
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
30/07
31/07
01/08
03/08

Com muito suor


Em partida bastante equilibrada, Macaé segura grande atuação de Henrique Lubas, supera Tittãs no sufoco e conquista 8ª vitória na LDB
Por Liga Nacional de Basquete



Com equilíbrio durante os 40 minutos, Macaé se sobressaiu no final e venceu sua 2ª seguida em BH (Orlando Bento/LNB)
Nesta segunda-feira, pela segunda rodada da quarta etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete, o Macaé Basquete venceu mais uma verdadeira batalha em Belo Horizonte (MG) e superou o Tittãs/SEST/SENAT, pelo placar de 64 a 55, chegando, assim, ao seu oitavo triunfo na maior competição de base do país.
Para sair de quadra com seu segundo triunfo seguido na sede da capital mineira, o Macaé precisou resistir à grande atuação do ala/pivô da equipe paranaense Henrique Lubas, o “Everest”, que viveu uma manhã inspirada e registrou 25 pontos e 13 rebotes. Além de superar o ótimo momento do camisa 23 adversário, os macaenses ainda contaram com bons desempenho dos alas Tadeu e Diego, com 14 e 11 pontos, respectivamente.
“Temos consciência de que não fizemos um bom jogo, mas conseguimos nos superar mais uma vez e fechar o jogo no final. Esse resultado foi muito importante para o nosso time, que está em formação, ainda se entrosando, então para o pessoal novo foi bem legal e importante essa vitória”, comentou o ala macaense Pablo, autor de cinco pontos e seis rebotes na partida.
Agora, o clube da cidade de Macaé chegou ao seu oitavo resultado positivo em 19 partidas (42,1% de aproveitamento) e 27 pontos na classificação, enquanto isso, os paranaenses conheceram sua 16ª derrota em 19 partidas (15,7% de aproveitamento) e 23 pontos. Ambas as equipes não possuem mais chances matemáticas de avançar à próxima fase da LDB.
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
O jogo
Apesar do resultado final, quem começou a partida melhor foi o Tittãs, que abriu logo 4 a 0 nos primeiros instantes. Mas o Macaé não demorou muito para não só virar o jogo como abrir cinco pontos de frente (13 a 8). Os paranaenses até chegaram a passar à frente novamente após corrida de 6 a 0 (14 a 13), mas o esquadrão do Estado do Rio de Janeiro voltou a ter a vantagem e fechou o primeiro quarto com 21 a 18.

Os 25 pontos de Everest não foram suficientes para dar a vitória ao Tittãs (Orlando Bento/LNB)
O segundo quarto foi extremamente corrido e jogado a mil por hora. Em meio a um jogo truncado, as duas equipes seguiram bastante próximas e alternando constantemente na liderança do placar. Nos três minutos finais, o Macaé deu um sprint de 11 a 3, abriram oito pontos de frente e foram para os vestiários com 37 a 29 no placar.
O Macaé voltou melhor do intervalo e abriu 13 pontos (41 a 28), mas só não se distanciou ainda mais pois do outro lado tinha o ala/pivô Henrique Lubas, o “Everest”, autor de oito dos nove primeiros pontos do Tittãs no terceiro período, essenciais para o clube paranaense reduzir a diferença para quatro pontos (45 a 41). Os comandados do técnico Pablo Costa seguiram com a vantagem nesta casa e caminharam para os dez minutos finais com 50 a 44 a seu favor.
Mas o jogo mudou no quarto e último período. Sob o comando do armador Cartier, o Tittãs reduziu a diferença para dois pontos e colocou fogo no jogo (54 a 52). A diferença seguiu em dois pontos por aproximadamente três minutos, até que o Macaé emplacou uma boa sequência de pontos e abriu sete pontos antes de entrar no minuto final (61 a 54). Os paranaenses bem que tentaram, mas não conseguiram reverter sua situação e a vitória ficou com mesmo com os macaenses.