#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Com moral

02-03-2014 | 12:54
Por Liga Nacional de Basquete

"Figurinhas carimbadas" nos torneios internacionais, árbitros Cristiano Maranho e Marcos Benito são convocados pela FIBA para a Copa do Mundo da Espanha 2014

Ao lado de outros 36 árbitros, Maranho e Benito farão parte do quadro de arbitragem da Copa do Mundo 2014 (Divulgação)

Ao lado de outros 36 árbitros, Maranho e Benito farão parte do quadro de arbitragem da Copa do Mundo 2014 (Divulgação)

Os árbitros brasileiros Cristiano Maranho e Marcos Benito foram convocados pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) para apitar mais um campeonato oficial da entidade. Com início no dia 30 de agosto, a Copa do Mundo da Espanha será mais uma competição internacional a contar com participação dos árbitros que conduzem partidas do NBB.

Maranho esteve presente nas duas últimas Olimpíadas, Pequim (2008) e Londres (2012), e também no Mundial da Turquia (2010). Nos dois últimos grandes torneios internacionais, o árbitro brasileiro atuou na decisão: Estados Unidos e Turquia, em 2010, e Estados Unidos e Espanha, na disputa pelo ouro nos Jogos Olímpicos de 2012.

“É sempre bom ter seu trabalho reconhecido pela FIBA e ser convocado para a competição mais importante organizada pela entidade maior do basquete, que é a Copa do Mundo de Basquete Masculino”, afirmou Maranho, de 40 anos.

“Vou procurar fazer o meu melhor e representar bem a arbitragem brasileira e mantê-la onde sempre esteve: apitando grandes jogos de grandes competições. Tenho certeza de que o Benito também tem este mesmo pensamento”, completou o árbitro que se tornou o único brasileiro a estar em três mundiais da categoria masculina adulta.

Maranho conversa com o astro Lebron James durante partidas nas Olimpíadas de Londres 2012 (FIBA/Divulgação)

Maranho conversa com o astro Lebron James durante partidas nas Olimpíadas de Londres 2012 (FIBA/Divulgação)

Apesar de ter um currículo menos extenso que o de Maranho, Benito não fica para trás. Aos 41 anos, o árbitro esteve com seu colega brasileiro na Turquia, em 2010, e em Londres, em 2012, em que apitou a semifinal entre Espanha e Rússia, ao lado de Luigi Lamonica (ITA), Ilija Belošević (SRB).

“Eu estou muito feliz com essa convocação porque será o meu terceiro mundial. Estive no Juvenil da Sérvia em 2007 e na Turquia em 2010. Aí já são 3 mundiais e uma Olimpíada. Meu currículo está ficando bom”, contou o animado Benito.

“Acho que o meu trabalho está sendo reconhecido. Isso é muito bom. Apitei a semifinal de Londres e deixei um caminho aberto para a Espanha. Acho que gostaram do meu trabalho, porque se você os decepciona em um campeonato eles já não te chamam mais”.

Benito e Maranho novamente representarão a arbitragem brasileira nas grandes competições internacionais (Divulgação)

Benito e Maranho novamente representarão a arbitragem brasileira nas grandes competições internacionais (Divulgação)

Na fase de classificação, Cristiano Maranho será juiz dos jogos do grupo C, com sede em Bilbao. A chave conta com as seleções da República Dominicana, Turquia, Estados Unidos, Finlândia, Nova Zelândia e Ucrânia. Já Benito encara os confrontos do grupo D, cujos jogos acontecerão na cidade de Gran Canária, entre Eslovênia, Lituânia, Angola, Coreia do Sul, México e Austrália.

Por sua vez, a Seleção Brasileira está no Grupo A da Copa do Mundo, ao lado de Egito, Espanha, França, Irã e Sérvia. A estreia do time verde-amarelo será no dia 30 de agosto, diante dos franceses, na cidade de Granada.