
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
29/07
HOJE
31/07
01/08
03/08

Com louvor!


Arena Olímp. São Seb. Paraíso
Novamente com atuação dominante, Franca vence Minas com autoridade e garante vaga no hexagonal final da LDB 2016
Por Liga Nacional de Basquete


O Franca Basquete é o primeiro classificado à Série Ouro da LDB 2016. No início da tarde desta sexta-feira (02/09), em São Sebastião do Paraíso (MG), o time do interior paulista teve mais uma atuação dominante, venceu o Minas Tênis Clube com tranquilidade, por 82 a 53, e garantiu um lugar entre os seis melhores colocados da competição Sub-22.
Põe na conta: Esta foi a terceira vitória do Franca em três jogos disputados no Grupo B e a equipe assegurou matematicamente um lugar entre os três classificados da chave. Já o Minas conheceu sua segunda derrota também em três partidas e precisará vencer seu último jogo para garantir seu lugar na Série Ouro.
Com louvor: Invicto até o momento, Franca foi extremamente dominante em seus triunfos. Nas três partidas que venceu, a equipe do técnico Daniel Wattfy exerceu intensa defesa e deixou seus adversários sempre abaixo dos 55 pontos. Com um ataque bastante produtivo também, o time francano tem o saldo de pontos de +97, o maior entre os 11 times que disputam a LDB 2016.

Cintra teve grande papel no ótimo começo de Franca nesta sexta (João Pires/LNB)
Sempre o conjunto: Outra marca registrada das vitórias francanas até então está na força coletiva. Assim como nos duelos anteriores, a pontuação ficou bastante dividida nesta sexta e dez jogadores anotaram pelo menos cinco pontos cada. O cestinha foi o ala Cintra, com 15, seguido pelo jovem Guilherme, que saiu do banco e marcou 12 pontos.
Fala aí: “Nosso desempenho está superando as expectativas um pouco, mas nosso foco era esse, de chegar aqui e imprimir o nosso estilo de jogo, que é com essa defesa agressiva. A molecada que vem do banco tem muito talento e eles estão colocando uma intensidade incrível quando entram. Isso puxa o time ainda mais e está dando resultado”, afirmou o ala/pivô Du Sommer, que deixou a quadra com oito pontos e seis rebotes na conta.
Números comprovam: Além de forçar o Minas a 19 erros ao longo do jogo, Franca ainda dominou completamente os rebotes e conseguiu usar bastante dos contra-ataques para pontuar. No total foram 42 sobras para os paulistas, contra 27 dos rivais.
Vale a liderança: Já classificado para o hexagonal que decidirá o grande campeão da LDB 2016, o Franca fechará sua participação na primeira fase, diante do Ginástico/Olympico, neste sábado, às 17 horas. Quem vencer ficará com a liderança do Grupo A.
Só um passa: No outro duelo da rodada deste sábado na Arena Olímpica, Minas e Limeira disputarão a outra vaga da chave na Série Ouro. O confronto terá início às 15 horas (de Brasília) e a conta é simples, quem vencer vai para a disputa do título e o perdedor fica na Série Prata.
Domínio absoluto: Desde o primeiro lance do jogo Franca dominou completamente as ações. Com destaque para os dez pontos marcados por Cintra, o time paulista não deu chances aos mineiros e abriu 15 a 0 de frente, com quatro minutos de jogo. O que estava bom ficou ainda melhor e, sem diminuir o ritmo, os francanos fecharam o primeiro quarto com 20 pontos de vantagem (27 a 7).
Aumentou ainda mais: Na volta para segundo quarto, o técnico Daniel Wattfy acionou a garotada do banco de reservas – Cassiano, Léo, Didi e Guilherme, junto do pivô titular João Pedro – e a diferença no placar subiu ainda mais. Os francanos marcaram sete pontos seguidos no início da parcial e colocaram 34 a 7 de frente.
Melhorou um pouco: Após ver os mineiros abrirem a maior diferença do jogo (36 a 8), o Minas conseguiu elevar seu nível de atuação. Mais tranquilo diante da intensa defesa dos paulistas, o clube de Belo Horizonte conseguiu melhorar seu aproveitamento ofensivo e fez uma corrida de 13 a 10 no final do segundo período. Desta forma, o intervalo chegou com as equipes separadas por 25 pontos (46 a 21).
Nada mudou: Os 20 minutos finais em nada alteraram o desfecho da partida. Mesmo com a larga vantagem a seu favor, Franca seguiu com sua forte defesa. Rodando muito bem todo seu elenco, o técnico Daniel Wattfy conseguiu manter seu time “na pegada” e a vitória veio com quase 40 pontos de vantagem.