#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vai começaro NBB!

22-10-2021 | 12:53
Por Liga Nacional de Basquete

Partida de abertura da 14ª edição do NBB reeditará a final da última temporada. Jogo é neste sábado, às 16h, ao vivo na TV Cultura

A temporada 2021/2022 do NBB vai começar. Rodada de abertura da décima quarta edição da competição acontecerá já neste sábado (23/10), com o duelo entre os últimos finalistas: São Paulo e Flamengo. A partida será no Ginásio do Morumbi, às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Cultura.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

O confronto promete ser quente, ainda mais com os dois times de elencos reformulados em comparação com o último encontro.

+ Confira a tabela de jogos do NBB 2021/2022

No Flamengo chegaram Túlio Da Silva, que retornou de empréstimo do Caxias, JP Batista e Faverani. Ocupando as vagas de estrangeiros na equipe, o rubro-negro também contratou dois dos principais nomes do basquete sul-americano nos últimos anos: Dar Tucker e Brandon Robinson – o armador Sahdi também faz parte do elenco e deve permanecer até a volta de Franco Balbi, lesionado.

Já no São Paulo, o ala Marquinhos, que defendeu o Flamengo nas últimas nove temporadas, foi a grande contratação da equipe nesta última janela. Além dele, também desembarcaram no Morumbi os alas/pivôs Tyrone e Alex Doria, os pivôs Caio Torres e Lucas Bebê, os armadores Coelho e Elinho Corazza e o ala Bruno Caboclo, com passagens por NBA e Europa.

São Paulo e Flamengo fazem o jogo de abertura do NBB 2021/2022 (João Pires/LNB)

Para Delano Franco, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), a partida de abertura marcará um início especial para a décima quarta edição do NBB.

“O início entre essas duas equipes é simbólico e faz uma ligação das maiores emoções da última edição com o início desta, que tenho certeza que será interessante. Será sem queimar etapas, mas com a presença das torcidas. Fico feliz de ter o São Paulo e o Flamengo inaugurando a nossa jornada no NBB 2021/2022”, disse.

Delano afirmou que a partida de abertura com os dois últimos finalistas será simbólico (João Pires/LNB)

No Flamengo, Olivinha aparece como a figura mais experiente do elenco nesta temporada. Com a camisa rubro-negra, o jogador já conquistou seis títulos do NBB e, nesta temporada, vem em busca do sétimo.

Perguntado sobre a expectativa para o duelo, o ala/pivô salientou o sentimento de felicidade em poder jogar mais uma vez com torcida no ginásio.

“Quem é jogador gosta bastante dessa atmosfera de jogo grande, que torcida comparece e empurra o seu time. Nós atletas, sem dúvida nenhuma, tentamos colocar dentro da quadra toda a energia que os torcedores colocam fora da quadra. Sem dúvida que sábado teremos um jogo muito bacana, ainda mais com a volta da torcida”, afirmou.

Olivinha vai para sua 10ª temporada com as cores do Flamengo (João Pires/LNB)

Do outro lado, teremos o retorno de Shamell às quadras no duelo contra o Flamengo. A partida, com certeza, terá um gosto especial para o experiente ala, que se lesionou na última temporada na série semifinal contra o Minas Tênis Clube, justamente antes das Finais do NBB 2020/2021 contra o Flamengo.

+ Marquinhos e Olivinha se enfrentarão pela primeira vez no NBB 

Recuperado de lesão, Shamell deve estrear contra o Flamengo (João Pires/LNB)

Ansioso, o jogador ressaltou a expectativa de ser campeão da competição, algo que ainda não aconteceu.

“Fazer parte do NBB por mais uma temporada me deixa bem feliz, animado. Tenho certeza que teremos um grande jogo sábado. Além disso, é bom ver que o basquete brasileiro está crescendo. Desejo boa sorte para todos, mas espero que o campeão seja o São Paulo (risos)”, afirmou.

Esse será o sétimo confronto entre São Paulo e Flamengo. O rubro-negro é quem leva vantagem no duelo, tendo vencido quatro vezes o Tricolor do Morumbi – três delas foram nas Finais do NBB 2020/2021.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.