HOJE
Com moral
Por Liga Nacional de Basquete
Brasília bate o Flamengo pela Liga das Américas e impõe a primeira derrota dos rubro-negros em 2013

O Brasília estreou com o pé direito na Liga das Américas 2013 e bateu seu rival Flamengo (Samuel Vélez/FIBA Américas)
Não, o Flamengo não está mais invicto em 2013. O Uniceub/BRB/Brasília conquistou, na noite desta sexta-feira, uma importante vitória na Liga das Américas 2013, contra o time da Gávea, por 91 a 79, em Barquisimeto, Venezuela. Com o resultado, os rubro-negros conheceram sua primeira derrota deste ano.
O destaque da partida foi Arthur, com 22 pontos, seguido de Nezinho, com 19, e Guilherme Giovannoni, com 17 pontos e 10 rebotes, um duplo-duplo. Pelo lado do Flamengo, Caio Torres anotou 19 pontos e foi o maior pontuador rubro-negro.
“O jogo foi muito difícil, assim como esperávamos. Mas tivemos controle do jogo do início ao fim e conseguimos garantir essa importante vitória”, comentou Arthur.
O Brasília teve um início de partida arrasador. Com a defesa impedindo os ataques do rubro-negro carioca e o ataque candango fluindo bem, o time do Distrito Federal não demorou a abrir dez pontos de vantagem (10 a 0). O Flamengo até ensaiou uma reação, mas o time do tricampeões continuaram focado no jogo e terminou os primeiros dez minutos de jogo à frente no marcador pelo placar de 27 a 19.
No segundo quarto, os candangos seguiram ditando o ritmo de jogo. Com a transição funcionando como de costume, o time da capital federal comandou a partida e, apesar da tentativa de reação do Flamengo, que chegou a cortar a diferença para apenas três pontos, o time candango terminou o primeiro tempo ainda à frente, vencendo o jogo por 48 a 42.
Na volta do intervalo, o Brasília ampliou seu domínio em quadra. Complicando o Flamengo na defesa e rodando bem a bola no ataque, escolhendo os melhores arremessos, os comandados de José Carlos Vidal não tiveram dificuldades para abrir vantagem no placar e terminar o terceiro quarto de partida vencendo por 70 a 56.
Uma queda de energia no Ginásio Domo Bolivariano atrasou o início do quarto período de jogo. Alheio a tudo isso, o Brasília continuou a mandar no jogo no reinício da partida. Com a defesa trabalhando firmemente, o time candango controlou o placar até o final, vencendo o jogo pelo placar de 91 a 79.
“Hoje nosso time foi bem consciente do que tinha que ser feito, além disso, não perdemos a cabeça nos momentos cruciais da partida”, contou Guilherme Giovannoni.
O Brasília volta a jogar neste sábado (09/02) contra os donos da casa: o Estrellas Occidentales. A partida ocorre no Ginásio Domo Bolivariano, na cidade venezuelana de Barquisimeto e tem o início previsto para às 19h15, horário de Brasília.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca