HOJE
NBA in the house
Por Liga Nacional de Basquete
Com Raulzinho Neto no Pinheiros, temporada 2024/25 do NBB CAIXA conta agora com sete jogadores com passagem pela NBA; veja lista
Com o retorno de Raulzinho Neto ao Brasil, o NBB CAIXA contará com sete jogadores com passagem pela NBA na temporada 2024/25. O armador defenderá o Pinheiros após 13 anos fora do País, sendo oito deles na maior liga do mundo, atuando por Utah Jazz, Philadelphia 76ers, Washington Wizards e Cleveland Cavaliers.
O KTO Minas conta com dois jogadores que atuaram na NBA. E ambos chegaram ao clube mineiro neste ano. O armador Scott Machado desembarcou em Belo Horizonte após estrear no NBB CAIXA com o Flamengo na temporada passada. Nascido no Queens, em Nova York, e filho de pais brasileiros, ele defendeu Houston Rockets, Golden State Warriors e Los Angeles Lakers.
A outra adição do KTO Minas com passagem na NBA é Luis Montero, dominicano de 31 anos, que chegou do Cocodrilos de Caracas, da Venezuela, e estreou no NBB CAIXA na vitória sobre o CAIXA/Brasília. O ala de 2,03m teve passagem por Portland Trail Blazers na temporada 2015/16 Detroit Pistons, em 2017/18.
Com duas temporadas e 12 jogos na NBA, Didi Louzada voltou para o Sesi Franca nesta temporada após defender o Flamengo. O ala foi selecionado no draft de 2019 na 35ª posição pelo Atlanta Hawks, antes de seus direitos serem negociados com os New Orleans Pelicans. A estreia foi na temporada 2020/21. Ele ainda jogou pelo Portland Trail Blazers. São cinco edições de NBB CAIXA no currículo.
No São Paulo, Vitor Faverani é o representante ex-NBA. O pivô defendeu o Boston Celtics na temporada 2013/14, com 37 jogos (13,2 minutos) e médias de 4,4 pontos e 3,5 rebotes. Aos 36 anos, o jogador está em sua quarta temporada no NBB CAIXA, sendo que suas duas primeiras foram pelo Flamengo.
A lista fica completa com duas lendas do NBB CAIXA: Marquinhos e Alex Garcia.
O ala do R10 Score Vasco da Gama foi selecionado no draft pelo New Orleans Hornets e disputou duas temporadas, em um período em que o time jogou em Oklahoma City por causa do furacão Katrina. Ele disputou 26 jogos, com média de 7,9 minutos por jogo na primeira temporada e de 5,3 minutos por jogo na segunda. Em fevereiro de 2012, ele foi envolvido em uma troca com o Memphis Grizzlies e dispensado na sequência. Vale lembrar que ele está em sua última temporada como profissional, já que anunciou que vai se aposentar ao final da atual edição.
O ala do Bauru Basket também disputou duas temporadas na NBA, com San Antonio Spurs (2003/04) e New Orleans Hornets (2004/05). Ao todo, o Brabo disputou 10 jogos na maior liga do mundo, com médias de 15,9 minutos, 4,7 pontos, 1,8 assistência e 1,5 rebote. Aos 44 anos, Alex Garcia está em sua 17ª temporada no NBB CAIXA e, diferentemente de Marquinhos, ainda não esboça uma aposentadoria.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.