HOJE
Em dose dupla
Por Liga Nacional de Basquete
Léo Abreu, do Cruzeiro, quebra o recorde de assistências em um único jogo da LDB e ultrapassa Gegê como o maior jogador nesta estatística na história da competição
Após registrar o oitavo triplo-duplo da história da Liga de Desenvolvimento de Basquete na última na segunda-feira (15/07), Léo Abreu disse que estava aproveitando ao máximo sua última edição de LDB e, quem sabe, não poderia acrescentar mais alguns recordes ao currículo e colocar definitivamente o seu nome na história da competição. Dito e feito.
Nesta sexta-feira (19/07), na vitória do Cruzeiro Basquete diante da Unifacisa, o armador registrou duas marcas históricas com uma única atuação. Ele bateu o recorde de assistências em um jogo da LDB (20) e também se tornou o jogador com o maior número de assistências na história de 13 edições do torneio. E tudo isso diante da sua família, que estava presente no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo.
“Hoje, no café da manhã, eles (familiares) falaram que eu estava perto de bater o recorde do Gegê. Imaginei também que poderia bater o recorde do jogo. Eles fizeram uma aposta comigo e eu falei que iria tentar. No intervalo, eu vi que estava perto. O grupo (do Cruzeiro) inteiro abraçou e, se não fosse por eles, não teria conseguido. O técnico (Thiago Perez) abraçou a ideia também”, detalhou.
Com 20 assistências, Léo Abreu superou Tiago Faria, o Tico, atualmente no Corinthians, que cravou 18 assistências na LDB 2023, quando jogava pelo Pinheiros contra o Cerrado Basquete. A lista do top 10 tem ainda Gegê (16), Euler (16), Caldas (16), Gegê (15), Ricardo Fischer (15), Landeira (14), Pedrinho (14) e Lucas (14).
+ Afonso pega 26 rebotes e registra quarta maior marca da história da LDB
No ranking geral, o armador do Cruzeiro alcançou 342 assistências e ultrapassou Gegê, que tinha 341. A diferença é que Léo Abreu precisou de cinco edições de LDB para alcançar esta marca. Já o hoje coordenador geral de basquete do R10 Score Vasco da Gama jogou três vezes o torneio. Beto está em terceiro, com 306, Davi Rossetto, o quarto, com 296, e Danielzinho, o quinto, com 295.
“Estou muito feliz de poder fazer parte da história de uma competição que me ajudou tanto. E quebrar um recorde de um jogador histórico do NBB CAIXA igual o Gegê, que tem cinco títulos. Espero poder chegar perto disso, mas estou muito feliz e é muito especial para mim, ainda mais com a presença da minha família. Está todo mundo aí. Só faltou minha namorada, mas ela chega amanhã. Estou muito feliz, e ter a presença deles, vai ficar para história”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Agora, o próximo passo é conseguir colocar o Cruzeiro na Série Ouro da LDB. O time mineiro precisa vencer os dois jogos que ainda restam (BRB/Brasília/AACB e Basquete Cearense) nesta segunda janela. “Eu vim para aproveitar o máximo essa minha última LDB, é uma competição que me ajudou muito. Vim para essa LDB pensando em aproveitar o máximo e, quem sabe, poder fazer história também. Eu sabia que estava perto do recorde, mas, o mais importante, é que eu estou tentando levar o Cruzeiro, juntamente com meus companheiros, para a fase final. Temos mais dois jogos, dependemos de alguns resultados ainda, mas eu espero que possamos conseguir”, disse. “Vou aproveitar um pouco o momento agora, mas hoje à noite, já estarei focado no jogo de amanhã, contra Brasília, que é um time muito duro. Viemos para ganhar sete jogos e amanhã é mais um passo para tentar classificar o Cruzeiro”, completou.
+ Veja a classificação da LDB 2024
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.