HOJE
Com moral
Por Liga Nacional de Basquete
Uma semana depois da vitória no clássico contra o Flamengo, Vasco volta à quadra para enfrentar o Mogi com missão de retornar ao pelotão de elite do NBB CAIXA
A vitória no clássico contra o Flamengo no último sábado deixou o Vasco da Gama cheio de moral. Agora, uma semana depois, a equipe do técnico Dedé Barbosa voltará às quadras do NBB CAIXA para seguir sua saga rumo ao G-4. Com transmissão ao vivo da Band, o Gigante da Colina medirá forças com o quarto colocado Mogi das Cruzes/Helbor, fora de casa, no Ginásio Hugo Ramos, às 14 horas (de Brasília).
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Vasco vem de vitória sobre os dois líderes do NBB CAIXA, a última sobre o rival Flamengo (Luiz Pires/LNB)
Com nove triunfos em 16 partidas (56,3% de aproveitamento), o time de São Januário aparece dividindo a oitava colocação com Campo Mourão Basquete, que leva vantagem no desempate por confronto direto.
Vencer os mogianos será fundamental para as pretensões vascaínas no campeonato. Há algumas rodadas o clube carioca figurou entre os quatro primeiros colocados, mas uma sequência ruim o fez cair para o décimo lugar.
No entanto, depois das expressivas vitórias sobre líderes UniCEUB/BRBCARD/Brasília e Flamengo, o Gigante da Colina ganhou ainda mais força para voltar ao pelotão de elite do basquete nacional.
Seu rival direto, Campo Mourão, também entrará em quadra neste sábado, para enfrentar o vice-lanterna Banrisul/Caxias Basquete. Lembrando que as equipes que terminam a fase de classificação entre o quinto e oitavo lugares garante o mando de quadra nas oitavas de final. Portanto, a oitava colocação não deixa de ser valiosa diante deste cenário.

Vasco dominou Mogi no primeiro turno e venceu por 24 pontos de diferença em São Januário (Thiago Moreira/Vasco.com.br)
A primeira partida entre Vasco e Mogi no NBB CAIXA foi considerada atípica. Em São Januário, o Gigante da Colina foi amplamente dominante e levou a melhor por 24 pontos de diferença (94 a 70). Neste duelo os mogianos estavam totalmente focados na final da Liga Sul-Americana 2016, diante do Weber Bahía Blanca (ARG), e inclusive pouparam o pivô Caio Torres.
“O Mogi é bastante periogo. Tem jogadores que, junto da torcida, crescem. O primeiro tempo vai ditar o que a torcida deles fará, se vai ajudá-los ou não. Estive lá e sei que a pressão é grande tanto pra eles quanto pra nós. Se eles tiverem um bom início, os torcedores vão apoiar na arquibancada, mas se forem mal, vão cobrar”, disse o ex-Mogi Wagner, que completou:
“Devemos focar no começo do jogo, até porque virão mordidos, pois vencemos aqui no Rio no primeiro turno e foi uma vitória contundente. Com certeza eles querem revanche e precisamos estar atentos para que isto não ocorra”, concluiu o pivô
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca