#JOGAJUNTO

LDB

Em dose dupla

19-07-2024 | 12:29
Por Liga Nacional de Basquete

Léo Abreu, do Cruzeiro, quebra o recorde de assistências em um único jogo da LDB e ultrapassa Gegê como o maior jogador nesta estatística na história da competição

Após registrar o oitavo triplo-duplo da história da Liga de Desenvolvimento de Basquete na última na segunda-feira (15/07), Léo Abreu disse que estava aproveitando ao máximo sua última edição de LDB e, quem sabe, não poderia acrescentar mais alguns recordes ao currículo e colocar definitivamente o seu nome na história da competição. Dito e feito.

Nesta sexta-feira (19/07), na vitória do Cruzeiro Basquete diante da Unifacisa, o armador registrou duas marcas históricas com uma única atuação. Ele bateu o recorde de assistências em um jogo da LDB (20) e também se tornou o jogador com o maior número de assistências na história de 13 edições do torneio. E tudo isso diante da sua família, que estava presente no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo.

Léo Abreu agora é o dono da melhor marca em um jogo e no geral nas assistências. Foto: @crzbasquete no X

“Hoje, no café da manhã, eles (familiares) falaram que eu estava perto de bater o recorde do Gegê. Imaginei também que poderia bater o recorde do jogo. Eles fizeram uma aposta comigo e eu falei que iria tentar. No intervalo, eu vi que estava perto. O grupo (do Cruzeiro) inteiro abraçou e, se não fosse por eles, não teria conseguido. O técnico (Thiago Perez) abraçou a ideia também”, detalhou.

Com 20 assistências, Léo Abreu superou Tiago Faria, o Tico, atualmente no Corinthians, que cravou 18 assistências na LDB 2023, quando jogava pelo Pinheiros contra o Cerrado Basquete. A lista do top 10 tem ainda Gegê (16), Euler (16), Caldas (16), Gegê (15), Ricardo Fischer (15), Landeira (14), Pedrinho (14) e Lucas (14).

+ Afonso pega 26 rebotes e registra quarta maior marca da história da LDB

No ranking geral, o armador do Cruzeiro alcançou 342 assistências e ultrapassou Gegê, que tinha 341. A diferença é que Léo Abreu precisou de cinco edições de LDB para alcançar esta marca. Já o hoje coordenador geral de basquete do R10 Score Vasco da Gama jogou três vezes o torneio. Beto está em terceiro, com 306, Davi Rossetto, o quarto, com 296, e Danielzinho, o quinto, com 295.

“Estou muito feliz de poder fazer parte da história de uma competição que me ajudou tanto. E quebrar um recorde de um jogador histórico do NBB CAIXA igual o Gegê, que tem cinco títulos. Espero poder chegar perto disso, mas estou muito feliz e é muito especial para mim, ainda mais com a presença da minha família. Está todo mundo aí. Só faltou minha namorada, mas ela chega amanhã. Estou muito feliz, e ter a presença deles, vai ficar para história”, afirmou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Agora, o próximo passo é conseguir colocar o Cruzeiro na Série Ouro da LDB. O time mineiro precisa vencer os dois jogos que ainda restam (BRB/Brasília/AACB e Basquete Cearense) nesta segunda janela. “Eu vim para aproveitar o máximo essa minha última LDB, é uma competição que me ajudou muito. Vim para essa LDB pensando em aproveitar o máximo e, quem sabe, poder fazer história também. Eu sabia que estava perto do recorde, mas, o mais importante, é que eu estou tentando levar o Cruzeiro, juntamente com meus companheiros, para a fase final. Temos mais dois jogos, dependemos de alguns resultados ainda, mas eu espero que possamos conseguir”, disse. “Vou aproveitar um pouco o momento agora, mas hoje à noite, já estarei focado no jogo de amanhã, contra Brasília, que é um time muito duro. Viemos para ganhar sete jogos e amanhã é mais um passo para tentar classificar o Cruzeiro”, completou.

+ Veja a classificação da LDB 2024

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.