HOJE
Com novo técnico
Por Liga Nacional de Basquete
Auxiliar Rodrigo Silva assume equipe do Uberlândia, que busca o empate na série oitavas de final contra o Tijuca, nesta quarta

Rodrigo Silva comandou a equipe Sub-21 do Uberlândia na LDO (Célio Messias/LNB)
O Unitri/Universo terá uma novidade no banco de reservas no segundo jogo das oitavas de final contra o Tijuca/Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (18). O uruguaio Miguel Volcan não é mais técnico da equipe e quem assume é o auxiliar Rodrigo Carlos da Silva.
Com o novo comandante, o time de Uberlândia busca empate na série, jogando em casa, após ser derrotado pelo rival no primeiro jogo da série, no Rio de Janeiro. Mineiros e cariocas se enfrentam no Ginásio do UTC, às 20h.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
“O que estamos pensando é em unir as forças, trabalhar em conjunto com os jogadores, que já me conhecem. Temos a vantagem de jogar mais jogos em casa, mas no placar estamos em desvantagem. É um passo de cada vez”, disse o técnico Rodrigo Silva, de 41 anos, que trabalhou como auxiliar em Uberlândia desde 2010 e assume pela segunda vez o comando nesta temporada. Na primeira oportunidade, ainda no início do campeonato, ficou a frente da equipe em quatro partidas logo após a saída do ex-técnico Chuí e antes da chegada de Miguel Volcan.
“Precisamos atacar com mais equilíbrio, valorizar mais a bola. Temos que saber usar nossas forças, explorando bem nossos jogadores”, completou o treinador, que ainda não sabe se poderá contar com o ala/pivô Luis Gruber, que é dúvida para a partida desta quarta.

Com 15 pontos, Manteguinha foi decisivo para a vitória no jogo 1 (Colin Foster/DIvulgação)
Já o Tijuca chega embalado por uma façanha inédita alcançada com a vitória por 75 a 67 no jogo 1 contra Uberlândia. Foi a primeira vez que a última equipe a se classificar para os playoffs venceu uma partida na fase de mata-mata.
“Eu sempre passo para os meu atletas que temos condições de fazer jogos difíceis com todos os adversários. Mas a série é difícil e sabemos da pressão que vamos enfrentar aqui em Uberlândia. Não tem nada decidido”, frisou o técnico Miguel Ângelo da Luz. “Com placar adverso na série, eles tem uma responsabilidade a mais. Temos que neutralizar os contra-ataques deles e manter a tranquilidade no ataque”, concluiu.
Oitavas de final – (5º) Uberlândia 0 x 1 Tijuca (12º)
14/04
Tijuca/Rio de Janeiro 75 x 67 Unitri/Universo
18/04 (Quarta-feira)
20h – Unitri/Universo x Tijuca/Rio de Janeiro
20/04 (Sexta-feira)
19h – Unitri/Universo x Tijuca/Rio de Janeiro
23/04 (Segunda-feira)*
19h – Tijuca/Rio de Janeiro x Unitri/Universo
25/04 (Quarta-feira)*
20h – Unitri/Universo x Tijuca/Rio de Janeiro
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca