#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

NBB 21/22Clubes definidos

03-09-2021 | 02:02
Por Liga Nacional de Basquete

Conselho de Administração da LNB votou pela participação de Rio Claro e União Corinthians e definiu os 17 times da 14ª edição do NBB; competição terá representantes de 8 Unidades da Federação

Os clubes da 14ª edição do NBB já estão definidos. Com o retorno confirmado de Rio Claro (SP) e a adição do União Corinthians (RS), a maior competição de basquete do Brasil contará com 17 times na temporada 2021/2022.

A próxima temporada do NBB terá início no dia 23 de outubro (sábado), com confronto, horário e local a definir. A tabela completa e o regulamento serão publicados em breve.

NBB 2021/2022 contará com a presença de 17 times (Arte/LNB)

Com isso, o número de Unidades da Federação representadas no NBB se mantém em oito, sendo eles: Ceará (Fortaleza Basquete Cearense), Minas Gerais (Minas Tênis Clube), Paraíba (Basquete Unifacisa), Paraná (Pato Branco Basquete), Rio de Janeiro (Flamengo), Rio Grande do Sul (Caxias do Sul Basquete e União Corinthians) e São Paulo (Zopone/Gocil Bauru Basket, Corinthians, Mogi das Cruzes, Paulistano/Corpore, Pinheiros, Rio Claro, São Paulo F.C. e Sesi Franca Basquete), além do Distrito Federal (BRB/Brasília Basquete e Cerrado).

“É uma enorme satisfação ver o crescimento do NBB em cada temporada que se passa. Seguimos evoluindo dentro e fora das quadras com a contribuição dos clubes e o engajamento dos nossos fãs. Espero que seja mais uma temporada histórica e que o nosso basquete continue na direção certa”, declarou o Presidente da LNB, Delano Franco.

Flamengo foi o último campeão do NBB, superando o São Paulo na final (João Pires/LNB)

A decisão aconteceu em sessão do Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB). Agora, a competição conta com uma equipe a mais em comparação à temporada anterior, tendo a saída de VipTech/Campo Mourão/Assercam e as entradas do Rio Claro Basquete, que retorna após uma edição fora, e do União Corinthians, estreante.

Rio Claro retorna ao NBB após uma temporada fora (Marfim Photo/Rio Claro) 

São José dos Campos Basketball (SP) e Campo Mourão (PR), equipes afiliadas da Liga Nacional, solicitaram inatividade junto ao conselho para esta temporada e, por esse motivo, não disputarão a 14ª edição da competição nacional.

Desta forma, ambas as equipes só podem retornar à elite do basquete brasileiro na próxima edição do NBB, durante a temporada 2022/2023. Isso, é claro, caso supram todas as solicitações previstas no regulamento da competição. O Estatuto prevê ainda que a licença tirada pelos dois times pode durar até dois anos – neste caso, o prazo do São José se encerra ao término dessa temporada.

Lucas Mariano, atual King Of The Season (MVP) do NBB, oferecido por Budweiser, retornou para o Sesi Franca nesta temporada, seu time formador em sua cidade natal, e comentou sobre suas expectativas para a nova temporada da elite do basquete braisleiro.

“Estou com a expectativa alta para o início do NBB. Fui o King Of The Season (MVP) da última temporada e espero ter uma atuação ainda melhor neste ano. Agora estou defendendo a camisa do Sesi Franca, uma equipe recheada de grandes talentos, e vamos brigar pelo título”, disse o pivô.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

O ala Marquinhos, um dos principais reforços do São Paulo FC para esta temporada, falou da emoção de disputar mais uma edição do NBB, agora com a camisa do Tricolor do Morumbi, seu time do coração.

“Sempre que um NBB passa, o outro é mais forte, mais concorrido. Tivemos bastante mudança no mercado, alguns times se fortalecendo, outros com jogadores novos. Então, a competição tem tudo pra ser bem concorrida e disputada, assim como nas últimas edições”, afirmou Marquinhos, que completou:

“A minha expectativa pessoal é de, como sempre, fazer um bom campeonato. Quero representar essa camisa que estou vestindo (São Paulo). Vestir a camisa do time do meu coração é a realização de um sonho para mim, e fica melhor ainda tendo a chance de brigar contra os melhores times pelo título”, finalizou.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Já o Corinthians agora está com um treinador novo para a temporada 2021/2022. Sob o comando de Léo Figueiró, o Timão irá para sua quarta temporada na maior competição do basquete brasileiro. O treinador, inclusive, comentou sobre o desafio que assumiu.

“O desafio é do tamanho dos meus sonhos. O Corinthians é um clube gigante. Gosto de saber que teremos uma grande torcida nos acompanhando e a minha motivação é fazer a equipe representar essa grandeza”, declarou o técnico.

Presente desde de 2018 no calendário da LNB, a Copa Super 8 também foi mantida para essa temporada. O torneio, que consiste em uma disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB, continuará dando ao campeão uma vaga na principal competição do continente, a Basketball Champions League Américas (BCLA), da FIBA, na temporada subsequente. A competição acontecerá em janeiro de 2022.

Campeão da Copa Super 8 nesta temporada terá vaga garantida na BCLA 2022/2023 (João Pires/LNB)

Campeão do NBB, da Copa Super 8 e da BCLA na última temporada, o técnico do Flamengo, Gustavo De Conti, comentou sobre a expectativa para a próxima edição do NBB e projetou uma temporada difícil.

“Sabemos que vai ser uma temporada difícil. Outros times chegaram com grande investimento e vão brigar até o fim pelo título. Trouxemos jogadores experientes e com a cara do Flamengo, que querem fazer história mais uma vez, não só no NBB, mas em todas as competições que disputarmos. Não vai ser fácil, a expectativa é de grandes confrontos nessa temporada e vamos trabalhar muito para conquistar cada vitória”, disse o técnico.

O sistema de disputa, ao contrário da última edição que aconteceu no modelo de sedes, será no formato de jogos de ida e volta. Além disso, em decisão tomada em conjunto pelos Clubes que formam o Conselho de Administração, não haverá rebaixamento na temporada 2021/2022 do NBB.

Confira abaixo as equipes confirmadas na próxima edição do NBB:

1) Bauru Basket (SP)

2) Brasília Basquete (DF)

3) Cerrado (DF)

4) Caxias do Sul Basquete (RS)

5) C.A. Paulistano (SP)

6) C.R. Flamengo (RJ)

7) E.C. Pinheiros (SP)

8) Fortaleza Basquete Cearense (CE)

9) Minas Tênis Clube (MG)

10) Mogi Basquete (SP)

11) Pato Basquete (PR)

12) Rio Claro (SP)

13) São Paulo F.C. (SP)

14) Sesi Franca (SP)

15) S.C. Corinthians (SP)

16) Unifacisa (PB)

17) União Corinthians (RS)

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Nike, Penalty, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.