos. Temos que jogar com o mesmo espírito das últimas partidas”, afirmou Alberto Bial.
O time do Ceará é o dono da oitava colocação, com 17 vitórias em 33 confrontos na temporada (51,7% de aproveitamento). Este confronto contra os capixabas servirá como uma espécie de preparação para os comandados de Bial, que terão boa oportunidade para ajustar os últimos detalhes para ir com tudo para as séries decisivas da competição nacional, pois mesmo que percam este jogo, permanecerão no oitavo melhor posto.
“É um jogo importante para darmos sequência ao que estamos fazendo, para entrarmos bem nos playoffs, para dar ritmo de jogo para todos os atletas. Assim, todos podem entrar nos playoffs e corresponder”, disse o ala/pivô Drudi.
Do outro lado está o Vila Velha, que ocupa a 16ª posição, com 10 vitórias em 32 partidas (31,3% de aproveitamento) e não tem mais chances de ingressar no grupos dos 12 primeiros colocados e nem de ficar entre os dois últimos colocados que disputarão o quadrangular de acesso para o NBB6. Depois de enfrentar os cearenses, o time do Espírito Santo encerrará sua participação no campeonato contra o atual tricampeão do torneio, Uniceub/BRB/Brasília, que foi superado pelos capixabas no primeiro turno, pelo placar de 94 a 85.
“Será um jogo meio que ‘em clima de amistoso’, pois não temos chances de nos classificarmos para os playoffs, eles também já estão fixos na oitava posição. Mas nós ainda temos condições de subir e estamos focados nesse objetivo. Uma vitória nessas duas partidas será muito importante não só para o projeto do Vila Velha, mas para cada um de nós individualmente. Desde as rodadas passadas, traçamos esse objetivo de conseguir o maior número possível de vitórias e vamos tentar concretizá-lo”, comentou o técnico Daniel Wattfy.
Como disse Daniel Wattfy, a equipe do Espírito Santo terá uma motivação em suas próximas partidas, pois ainda pode subir na tabela de classificação. Se vencer um de seus dois jogos restantes, o time dirigido por Daniel Wattfy ficará com o 14º posto, pois provocará um tríplice-empate com Mogi das Cruzes/Helbor e Cia. do Terno/Romaço/Joinville. Porém, os capixabas levam vantagem, pois conseguiu um maior números de vitórias entre estas agremiações.
“O Basquete Cearense pode poupar alguns atletas, pois começarão os playoffs já na terça-feira. Alguns podem jogar menos tempo ou não entrarem com a mesma determinação das últimas partidas. Mas independente da situação, eles estão embalados. A torcida deles não vai querer saber se vai poupar ou não, eles vão comparecer em massa para apoiá-los. Esperamos um jogo muito difícil. Mas pelo fato de não ter muita responsabilidade, podemos nos dar melhor, e usar isso a nosso favor. A equipe vai estar muito motivada nesse sentido”, completou Wattfy.
A equipe do Ceará começará sua jornada nas oitavas de final do NBB na próxima terça-feira (16/04) contra o Paulistano/Unimed. A primeira partida da série será fora de casa, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h00. Nesta fase de “mata-mata”, os nordestinos terão a vantagem de fazer seus jogos decisivos diante de sua calorosa torcida, fator que vem sendo essencial para a equipe na temporada. “Isso é muito importante, porque a torcida nos apoia, é o nosso sexto jogador”, concluiu o pivô Drudi.
Curiosidades da partida:
O mais eficiente
O ala/pivô Felipe Ribeiro fará sua primeira partida do campeonato sendo o jogador mais eficiente da quinta edição do NBB. O jogador de 33 anos soma média de 22,24 de valoração por partida.
Xerife
A grande média de eficiência de Felipe se deve também à sua liderança no garrafão. O camisa 33 do time nordestino é dono da terceira melhor média de rebotes da temporada (8,42 por jogo). Em tocos, o jogador também se destaca, pois lidera o ranking do fundamento, com média de 1,42 rejeições por partida.
O gatilho mais afiado
O norte-americano Jay Parker, do Vila Velha, é o jogador que mais acerta bolas de 3 pontos na atual temporada. O armador do time capixaba tem média de 3,47 tiros longos convertidos por confronto.
Primeiro turno
Fora de casa, o Basquete Cearense venceu o Vila Velha, pelo placar de 94 a 85, com grande atuação de Matheus, autor de 21 pontos, e Felipe Ribeiro, com 20.