#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Motivaçõesdistintas

27-12-2019 | 01:37
Por Liga Nacional de Basquete

Mesmo com a liderança do 1º turno garantida, Flamengo mira vitória no clássico em duelo que pode marcar estreia de reforço uruguaio; Corinthians luta pela volta por cima

O clássico deste sábado (28/12) entre Flamengo e Corinthians colocará frente a frente duas camisas igualmente pesadas, grandes e tradicionais, mas que chegam à última rodada do NBB CAIXA 2019/2020 vivendo momentos completamente distintos.

Líder isolado (12 vitórias e 2 derrotas), o rubro-negro carioca já tem a ponta do primeiro turno garantida, mesmo em caso de revés. Isso garante ao time o mando de quadra em todas as fases da Copa Super 8, que começará no dia 04 de janeiro. Mas, mesmo com essa situação “confortável”, a marcha da equipe não será reduzida – nem no fim do ano.

“Vamos defender a liderança do campeonato, e logo depois, na primeira semana de janeiro, já temos o Super 8, então esse jogo servirá como preparação também. Além de a vitória ser importante para o restante do NBB, serve como preparação porque não vamos parar no final do ano. Vamos treinar direto devido à importância que estamos dando para o Super 8”, declarou o técnico do Flamengo, Gustavo De Conti.

Do outro lado, o Corinthians é o sexto colocado (8 vitórias e 6 derrotas) e está dentro da zona de classificação ao Super 8. No entanto, se engana quem acha que a situação é tranquila. A equipe precisa vencer de qualquer para confirmar a classificação, podendo até ficar de fora do torneio em caso de derrota.

+Guia da última rodada do 1º turno: o que cada time precisa fazer para ir ao Super 8

Além disso, o Timão ainda luta superar uma fase incômoda na temporada. São três derrotas seguidas no NBB CAIXA, além do dolorido vice-campeonato da Sul-Americana 2019, que veio através de duas derrotas consecutivas em casa para Botafogo.

Curiosamente, tudo isso aconteceu depois que o time havia chegado à decisão da Sul-Americana de forma invicta e acumulado uma invencibilidade de sete jogos no campeonato nacional. Por isso, a motivação alvinegra para pegar o Flamengo é tripla.

“Temos três motivações. Vencer esse clássico pelo tamanho que ele tem; por jogarmos na nossa casa, o que é muito importante para a classificação ao Super 8; e voltar a vencer para adquirir novamente a confiança e voltar a jogar o basquete que estávamos praticando até três semanas atrás”, falou o técnico do Corinthians, Bruno Savignani.

Bruno Savignani apontou as 3 motivações do Corinthians: clássico em casa, Super 8 e reabilitação (João Pires/LNB)

O clássico deste sábado pode marcar a estreia do mais novo reforço do Flamengo: o armador uruguaio Gustavo “Panchi” Barrera, de 34 anos, que estava no Astros de Jalisco (MEX). O jogador desembarcou na Gávea na tarde desta quinta-feira (26/12), fez seu primeiro treino e já viajou com o grupo para São Paulo.

“(O Barrera) é um cara muito experiente, acostumado a jogar a Champions League, acostumado com grandes jogos, seleção do Uruguai… Então ele vai agregar bastante experiência e versatilidade ao nosso time. Ele pode jogar na posição 1, 2 e 3, enfim, é um cara muito versátil e que vai agregar bastante para o nosso time”, analisou o treinador do Flamengo.

+Outros 3 clubes fecharam com estrangeiros antes do fim do 1º turno

E por falar em armador, o duelo também será marcante para o armador Ricardo Fischer, do Corinthians. Por dois motivos: primeiro, ele atuou no clube rival na temporada 2016/2017; e segundo, o jogador sofreu duas lesões no LCA (Ligamento Cruzado Anterior) do joelho em jogos contra o rubro-negro, sendo o último na edição passada do NBB CAIXA, no clássico entre Flamengo x Corinthians na Arena Carioca 1.

“Sim, passa muito (um filme na cabeça). Minhas duas lesões na carreira foram contra o Flamengo, mas estou tentando não pensar nisso. Essas coisas já passaram, estou bem e preparado para enfrentar o time deles”, contou Fischer.

“É um jogo muito importante. Primeiro porque ganhar um clássico é sempre bom e nos dá mais confiança, ainda mais sendo contra o líder do campeonato. Segundo que está valendo a vaga no Super 8, que é um dos nossos desejos. Então vamos entrar firmes em busca desse objetivo”, finalizou o camisa 5 do Corinthians.

O clássico entre Corinthians e Flamengo acontecerá às 12h50 deste sábado (28/12), no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), e terá transmissão ao vivo da Band.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.