#JOGAJUNTO

LDB

Com chave de ouro

Pinheiros PIN 60
x
68 Paulistano CAP
15
1ºQ
X
15
12
2ºQ
X
19
16
3ºQ
X
22
17
4ºQ
X
12

Gin. Antonio Prado Jr

25 de novembro de 2017
Por Liga Nacional de Basquete

Na partida de encerramento da fase de classificação da LDB 2017, Paulistano supera rival Pinheiros e vai para fase final da competição como líder e único invicto

DOCUMENTOS:
Súmula
60
-1 POSIÇÕES
3º Colocado (*)
X
68
MANTEVE
1º Colocado (*)
60
PTS
68
4
A3C
9
20
A2C
15
8
LLC
11
35
RT
47
14
ASS
12

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Paulistano/Corpore foi o grande líder da fase de classificação do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2017. Na noite deste sábado (25/11), na partida que encerrou a 2ª etapa da competição, o CAP venceu seu rival EC Pinheiros, por 68 a 60, em um jogo muito disputado, e terminou esta fase com campanha invicta.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Momento chave: Com seis pontos de frente até o minuto final, o Paulistano matou o confronto em uma bola de 3 pontos de Gemadinha, colocando, no mínimo, três posses de bolas de vantagem. Na posse seguinte, Ruivo converteu bola de 2 pontos, mas já era tarde demais para a reação. A partir daí, o Pinheiros passou a trocar a posse de bola lances livres para o rival e não conseguiu reduzir mais a diferença significativamente.

Fala aí: “Foi um jogo duro, diante de um rival como o Pinheiros. Eu conheço o grande trabalho que o David (Pelosini) faz , então nós já esperávamos um jogo bem complicado. Nossa defesa é muito forte e ela nos trás estes resultados. Mesmo na quinta partida seguida nesta etapa a defesa esteve firme até o fim e conquistamos uma grande vitória. Mas, hoje nós demos apenas mais um passo. Nossa expectativa é de chegar a decisão”, declarou Beto Jayme, técnico do Paulistano na LDB 2017.

Com chave de ouro: Com a vitória sobre seu rival, o Paulistano encerrou a fase de classificação da LDB 2017 na liderança e com 100% de aproveitamento. Já o Pinheiros conheceu sua primeira derrota na competição e vai para fase final como segundo colocado, com oito resultados positivos e um negativo.

Fala aí: “A LDB é uma competição fantástica. Nesta edição tivemos dez times com condição de se classificar para fase final. Se você perdesse o foco em qualquer partida você corria o risco de perder. Isso mostra como se trata de uma competição dura. Eu torço para que a LDB se expanda cada vez mais, com mais times, porque estes garotos precisam de competições assim. A LNB está de parabéns por promover e incentivar a LDB”, completou o comandante do CAP.

Até fevereiro: Dois primeiros colocados na fase de classificação, Paulistano e Pinheiros estarão em chaves distintas na fase final da LDB 2017, que será disputada em fevereiro. Enquanto o CAP está no Grupo C, ao lado de Minas Tênis Clube, São José Basketball e Flamengo, os pinheirenses estão no Grupo D, tendo como rivais o Sesi/Franca Basquete, o Solar Cearense e o Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná. Sem levar em conta os resultados da fase de classificação, as quatro equipes de cada grupo se enfrentaram entre si e os dois melhores times da chave avançarão para as semifinais da competição.

O cara: Sem dúvidas o grande nome do clássico foi Gemadinha. Extremamente ativo no ataque, o armador liderou e motivou seus companheiros durante todos os 35 minutos que esteve quadra. Ao todo, foram 25 pontos para o cestinha da partida, que converteu cinco bolas de 3 pontos, além de cinco rebotes e três assistências.

Cestinha da partida com 25 pontos, Gemadinha foi o grande nome do clássico (Hedeson Alves/LNB)

Todo mundo junto: Porém, mais uma vez, o grande mérito da vitória alvirrubra foi coletivo. Além de Gemadinha, Alex Doria, com 12 pontos, e Danilo, com 11, atingiram os dois dígitos de pontuação. O pivô Dikembe, em quadra por 31 minutos, também foi destaque, com oito pontos anotados e 11 rebotes alcançados.

Tentou de tudo: Apesar da derrota que tirou a invencibilidade da equipe da competição, o Pinheiros buscou muito a vitória, mas não foi o suficiente. O grande nome do time nesta noite foi Felipe Ruivo. Em sua segunda atuação na LDB 2017, o armador anotou 16 pontos, pegou seis rebotes, distribuiu cinco assistências e recuperou três bolas, nos 37 minutos em que esteve dentro da quadra.

Não deu: Além de Ruivo, outros nomes também foram importantes para o Pinheiros neste sábado. Jonatan Oliveira veio do banco de reservas e contribuiu com 12 pontos e três rebotes; João Victor Mamedes foi muito ativo próximo a cesta e somou nove pontos, seis rebotes e cinco tocos; enquanto Thiago foi importante na tentativa de reação da equipe, no último quarto, e deixou a quadra com seis tentos, sete sobras e três roubos de bola.

Equilíbrio extremo: O primeiro quarto de Pinheiros e Paulistano foi digno de um duelo entre os únicos invictos, até então, da LDB 2017. Caracterizada pela intensa disputa física entre os times, a parcial teve um início melhor dos pinheirenses. Porém, na segunda metade do período, o volume subiu no Ginásio Antonio Prado Jr. e a torcida alvirrubra empurrou os comandados de Beto Jayme dentro da quadra. Resultado, 15 a 15 ao fim dos dez minutos iniciais.

Avanço alvirrubro: Assim como na parcial inicial, o início do segundo quarto foi melhor para o Pinheiros, mas na segunda metade do período, o Paulistano se encontrou dentro de quadra. Assim, liderado pela mão calibrada de Danilo (nove pontos, com 3/3 nas bolas de 3 pontos), o alvirrubro venceu a segunda parcial por 19 a 12, e foi para o intervalo à frente, por 34 a 27.

Ampliou: Em mais um quarto de alta intensidade, o Paulistano conseguiu pela primeira vez colocar dois dígitos de vantagem na pontuação. Com Gemadinha e Alex Doria inspirados, o CAP chegou a abrir 15 pontos de frente (46 a 31), ainda na metade da parcial. Após o Pinheiros reagir e cortar para até nove tentos a desvantagem (46 a 37), o alvirrubro voltou a ter superioridade, e com uma bola de 3 pontos de Piva no último segundo do período, foi para os dez minutos finais com 13 pontos de frente (56 a 43).

Não perdeu tempo: O Pinheiros precisou de menos de três minutos para voltar de vez para a partida no último quarto. Com uma corrida de 9 a 0 nos dois minutos e meio iniciais da parcial final, os comandados de David Pelosini cortaram a desvantagem de 13 para apenas quatro pontos e se colocaram de novo dentro jogo.