HOJE
NBA in the house
Por Liga Nacional de Basquete
Com Raulzinho Neto no Pinheiros, temporada 2024/25 do NBB CAIXA conta agora com sete jogadores com passagem pela NBA; veja lista
Com o retorno de Raulzinho Neto ao Brasil, o NBB CAIXA contará com sete jogadores com passagem pela NBA na temporada 2024/25. O armador defenderá o Pinheiros após 13 anos fora do País, sendo oito deles na maior liga do mundo, atuando por Utah Jazz, Philadelphia 76ers, Washington Wizards e Cleveland Cavaliers.

O KTO Minas conta com dois jogadores que atuaram na NBA. E ambos chegaram ao clube mineiro neste ano. O armador Scott Machado desembarcou em Belo Horizonte após estrear no NBB CAIXA com o Flamengo na temporada passada. Nascido no Queens, em Nova York, e filho de pais brasileiros, ele defendeu Houston Rockets, Golden State Warriors e Los Angeles Lakers.
A outra adição do KTO Minas com passagem na NBA é Luis Montero, dominicano de 31 anos, que chegou do Cocodrilos de Caracas, da Venezuela, e estreou no NBB CAIXA na vitória sobre o CAIXA/Brasília. O ala de 2,03m teve passagem por Portland Trail Blazers na temporada 2015/16 Detroit Pistons, em 2017/18.
Com duas temporadas e 12 jogos na NBA, Didi Louzada voltou para o Sesi Franca nesta temporada após defender o Flamengo. O ala foi selecionado no draft de 2019 na 35ª posição pelo Atlanta Hawks, antes de seus direitos serem negociados com os New Orleans Pelicans. A estreia foi na temporada 2020/21. Ele ainda jogou pelo Portland Trail Blazers. São cinco edições de NBB CAIXA no currículo.
No São Paulo, Vitor Faverani é o representante ex-NBA. O pivô defendeu o Boston Celtics na temporada 2013/14, com 37 jogos (13,2 minutos) e médias de 4,4 pontos e 3,5 rebotes. Aos 36 anos, o jogador está em sua quarta temporada no NBB CAIXA, sendo que suas duas primeiras foram pelo Flamengo.
A lista fica completa com duas lendas do NBB CAIXA: Marquinhos e Alex Garcia.
O ala do R10 Score Vasco da Gama foi selecionado no draft pelo New Orleans Hornets e disputou duas temporadas, em um período em que o time jogou em Oklahoma City por causa do furacão Katrina. Ele disputou 26 jogos, com média de 7,9 minutos por jogo na primeira temporada e de 5,3 minutos por jogo na segunda. Em fevereiro de 2012, ele foi envolvido em uma troca com o Memphis Grizzlies e dispensado na sequência. Vale lembrar que ele está em sua última temporada como profissional, já que anunciou que vai se aposentar ao final da atual edição.
O ala do Bauru Basket também disputou duas temporadas na NBA, com San Antonio Spurs (2003/04) e New Orleans Hornets (2004/05). Ao todo, o Brabo disputou 10 jogos na maior liga do mundo, com médias de 15,9 minutos, 4,7 pontos, 1,8 assistência e 1,5 rebote. Aos 44 anos, Alex Garcia está em sua 17ª temporada no NBB CAIXA e, diferentemente de Marquinhos, ainda não esboça uma aposentadoria.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca