HOJE
Nossa América!
Por Liga Nacional de Basquete
Consolidando ainda mais uma relação bem-sucedida de 15 anos, dirigentes da Liga Nacional de Basquete e da Liga Nacional de Básquetbol (La Liga) se reúnem para discutir série de ações conjuntas para os próximos anos
Uma relação que já tem 15 anos de bons resultados e se mostra extremamente benéfica para o desenvolvimento do basquete na América do Sul foi aprofundada no mês de outubro em Buenos Aires. Na capital argentina, dirigentes da Liga Nacional de Basquete e da Liga Nacional de Básquetbol (La Liga) estiveram reunidos para discutir uma série de ações conjuntas para os próximos anos.
Representando a LNB estiveram presentes o presidente da Liga, Delano Franco, o ex-presidente e vice-presidente de Relações Internacionais, Kouros Monadjemi, e o superintendente, Sérgio Domenici. A La Liga foi representada por seu presidente, Gerardo Montenegro e pelo diretor de competições, Sérgio Guerrero.
O primeiro tema discutido nas reuniões foi a participação, como ouvintes, de representantes de cada uma das Ligas em reuniões do Conselho de Administração da LNB e da La Liga. O objetivo é a troca de conhecimento que leve à realização de novos projetos. As duas ligas irão analisar os calendários de suas reuniões para avaliarem a possibilidade de participação de seus executivos.
Assunto de importância estratégica, a criação de uma plataforma OTT de abrangência no continente americano, a ser desenvolvida em conjunto, também esteve na pauta. Inicialmente, como primeiro passo para analisar a viabilidade técnica do projeto, ficou acertada a troca de sinais de transmissão de jogos das duas entidades: a La Liga vai disponibilizar algumas partidas para o YouTube da LNB, ao mesmo tempo em que receberá alguns jogos do NBB para veiculação em suas plataformas.

A mais recente edição do Torneio Interligas LDB, contou com três dias de jogos entre equipes brasileiras e argentinas. Foto: João Pire/LNB
Interligas cada vez mais forte
A valorização cada vez maior do Torneio Interligas também voltou a ser discutida. A ideia das duas instituições é continuar realizando anualmente a competição entre equipes das duas ligas de desenvolvimento e voltar a organizar também o torneio adulto a partir de setembro de 2023.
Conforme anunciado no site oficial da Liga no mês passado, a LNB e a La Liga negociam com Foz do Iguaçu para que a cidade paranaense na tríplice fronteira se torne sede fixa de uma competição adulta anual com a participação de equipes brasileiras, argentinas e paraguaias. O projeto para o Interligas em Foz do Iguaçu está em andamento e agrada aos clubes, que veem no torneio uma forma de manter o alto nível técnico, aumentando a experiência internacional dos atletas a um custo viável para todos.
O encontro serviu para discutir também a realização de “camps” para treinadores e atletas, utilizando as datas previstas nos calendários do Interligas Sub-22 e Adulto, além de estratégias comerciais bilaterais, negociações de atletas e a atuação de empresários no mercado dos dois países.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca