#JOGAJUNTO

Torneio Abertura NBB

Unanimidade

06-10-2025 | 11:50
Por Liga Nacional de Basquete

Com apoio do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF, Torneio Abertura NBB CAIXA é aprovado e se solidifica no calendário em sua segunda edição

O Torneio Abertura NBB CAIXA já se firma como um marco no calendário nacional do basquete em seu segundo ano, sendo unanimemente aprovado tanto nos aspectos competitivos quanto estruturais. Desde a concepção até a execução, o evento, realizado em Brasília entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro, demonstrou que é possível alinhar alto nível técnico com estrutura e apoio robusto, especialmente do Governo do Distrito Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF). Ingredientes essenciais para elevar o padrão do esporte no Brasil.

“O sucesso do Torneio Abertura NBB CAIXA reforça o papel de Brasília como Capital do Esporte. Essa parceria entre o Governo do Distrito Federal, a Secretaria de Esporte e a Liga Nacional de Basquete demonstra que, quando unimos esforços e estrutura, o resultado é um evento de alto nível técnico e organizacional, que valoriza atletas, equipes e o público”, destacou o secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira.

Apoio do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF) foi fundamental para realização do Torneio Abertura. Foto: João Pires/LNB

Competitividade e propósito esportivo

Com o dobro de equipes em relação ao primeiro ano, o torneio proporcionou um ambiente de intensa disputa desde os primeiros jogos, servindo como preparação qualificada para a temporada do NBB CAIXA. Técnicos, jogadores e dirigentes elogiaram a iniciativa da Liga Nacional de Basquete de instituir uma competição oficial de abertura, especialmente em um contexto em que nem todos os clubes dispõem de campeonatos regionais. A avaliação unânime foi de alta competitividade, equilíbrio nas partidas e utilidade clara no planejamento tático e de calendário das equipes.

“É o segundo torneio que temos aqui, o primeiro já foi bem benéfico para nós. Somos bem carentes fora do estado de São Paulo, os times são bem carentes em termos de amistosos, em termos de torneio, em termos de competitividade que esse torneio traz. Esses quatro jogos dão uma situação, vamos moldando, principalmente quem está montando o time como nós. Estamos com vários jogadores novos e temos chance para dar essa química antes de entrar no NBB CAIXA”, afirmou o técnico do CAIXA/Brasília, Dedé Barbosa.

O armador Léo Abreu, do Cruzeiro Basquete, também aprovou o Torneio Abertura. Vale lembrar que o time mineiro disputará o NBB CAIXA pela primeira vez na história. “É um torneio muito importante porque é o momento em que podemos errar. É o momento em que vemos o que precisamos melhorar, porque no NBB CAIXA não vamos ter margem para erro nenhuma. Esse torneio é importante para sabermos o que a gente tem que melhorar”, avaliou.

Estrutura à altura do basquete nacional

A escolha de Brasília como sede se mostrou mais uma acertada. A Arena BRB Nilson Nelson tem padrão de excelência, com quadra de qualidade, acessibilidade, conforto para o público e ambientes de apoio bem planejados. A estrutura envolveu não apenas o ginásio, mas todo o entorno, garantindo uma ambientação adequada ao porte da competição.

Em termos operacionais, tudo funcionou com precisão, da logística das equipes à montagem técnica, passando por transporte, alojamento e comunicação. Não faltou atenção aos detalhes. Todos os envolvidos destacaram a organização como um diferencial, salientando que o torneio está consolidado após sua segunda edição.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

“A estrutura foi muito legal desde o primeiro dia. A Liga organizou muito bem o campeonato e isso ajuda bastante os jogadores. É um campeonato importante para quem não tem o Estadual. Conseguimos disputar esse torneio para testar o nosso time, conhecer os novos jogadores. A estrutura no hotel ficou muito legal, refeição top. A Liga está de parabéns, e só agradecer por esses dias aí maravilhosos aqui”, afirmou o armador Matheusinho, do Botafogo.

“Não podemos deixar de agradecer ao Governo do Distrito Federal e à Liga por organizar uma competição tão bem produzida em todos os aspectos possíveis. A nossa equipe foi super bem tratada do primeiro ao último dia, saímos daqui com o nosso objetivo cumprido. O que menos importava era vitória ou derrota, mas pudemos experimentar junto à nossa comissão técnica diversas formações táticas e técnicas. Nossos atletas demonstraram uma baita evolução do primeiro para o último jogo. Esse torneio realmente é indispensável”, analisou Thális Braga, presidente do Fortaleza Basquete Cearense.

Apoio decisivo

Nenhum evento desse porte alcança sucesso sem suporte institucional forte.  E nesse quesito, o Governo do Distrito Federal e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF) tiveram papel central. Com empenho, concederam condições ideais para realização do torneio na capital federal, tanto em infraestrutura física quanto em articulação administrativa.

A SELDF proporcionou condições para que Brasília se posicionasse como palco nacional do basquete, confirmando sua vocação esportiva. A secretaria agiu como parceira estratégica, viabilizando recursos, apoio logístico e credibilidade institucional. É justo destacar que este tipo de apoio fortalece não só o torneio, mas todo o ecossistema esportivo local.

Ao revelar competência técnica, estrutura operacional e capacidade de articulação política, o Torneio Abertura NBB CAIXA 2025 eleva o patamar do basquete brasileiro.

O Torneio Abertura NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com o apoio do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF), com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten e apoio oficial IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.