HOJE
Vitória "Braba"
Por Juvenal Dias
Alex mostra mais uma vez porque é o "Brabo", faz 26 pontos, impulsiona arrancada no último quarto e coloca o Bauru em vantagem no confronto de oitavas contra o Pato, mesmo fora de casa
Alex Garcia, 44 anos e ainda decisivo. Foi assim que o “Brabo” bateu no peito novamente e comandou a vitória do Bauru Basket por 93 a 74 contra o Pato Basquete e largou em vantagem nas oitavas de final dos playoffs do NBB CAIXA. O ala do Dragão foi o cestinha da partida, anotando nada menos do que 26 pontos, com três rebotes e sete assistências e uma eficiência de 32, a maior entre os sete jogos disputados até o momento nesta fase. Foi a primeira vitória de um visitante entre os dois times nos confrontos da temporada 2023/24.

Alex Garcia fez a diferença para o Bauru contra o Pato. Foto: Mauricio Moreira/@mmmoreira
O duelo começou com o Pato Basquete abrindo alguma vantagem, principalmente pelos erros que o Bauru Basket cometeu, promovendo o contra ataque da equipe da casa. No entanto, tanto os mandantes como os visitantes perdiam ataques pela marcação forte e por erros de andar com a bola. Aos poucos o Dragão igualou as ações e o primeiro quarto terminou 23 a 21 para o Quack. Em seguida, o Pato foi para o intervalo em vantagem de quatro pontos muito por seu aproveitamento em bolas de três, acertando 8/13 (61,5%).
Foi aí que o show de Alex ficou mais visível, já que vinha mais servindo os companheiros do que pontuando. No momento que todos sentem mais a parte física pela correria que o jogo exigia, o ala mostrou fôlego de garoto para arrancar em contra ataque e enterrar. Além de ir em uma crescente de pontos, com sete no terceiro período e doze no quarto. Acertou as cinco tentativas de bolas de dois e outras cinco em oito tentadas de bolas de 3.
No terceiro período, o Bauru Basket passou a errar menos e o elevado índice de lances livres contra o baixo aproveitamento do Pato (84,2% contra 36,4%) fez o time do interior paulista terminar com quatro pontos à frente pela primeira vez na partida. O último período teve um apagão nos primeiros minutos do time da casa e o Bauru Basket abriu 14 pontos em uma sequência que determinou os rumos do fim da partida. O Pato Basquete mal converteu uma cesta e Dragão ampliou sua margem para 20 pontos. Foi o balde de água fria no ímpeto do torcedor que encheu o Ginásio do Sesi, na cidade paranaense de Pato Branco, e do time, que viu o adversário vencer a parcial por 28 a 13.
O show do “Brabo” foi reconhecido até pela torcida adversária, já que, falando poucos minutos, saiu para ser poupado e foi aplaudido pelo público que estava presente, mostrando que a idolatria do terceiro maior pontuador da história do NBB CAIXA vai muito além do uniforme. “Também tiveram algumas vaias. A gente sabe que isso é normal jogando fora de casa. Mas, receber esse reconhecimento dos aplausos da torcida adversária é muito bom. É sinal de que estamos dando o nosso melhor dentro de quadra”, comentou Alex.
No próximo sábado (27/04), a batalha será no ginásio Panela de Pressão, com o Bauru Basket em vantagem (1 a 0). O Pato Basquete precisa da vitória para forçar o jogo de desempate. A bola sobe às 17h10 e terá transmissão da TV Cultura, da Jumper Brasil, do NBB BasquetPass e do YouTube do NBB CAIXA. O Bauru Basket, que é a segunda equipe com mais partidas na história dos playoffs do NBB CAIXA (agora, 115), é, também, a segunda equipe com mais vitórias (62), se conseguir mais uma fecha a série de oitavas.
“Aqui em Pato Branco é difícil de jogar, o começo do jogo foi importante. Fomos ponto a ponto, não deixamos a equipe deles abrir, tivemos uma defesa boa no primeiro tempo. No segundo tempo, tivemos uma defesa ainda mais consistente, soubemos escolher melhor os ataques, foi uma grande vitória aqui”, completou o destaque da partida.
Paulo Jaú, técnico do Bauru Basket, avaliou a partida, exaltando a neutralização de Barnes do lado de Pato e comemorando o crescimento de Alex nos momentos decisivos: “Parabenizar a equipe, vitória realmente importante, fizemos 1 a 0, só passa quem fizer dois. Não tem nada ganho em perdido para nenhum dos lados. No vestiário, fizemos acertos táticos, estávamos perdendo muitas bolas, tivemos 11 erros no primeiro tempo. O aproveitamento até estava bom, mesmo errando demais. No segundo tempo tivemos apenas três erros e defendemos melhor. Tiramos as principais peças deles de ação, o Barnes teve seis pontos no segundo tempo, jogamos coletivamente, tivemos uma tarde boa de alguns jogadores, principalmente, o Alex, que, em determinado momento do jogo, foi muito bem, a equipe toda está de parabéns”.
O capitão do Pato, Guilherme Magna, lamenta, mas já pensa no que é possível melhorar para ter um resultado diferente quando o time viajar para a cidade do adversário: “Foi um jogo duro e disputado, mas tivemos muitos erros ofensivos e defensivos. Temos alguns dias de treino pra trabalhar, fazer os acertos necessários e buscar mudar a história da série no jogo 2”.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca