HOJE
Com a mão direita
Por Liga Nacional de Basquete
Em sua primeira partida na Liga das Américas, Mogi faz terceiro quarto arrasador, leva a melhor sobre Malvín (URU) e dá importante passo rumo à vaga na próxima fase
A trajetória do Mogi das Cruzes/Helbor em sua primeira Liga das Américas na história começou com vitória. Nesta sexta-feira, em Santiago de Los Caballeros (DOM), a equipe do Alto Tietê fez um terceiro quarto arrasador (32 a 12), superou o Malvín (URU), pelo placar de 82 a 60, e deu um importante passo rumo à classificação para a próxima fase do torneio que dá ao campeão uma vaga no Mundial de Clubes 2016.
Na outra partida do dia, o dono da casa Metros de Santiago (DOM) controlou o Leones de Quilpué (CHI) e também venceu na estreia, pelo placar de 70 a 57. Com destaque para a atuação do armador Adris de Leon, que saiu do banco e registrou 19 pontos. O cestinha do confronto, por outro lado, veio da equipe chilena: o pivô norte-americano Stanley Robinson, com 23 pontos e nove rebotes.
Showmell: Campeão e MVP da Liga das Américas 2013 pelo Pinheiros, Shamell mostrou que conhece bem os atalhos da principal competição interclubes da América Latina e abriu a trajetória do Mogi no torneio com uma atuação de gala. Com 25 pontos, ala norte-americano deu um show no segundo tempo e liderou a deslanchada mogiana no terceiro período.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Mogi e Malvín (URU)
Parte do show: Junto de Shamell, outros atletas também fizeram parte da histórica primeira vitória do Mogi na Liga das Américas. Com 15 pontos e sete rebotes, o pivô Gerson saiu do banco e dominou as áreas pintadas, assim como o ala/pivô norte-americano Tyrone, que marcou 14 pontos, todos eles no primeiro tempo.
Preciso como sempre: Perfeito nas bolas de 3 pontos (3/3), o capitão Guilherme Filipin anotou 12 pontos e também se destacou em solo dominicano, assim como o ala/pivô Lucas Mariano, que iniciou o duelo entre os reservas e foi responsável por dez pontos e seis sobras.
Momento chave: Depois de ir para o intervalo com três pontos de frente (34 a 31), o Mogi resolveu o jogo no terceiro período. Dominante e muito intenso dos dois lados da quadra, a equipe do técnico Danilo Padovani não tomou conhecimento dos uruguaios e venceu a parcial por expressivos 32 a 12, o que os levou para os dez minutos finais com 22 pontos de frente (66 a 44), exatamente a vantagem final da partida (82 a 60).
Números comprovam: O número de erros foi determinante para a definição do vencedor. Os uruguaios cometeram 17 desperdícios de posse, enquanto que os mogianos perderam dez bolas. Nas finalizações, o time do treinador Pablo Lopez apresentou aproveitamento de 37% nas finalizações de quadra (18/49), e os brasileiros de 49% (30/61).
E agora: Na sequência da Liga das Américas, o Mogi terá pela frente ninguém menos que o dono da casa Metros de Santiago (DOM), neste sábado, às 21h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Mais cedo, às 18h45, os dominicanos enfrentarão o Malvín (URU).
Rodada decisiva: Caso vença o Metros de Santiago (DOM) e o Malvín (URU) bata o clube chileno neste sábado (16/01), os mogianos estarão classificados à próxima fase e com a liderança do Grupo A garantida mesmo em caso de derrota para o Leones de Quilpué (CHI) na última rodada da chave, que acontecerá no domingo (17/01).
Confira as datas e os horários* das partidas do Grupo A da Liga das Américas 2015:
Sede: Santiago de Los Caballeros – República Dominicana
– 15/01 (Sexta-feira)
Malvín (URU) 60 x 82 Mogi das Cruzes/Helbor
Metros de Santiago (DOM) 70 x 57 Leones de Quilpué (CHI)
– 16/01 (Sábado)
18h45 – Leones de Quilpué (CHI) x Malvín (URU)
21h15 – Mogi das Cruzes/Helbor x Metros de Santiago (DOM) – ao vivo no SporTV
– 17/01 (Domingo)
18h45 – Leones de Quilpué (CHI) x Mogi das Cruzes/Helbor – ao vivo no SporTV
21h15 – Metros de Santiago (DOM) x Malvín (URU)
*Horários de Brasília