#JOGAJUNTO

ESG / NBB Caixa

impacto significativo

12-03-2025 | 08:51
Por Liga Nacional de Basquete

Com presença do elenco, CAIXA/Brasília Basquete inaugura quadra do Colégio Mão Amiga João Paulo II, que foi revitalizada pelo clube para atender cerca de 350 crianças de famílias carentes

A tarde de segunda-feira (10/03) foi especial para o elenco do CAIXA/Brasília Basquete. Os jogadores puderam participar da inauguração da quadra do Colégio Mão Amiga João Paulo II, que é uma extensão filantrópica do Colégio Everest. A revitalização do local feita pela equipe que disputa o NBB CAIXA tem um impacto significativo para a comunidade, tanto no desenvolvimento do esporte quanto na inclusão social.

Jogadores do CAIXA/Brasília Basquete tiveram uma tarde especial ao lado da criançada. Foto: Matheus Maranhão

O Colégio Mão Amiga João Paulo II é uma instituição privada que oferece ensino gratuito. Crianças de famílias carentes da região do Paranoá têm acesso ao mesmo nível de educação de uma escola particular. As vagas são oferecidas por meio de editais de seleção e abertas a toda a comunidade. Em 2025, cerca de 350 crianças serão beneficiadas, com ensino infantil (a partir dos quatro anos) e fundamental I, etapa que possui cinco anos letivos, do 1° ao 5° ano.

“Essas ações são muito importantes. É bom para promover o basquete para que cada vez mais crianças possam pegar gosto pelo esporte. Foi bom demais participar, ver o sorriso deles por causa da nossa presença. Conseguimos deixar um pouquinho melhor o dia deles na escola. Essas ações são muito boas, eu adoro criança e, para mim, sempre vai ser bom. Pudemos dar bastante autógrafos, eles interagiram bastante, jogamos um pouquinho com eles e foi muito bom. É bom para o basquete crescer e divulgar também o nome do CAIXA/Brasília Basquete”, afirmou o ala-armador Gemadinha.

A reforma realizada pelo CAIXA/Brasília Basquete começou em dezembro do ano passado. O piso foi totalmente trocado e recebu nova pintura. Foram colocadas tabelas de basquete e traves para prática de futebol. A quadra também pôde ser ampliada, aproveitando o espaço disponível no local.

Acreditando no potencial do basquete além das quadras e entendendo o seu papel na comunidade que está inserida, o Caixa Brasília se coloca diretamente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU, sendo um direcionador de como o basquete pode trazer impactos positivos para a Capital. “Foi um momento muito importante para todos nós do CAIXA/Brasília. Em parceria com a CAIXA e com o Everest, tenho certeza de que essa quadra vai trazer muitos benefícios e momentos únicos para todos os alunos do Mão Amiga. A parte social é algo que prezamos muito no CAIXA/Brasília”, disse Fúlvio Chiantia, diretor da equipe do DF.

+ Confira mais fotos da inauguração da quadra do Colégio Mão Amiga João Paulo II

Dessa maneira, a instituição apresenta a ODS 3 de saúde e bem-estar como o core das suas ações, alinhadas indiretamente com a ODS 4 de educação e ODS 2 fome zero como ferramentas de transformação social. A reforma de quadra foi um incentivo para a prática do esporte. Além da quadra, em todos os jogos, a equipe arrecada alimentos por meio de uma ação solidária para fazer doação para o Colégio Mão Amiga. Foram arrecadadas até então duas toneladas de alimentos entregues diretamente para a escola.

“Em nome do Mão Amiga, agradeço ao CAIXA Brasília Basquete, à CAIXA e ao Colégio Everest, por proporcionarem mais esporte, mais saúde e tanta diversão para os nossos alunos. Com um ótimo ambiente e espaço incrível para eles ampliarem o conhecimento nos esportes e ter contato com o basquete”, comentou a coordenadora de formação, Tety Castro.