HOJE
Com moral
Por Liga Nacional de Basquete
"Figurinhas carimbadas" nos torneios internacionais, árbitros Cristiano Maranho e Marcos Benito são convocados pela FIBA para a Copa do Mundo da Espanha 2014
Os árbitros brasileiros Cristiano Maranho e Marcos Benito foram convocados pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) para apitar mais um campeonato oficial da entidade. Com início no dia 30 de agosto, a Copa do Mundo da Espanha será mais uma competição internacional a contar com participação dos árbitros que conduzem partidas do NBB.
Maranho esteve presente nas duas últimas Olimpíadas, Pequim (2008) e Londres (2012), e também no Mundial da Turquia (2010). Nos dois últimos grandes torneios internacionais, o árbitro brasileiro atuou na decisão: Estados Unidos e Turquia, em 2010, e Estados Unidos e Espanha, na disputa pelo ouro nos Jogos Olímpicos de 2012.
“É sempre bom ter seu trabalho reconhecido pela FIBA e ser convocado para a competição mais importante organizada pela entidade maior do basquete, que é a Copa do Mundo de Basquete Masculino”, afirmou Maranho, de 40 anos.
“Vou procurar fazer o meu melhor e representar bem a arbitragem brasileira e mantê-la onde sempre esteve: apitando grandes jogos de grandes competições. Tenho certeza de que o Benito também tem este mesmo pensamento”, completou o árbitro que se tornou o único brasileiro a estar em três mundiais da categoria masculina adulta.
Apesar de ter um currículo menos extenso que o de Maranho, Benito não fica para trás. Aos 41 anos, o árbitro esteve com seu colega brasileiro na Turquia, em 2010, e em Londres, em 2012, em que apitou a semifinal entre Espanha e Rússia, ao lado de Luigi Lamonica (ITA), Ilija Belošević (SRB).
“Eu estou muito feliz com essa convocação porque será o meu terceiro mundial. Estive no Juvenil da Sérvia em 2007 e na Turquia em 2010. Aí já são 3 mundiais e uma Olimpíada. Meu currículo está ficando bom”, contou o animado Benito.
“Acho que o meu trabalho está sendo reconhecido. Isso é muito bom. Apitei a semifinal de Londres e deixei um caminho aberto para a Espanha. Acho que gostaram do meu trabalho, porque se você os decepciona em um campeonato eles já não te chamam mais”.
Na fase de classificação, Cristiano Maranho será juiz dos jogos do grupo C, com sede em Bilbao. A chave conta com as seleções da República Dominicana, Turquia, Estados Unidos, Finlândia, Nova Zelândia e Ucrânia. Já Benito encara os confrontos do grupo D, cujos jogos acontecerão na cidade de Gran Canária, entre Eslovênia, Lituânia, Angola, Coreia do Sul, México e Austrália.
Por sua vez, a Seleção Brasileira está no Grupo A da Copa do Mundo, ao lado de Egito, Espanha, França, Irã e Sérvia. A estreia do time verde-amarelo será no dia 30 de agosto, diante dos franceses, na cidade de Granada.