
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
30/07
31/07
01/08
03/08

Com autoridade


Ginásio Vô Lucato
Atual campeão Flamengo apresenta bom rendimento dos dois lados da quadra, domina o confronto e quebra invencibilidade do Limeira na sexta edição do NBB
Por Liga Nacional de Basquete


O NBB 2013/2014 não tem mais nenhuma equipe invicta. No início da noite desta quinta-feira, o Flamengo foi até o Ginásio “Vô Lucato”, no interior paulista, e derrubou o último time com 100% de aproveitamento na competição nacional. Com um bom desempenho tanto no ataque quanto na defesa, o clube da Gávea dominou o confronto do início ao fim e venceu o Winner/Kabum/Limeira, pelo placar de 88 a 67.
Além de quebrar a invencibilidade dos limeirenses, os atuais campeões do NBB conquistaram um importante resultado na busca pelas primeiras posições da tabela de classificação. Agora, o esquadrão rubro-negro possui uma campanha de sete vitórias e três derrotas (70% de aproveitamento) e voltou a igualar o desempenho do Pinheiros/SKY, segundo colocado. Mesmo com seu primeiro revés em nove partidas, o time comandado pelo técnico Demétrius permanece na liderança do maior campeonato de basquete do país.
Grande parte da vitória dos flamenguistas se deve a atuação da dupla de garrafão da equipe. O pivô norte-americano Jerome Meyinnse foi o cestinha do duelo, com 19 pontos, e o ala/pivô Olivinha somou seu sexto duplo-duplo na temporada, ao registrar expressivos 18 pontos e 16 rebotes.
Outro destaque da equipe carioca ficou por conta do experiente ala Marcelinho Machado, autor de 16 pontos. Pelo time da casa, o principal pontuador foi o pivô Bruno Fiorotto, responsável por 13 pontos.
“É sempre motivante jogar contra o líder. Sabíamos que seria um jogo duro, mas fizemos o que o Neto pediu, acertamos o time, e conseguimos uma boa partida”, disse o armador Gegê, que também teve boa atuação e deixou a quadra com 11 pontos e quatro assistências.
-
Meyinsse, do Flamengo, e Bruno Fiorotto, do Limeira
-
Teichmann, do Limeira, e Meyinsse, do Flamengo
-
Hélio, do Limeira, e Meyinsse, do Flamengo
-
David Jackson, do Limeira, e Laprovittola, do Flamengo
-
Cristiano Felício, do Flamengo, e David Jackson, do Limeira
-
Olivinha, do Flamengo, e Bruno Fiorotto, do Limeira
-
David Jackson, do Limeira
Atuando em seus domínios, Limeira começou a partida em um ritmo acelerado. Enquanto isso, o Flamengo explorou o pivô Meyinnse, com sucesso, nos minutos iniciais. Dominando as ações no garrafão, o norte-americano anotou oito dos 11 primeiros pontos do time visitante no duelo. Mas o grande personagem do primeiro quarto foi o armador Gegê. No momento em que o placar estava em igualdade (11 a 11), o jovem jogador, que já havia convertido um arremesso de longa distância, anotou dois tiros de três pontos consecutivos e foi o principal responsável para os cariocas assumirem a liderança (17 a 11).
Nos minutos finais da parcial inicial, a partida ganhou em velocidade e as duas equipes atuaram com muita intensidade. Depois de boas jogadas de Renato, que saiu do banco de reservas, e de Hélio, os donos da casa chegaram a baixar o prejuízo para quatro pontos. Então, Gegê voltou a aparecer e, com dois lances livres certeiros, deu números finais ao primeiro período: 24 a 18 a favor dos flamenguistas.
Até então zerado na partida, Marcelinho começou o segundo quarto com tudo e teve papel fundamental para que os atuais campeões ampliassem a vantagem no placar para 15 pontos (35 a 20). Com um alto aproveitamento nos arremessos, o maior cestinha da história do NBB anotou nove pontos, o Flamengo emplacou uma sequência de 11 a 2 e obrigou o técnico limeirense Demétrius parar o jogo, com pouco mais de cinco minutos para o fim da parcial.
Depois da parada técnica, o time limeirense até melhorou sua produção, muito por conta da melhora do norte-americano David Jackson. Mas o Flamengo soube se comportar e com um bom jogo coletivo conseguiu manter a diferença do placar em dígitos duplos. Então, as equipes foram para os vestiários separadas por 12 pontos (49 a 37).
Na volta dos vestiários, Limeira entrou em quadra disposto a diminuir a vantagem dos rivais. Porém a equipe mandante não apresentou um bom aproveitamento ofensivo e pouco conseguiu mudar o cenário do duelo. Enquanto isso, o esquadrão comandado pelo técnico José Neto, graças a um desempenho brilhante de Olivinha, autor de 11 pontos no terceiro quarto, aproveitou para aumentar cada vez mais sua vantagem e chegou a colocar 22 pontos de frente (70 a 48). No último lance da parcial, o ala Matheus Dalla converteu um tiro de três pontos no estouro do cronômetro e baixou a diferença no placar para 19 tentos: 70 a 51.
Na busca de colocar fogo no jogo, Limeira emplacou quatro pontos seguidos em menos de um minuto e cortou o prejuízo para 70 a 55. Mas a tentativa de reação dos paulistas durou pouco. Com uma forte defesa, o Flamengo provocou os rivais a seguidos erros e aproveitou para contra-atacar com eficiência. A confortável vantagem no placar trouxe tranquilidade ao clube da Gávea, que conseguiu controlar o ritmo da partida e, de maneira dominante, venceu o confronto para quebrar a invencibilidade dos limeirenses no NBB 2013/2014.