HOJE
Vitória "Braba"
Por Juvenal Dias
Alex mostra mais uma vez porque é o "Brabo", faz 26 pontos, impulsiona arrancada no último quarto e coloca o Bauru em vantagem no confronto de oitavas contra o Pato, mesmo fora de casa
Alex Garcia, 44 anos e ainda decisivo. Foi assim que o “Brabo” bateu no peito novamente e comandou a vitória do Bauru Basket por 93 a 74 contra o Pato Basquete e largou em vantagem nas oitavas de final dos playoffs do NBB CAIXA. O ala do Dragão foi o cestinha da partida, anotando nada menos do que 26 pontos, com três rebotes e sete assistências e uma eficiência de 32, a maior entre os sete jogos disputados até o momento nesta fase. Foi a primeira vitória de um visitante entre os dois times nos confrontos da temporada 2023/24.
O duelo começou com o Pato Basquete abrindo alguma vantagem, principalmente pelos erros que o Bauru Basket cometeu, promovendo o contra ataque da equipe da casa. No entanto, tanto os mandantes como os visitantes perdiam ataques pela marcação forte e por erros de andar com a bola. Aos poucos o Dragão igualou as ações e o primeiro quarto terminou 23 a 21 para o Quack. Em seguida, o Pato foi para o intervalo em vantagem de quatro pontos muito por seu aproveitamento em bolas de três, acertando 8/13 (61,5%).
Foi aí que o show de Alex ficou mais visível, já que vinha mais servindo os companheiros do que pontuando. No momento que todos sentem mais a parte física pela correria que o jogo exigia, o ala mostrou fôlego de garoto para arrancar em contra ataque e enterrar. Além de ir em uma crescente de pontos, com sete no terceiro período e doze no quarto. Acertou as cinco tentativas de bolas de dois e outras cinco em oito tentadas de bolas de 3.
No terceiro período, o Bauru Basket passou a errar menos e o elevado índice de lances livres contra o baixo aproveitamento do Pato (84,2% contra 36,4%) fez o time do interior paulista terminar com quatro pontos à frente pela primeira vez na partida. O último período teve um apagão nos primeiros minutos do time da casa e o Bauru Basket abriu 14 pontos em uma sequência que determinou os rumos do fim da partida. O Pato Basquete mal converteu uma cesta e Dragão ampliou sua margem para 20 pontos. Foi o balde de água fria no ímpeto do torcedor que encheu o Ginásio do Sesi, na cidade paranaense de Pato Branco, e do time, que viu o adversário vencer a parcial por 28 a 13.
O show do “Brabo” foi reconhecido até pela torcida adversária, já que, falando poucos minutos, saiu para ser poupado e foi aplaudido pelo público que estava presente, mostrando que a idolatria do terceiro maior pontuador da história do NBB CAIXA vai muito além do uniforme. “Também tiveram algumas vaias. A gente sabe que isso é normal jogando fora de casa. Mas, receber esse reconhecimento dos aplausos da torcida adversária é muito bom. É sinal de que estamos dando o nosso melhor dentro de quadra”, comentou Alex.
No próximo sábado (27/04), a batalha será no ginásio Panela de Pressão, com o Bauru Basket em vantagem (1 a 0). O Pato Basquete precisa da vitória para forçar o jogo de desempate. A bola sobe às 17h10 e terá transmissão da TV Cultura, da Jumper Brasil, do NBB BasquetPass e do YouTube do NBB CAIXA. O Bauru Basket, que é a segunda equipe com mais partidas na história dos playoffs do NBB CAIXA (agora, 115), é, também, a segunda equipe com mais vitórias (62), se conseguir mais uma fecha a série de oitavas.
“Aqui em Pato Branco é difícil de jogar, o começo do jogo foi importante. Fomos ponto a ponto, não deixamos a equipe deles abrir, tivemos uma defesa boa no primeiro tempo. No segundo tempo, tivemos uma defesa ainda mais consistente, soubemos escolher melhor os ataques, foi uma grande vitória aqui”, completou o destaque da partida.
Paulo Jaú, técnico do Bauru Basket, avaliou a partida, exaltando a neutralização de Barnes do lado de Pato e comemorando o crescimento de Alex nos momentos decisivos: “Parabenizar a equipe, vitória realmente importante, fizemos 1 a 0, só passa quem fizer dois. Não tem nada ganho em perdido para nenhum dos lados. No vestiário, fizemos acertos táticos, estávamos perdendo muitas bolas, tivemos 11 erros no primeiro tempo. O aproveitamento até estava bom, mesmo errando demais. No segundo tempo tivemos apenas três erros e defendemos melhor. Tiramos as principais peças deles de ação, o Barnes teve seis pontos no segundo tempo, jogamos coletivamente, tivemos uma tarde boa de alguns jogadores, principalmente, o Alex, que, em determinado momento do jogo, foi muito bem, a equipe toda está de parabéns”.
O capitão do Pato, Guilherme Magna, lamenta, mas já pensa no que é possível melhorar para ter um resultado diferente quando o time viajar para a cidade do adversário: “Foi um jogo duro e disputado, mas tivemos muitos erros ofensivos e defensivos. Temos alguns dias de treino pra trabalhar, fazer os acertos necessários e buscar mudar a história da série no jogo 2”.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.