
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03
29/03

Ciência e esporte
Por Liga Nacional de Basquete
Rafael Rachel volta à equipe da Unifacisa após fratura no nariz com máscara personalizada, fruto de uma parceria com o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES)
A Unifacisa terá um importante reforço para o jogo com o Paulistano/CORPe, nesta quinta-feira (27/02), em São Paulo. Após ficar fora dos dois últimos jogos pelo NBB CAIXA 2024/25, Rafael Rachel volta à equipe pouco tempo depois de sofrer uma fratura no nariz durante um treino e passar por cirurgia. O retorno só foi possível por meio de uma parceria com o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Rafael Rachel com sua máscara de proteção para combinar com o uniforme. Foto: Unifacisa/Reprodução
Logo após o procedimento, realizado no Hospital HELP, em Campina Grande (PB), Rafael Rachel retornou aos treinamentos com o elenco em menos de uma semana utilizando uma máscara de proteção personalizada. “Como precisamos dele em quadra, também tínhamos de protegê-lo. Como já temos essa parceria com o NUTES, pedimos que eles criassem uma máscara anatômica, feita com impressora 3D, para o atleta. Em menos de uma semana após a cirurgia, Rachel já estava com a máscara e podendo retomar aos treinos”, afirmou o médico do clube, Diogo Vilar.
De acordo com Yasmyne Martins, coordenadora do NUTES, a máscara não só mantém a visibilidade do jogador, como também o protege contra novas lesões na região afetada. “Com a modelagem digital, conseguimos criar uma máscara que proporciona a mesma visibilidade de quando ele joga sem proteção. A máscara foi projetada para absorver o impacto sem comprometer a fratura já existente, garantindo mais segurança ao atleta”, ressaltou.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
Por causa da fratura no nariz, Rafael Rachel foi desfalque nas derrotas para São Paulo e Flamengo. Agora estará à disposição do técnico Pablo Costa para o jogo contra o Paulistano/CORPe. A Unifacisa soma 12 vitórias e 13 derrotas, ocupa o 11º lugar, e briga pela melhor colocação possível para os playoffs. O triunfo nesta quinta-feira (27/02) é fundamental, já que o adversário está posicionado na sétima colocação, com 13 vitórias e 11 derrotas.
“Senti falta de estar com meus companheiros nos últimos dois jogos. Ainda estou no processo de consolidação do osso, mas agora tenho a máscara para me ajudar nos treinos. No início foi difícil, mas já estou mais acostumado. À medida que os treinos acontecem, a confiança vai aumentando, e a máscara tem sido essencial nesse processo”, afirmou Rafael Rachel.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.