HOJE
Motivaçõesdistintas
Por Liga Nacional de Basquete
Mesmo com a liderança do 1º turno garantida, Flamengo mira vitória no clássico em duelo que pode marcar estreia de reforço uruguaio; Corinthians luta pela volta por cima
O clássico deste sábado (28/12) entre Flamengo e Corinthians colocará frente a frente duas camisas igualmente pesadas, grandes e tradicionais, mas que chegam à última rodada do NBB CAIXA 2019/2020 vivendo momentos completamente distintos.
Líder isolado (12 vitórias e 2 derrotas), o rubro-negro carioca já tem a ponta do primeiro turno garantida, mesmo em caso de revés. Isso garante ao time o mando de quadra em todas as fases da Copa Super 8, que começará no dia 04 de janeiro. Mas, mesmo com essa situação “confortável”, a marcha da equipe não será reduzida – nem no fim do ano.
“Vamos defender a liderança do campeonato, e logo depois, na primeira semana de janeiro, já temos o Super 8, então esse jogo servirá como preparação também. Além de a vitória ser importante para o restante do NBB, serve como preparação porque não vamos parar no final do ano. Vamos treinar direto devido à importância que estamos dando para o Super 8”, declarou o técnico do Flamengo, Gustavo De Conti.
Do outro lado, o Corinthians é o sexto colocado (8 vitórias e 6 derrotas) e está dentro da zona de classificação ao Super 8. No entanto, se engana quem acha que a situação é tranquila. A equipe precisa vencer de qualquer para confirmar a classificação, podendo até ficar de fora do torneio em caso de derrota.
+Guia da última rodada do 1º turno: o que cada time precisa fazer para ir ao Super 8
Além disso, o Timão ainda luta superar uma fase incômoda na temporada. São três derrotas seguidas no NBB CAIXA, além do dolorido vice-campeonato da Sul-Americana 2019, que veio através de duas derrotas consecutivas em casa para Botafogo.
Curiosamente, tudo isso aconteceu depois que o time havia chegado à decisão da Sul-Americana de forma invicta e acumulado uma invencibilidade de sete jogos no campeonato nacional. Por isso, a motivação alvinegra para pegar o Flamengo é tripla.
“Temos três motivações. Vencer esse clássico pelo tamanho que ele tem; por jogarmos na nossa casa, o que é muito importante para a classificação ao Super 8; e voltar a vencer para adquirir novamente a confiança e voltar a jogar o basquete que estávamos praticando até três semanas atrás”, falou o técnico do Corinthians, Bruno Savignani.

Bruno Savignani apontou as 3 motivações do Corinthians: clássico em casa, Super 8 e reabilitação (João Pires/LNB)
O clássico deste sábado pode marcar a estreia do mais novo reforço do Flamengo: o armador uruguaio Gustavo “Panchi” Barrera, de 34 anos, que estava no Astros de Jalisco (MEX). O jogador desembarcou na Gávea na tarde desta quinta-feira (26/12), fez seu primeiro treino e já viajou com o grupo para São Paulo.
“(O Barrera) é um cara muito experiente, acostumado a jogar a Champions League, acostumado com grandes jogos, seleção do Uruguai… Então ele vai agregar bastante experiência e versatilidade ao nosso time. Ele pode jogar na posição 1, 2 e 3, enfim, é um cara muito versátil e que vai agregar bastante para o nosso time”, analisou o treinador do Flamengo.
+Outros 3 clubes fecharam com estrangeiros antes do fim do 1º turno
O uruguaio Panchi Barrera, novo armador do FlaBasquete, realizou hoje seu primeiro treino com a equipe! #FlaBasquete100 #TimeDeTradição pic.twitter.com/9Iu1NbCVhI
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) December 26, 2019
E por falar em armador, o duelo também será marcante para o armador Ricardo Fischer, do Corinthians. Por dois motivos: primeiro, ele atuou no clube rival na temporada 2016/2017; e segundo, o jogador sofreu duas lesões no LCA (Ligamento Cruzado Anterior) do joelho em jogos contra o rubro-negro, sendo o último na edição passada do NBB CAIXA, no clássico entre Flamengo x Corinthians na Arena Carioca 1.
“Sim, passa muito (um filme na cabeça). Minhas duas lesões na carreira foram contra o Flamengo, mas estou tentando não pensar nisso. Essas coisas já passaram, estou bem e preparado para enfrentar o time deles”, contou Fischer.
“É um jogo muito importante. Primeiro porque ganhar um clássico é sempre bom e nos dá mais confiança, ainda mais sendo contra o líder do campeonato. Segundo que está valendo a vaga no Super 8, que é um dos nossos desejos. Então vamos entrar firmes em busca desse objetivo”, finalizou o camisa 5 do Corinthians.
O clássico entre Corinthians e Flamengo acontecerá às 12h50 deste sábado (28/12), no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), e terá transmissão ao vivo da Band.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca