HOJE
Ciência e esporte
Por Liga Nacional de Basquete
Rafael Rachel volta à equipe da Unifacisa após fratura no nariz com máscara personalizada, fruto de uma parceria com o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES)
A Unifacisa terá um importante reforço para o jogo com o Paulistano/CORPe, nesta quinta-feira (27/02), em São Paulo. Após ficar fora dos dois últimos jogos pelo NBB CAIXA 2024/25, Rafael Rachel volta à equipe pouco tempo depois de sofrer uma fratura no nariz durante um treino e passar por cirurgia. O retorno só foi possível por meio de uma parceria com o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Rafael Rachel com sua máscara de proteção para combinar com o uniforme. Foto: Unifacisa/Reprodução
Logo após o procedimento, realizado no Hospital HELP, em Campina Grande (PB), Rafael Rachel retornou aos treinamentos com o elenco em menos de uma semana utilizando uma máscara de proteção personalizada. “Como precisamos dele em quadra, também tínhamos de protegê-lo. Como já temos essa parceria com o NUTES, pedimos que eles criassem uma máscara anatômica, feita com impressora 3D, para o atleta. Em menos de uma semana após a cirurgia, Rachel já estava com a máscara e podendo retomar aos treinos”, afirmou o médico do clube, Diogo Vilar.
De acordo com Yasmyne Martins, coordenadora do NUTES, a máscara não só mantém a visibilidade do jogador, como também o protege contra novas lesões na região afetada. “Com a modelagem digital, conseguimos criar uma máscara que proporciona a mesma visibilidade de quando ele joga sem proteção. A máscara foi projetada para absorver o impacto sem comprometer a fratura já existente, garantindo mais segurança ao atleta”, ressaltou.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
Por causa da fratura no nariz, Rafael Rachel foi desfalque nas derrotas para São Paulo e Flamengo. Agora estará à disposição do técnico Pablo Costa para o jogo contra o Paulistano/CORPe. A Unifacisa soma 12 vitórias e 13 derrotas, ocupa o 11º lugar, e briga pela melhor colocação possível para os playoffs. O triunfo nesta quinta-feira (27/02) é fundamental, já que o adversário está posicionado na sétima colocação, com 13 vitórias e 11 derrotas.
“Senti falta de estar com meus companheiros nos últimos dois jogos. Ainda estou no processo de consolidação do osso, mas agora tenho a máscara para me ajudar nos treinos. No início foi difícil, mas já estou mais acostumado. À medida que os treinos acontecem, a confiança vai aumentando, e a máscara tem sido essencial nesse processo”, afirmou Rafael Rachel.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca