HOJE
Série embaralhada
Por Marcius Azevedo
Franco Baralle tem ótima atuação dos dois lados da quadra, Minas Tênis Clube vence o São Paulo e força o quinto e decisivo jogo pelas quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA
Era tudo ou nada! E o Minas Tênis Clube respondeu à altura do desafio em quadra. A equipe mineira impôs um ritmo muito forte, marcou pressão quadra toda em muitos momentos para dificultar o trabalho de Ricardo Fischer e venceu o São Paulo por 104 a 79, neste sábado (11/05), na Arena UniBH, pelas quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24. A decisão da vaga agora será no jogo 5, segunda-feira (13/05), às 19h, novamente em Belo Horizonte, com transmissão do YouTube do NBB CAIXA, UOL e do NBB BasquetPass.

Franco Baralle teve ótima atuação pelo Minas contra o São Paulo. Foto: Hedgard Moraes/MTC
O excelente desempenho do Minas passou também pela atuação de Franco Baralle. Apenas no primeiro quarto, quando o time mineiro abriu uma vantagem de 18 pontos (32 a 14), o argentino anotou 10 pontos, (com 5/8 nas bolas de três pontos), roubou três bolas e deu duas assistências.
Após descansar um pouco no segundo quarto, quando ficou em quadra pouco mais de 4 dos 10 minutos (e anotou mais cinco pontos), Baralle voltou na terceira parcial. A defesa do São Paulo não tinha resposta para o argentino, que era preciso na leitura de jogo. Ora para arremessar de três pontos, ora para infiltrar e colocou mais dois pontos no placar para Minas. Foram mais seis na conta do armador.
No último quarto, com uma vantagem confortável, Léo Costa pôde rodar o elenco e não utilizou o seu armador titular. Baralle ficou no banco durante os 10 minutos derradeiros. Germerson (11) e Felipe Vezaro (9) foram os responsáveis por fechar o jogo para o Minas, que fez 29 a 23 na parcial e confirmou o triunfo.
“Foi um jogo em que entramos com outra mentalidade. É assim, na nossa casa, temos de jogar com essa intensidade. A nossa defesa foi muito agressiva, conseguimos ditar o ritmo do jogo. Hoje mostramos o carácter do time”, afirmou Baralle, que terminou o jogo como cestinha do Minas, com 21 pontos.
“Estou me sentindo bem no grupo, eles me dão muita confiança, então é muito bom jogar. O importante é que o time ganhou, mas ainda temos mais um jogo na segunda para fechar, ainda não temos nada para comemorar. O trabalho ainda não está feito”, acrescentou.
O argentino sabe que do outro lado da quadra está uma equipe que já provou o seu valor e que não costuma desistir facilmente. “O São Paulo é um time experiente, tem jogadores de muita qualidade. Eles oscilaram muito na temporada, mas, na hora decisiva, eles jogam. Temos de estar preparados para isso.”
Para Betinho, que foi o responsável pela cesta decisiva no jogo 3, o São Paulo cometeu muitos erros, situação que faz diferença diante de uma equipe tão forte quanto o Minas. Foram 22 erros do Tricolor, sendo 15 apenas no primeiro tempo, quando o time mineiro fez uma defesa quadra toda, para dificultar o trabalho do armador Ricardo Fischer. A média da equipe na temporada do NBB CAIXA é de 12,48 por jogo.
“O nosso maior pecado foi o primeiro tempo. Apesar do aproveitamento ter sido parelho, nós tivemos um volume muito baixo. Perdemos muitas bolas e eles foram melhores nos rebotes. Mas faz parte, playoff é assim, os dois times são muito parecidos tecnicamente e fisicamente. Vamos tentar arrumar o que erramos, como defesa no pick and roll e os rebotes”, afirmou Betinho. “Tecnicamente sabemos o que podemos dar e taticamente temos de ajeitar algumas coisas. Temos de fazer um jogo mais parelho (na segunda) para tentar decidir no final. Estamos confiantes de que dá para beliscar o jogo aqui sim.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca