HOJE
Série embaralhada
Por Marcius Azevedo
Franco Baralle tem ótima atuação dos dois lados da quadra, Minas Tênis Clube vence o São Paulo e força o quinto e decisivo jogo pelas quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA
Era tudo ou nada! E o Minas Tênis Clube respondeu à altura do desafio em quadra. A equipe mineira impôs um ritmo muito forte, marcou pressão quadra toda em muitos momentos para dificultar o trabalho de Ricardo Fischer e venceu o São Paulo por 104 a 79, neste sábado (11/05), na Arena UniBH, pelas quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24. A decisão da vaga agora será no jogo 5, segunda-feira (13/05), às 19h, novamente em Belo Horizonte, com transmissão do YouTube do NBB CAIXA, UOL e do NBB BasquetPass.
O excelente desempenho do Minas passou também pela atuação de Franco Baralle. Apenas no primeiro quarto, quando o time mineiro abriu uma vantagem de 18 pontos (32 a 14), o argentino anotou 10 pontos, (com 5/8 nas bolas de três pontos), roubou três bolas e deu duas assistências.
Após descansar um pouco no segundo quarto, quando ficou em quadra pouco mais de 4 dos 10 minutos (e anotou mais cinco pontos), Baralle voltou na terceira parcial. A defesa do São Paulo não tinha resposta para o argentino, que era preciso na leitura de jogo. Ora para arremessar de três pontos, ora para infiltrar e colocou mais dois pontos no placar para Minas. Foram mais seis na conta do armador.
No último quarto, com uma vantagem confortável, Léo Costa pôde rodar o elenco e não utilizou o seu armador titular. Baralle ficou no banco durante os 10 minutos derradeiros. Germerson (11) e Felipe Vezaro (9) foram os responsáveis por fechar o jogo para o Minas, que fez 29 a 23 na parcial e confirmou o triunfo.
“Foi um jogo em que entramos com outra mentalidade. É assim, na nossa casa, temos de jogar com essa intensidade. A nossa defesa foi muito agressiva, conseguimos ditar o ritmo do jogo. Hoje mostramos o carácter do time”, afirmou Baralle, que terminou o jogo como cestinha do Minas, com 21 pontos.
“Estou me sentindo bem no grupo, eles me dão muita confiança, então é muito bom jogar. O importante é que o time ganhou, mas ainda temos mais um jogo na segunda para fechar, ainda não temos nada para comemorar. O trabalho ainda não está feito”, acrescentou.
O argentino sabe que do outro lado da quadra está uma equipe que já provou o seu valor e que não costuma desistir facilmente. “O São Paulo é um time experiente, tem jogadores de muita qualidade. Eles oscilaram muito na temporada, mas, na hora decisiva, eles jogam. Temos de estar preparados para isso.”
Para Betinho, que foi o responsável pela cesta decisiva no jogo 3, o São Paulo cometeu muitos erros, situação que faz diferença diante de uma equipe tão forte quanto o Minas. Foram 22 erros do Tricolor, sendo 15 apenas no primeiro tempo, quando o time mineiro fez uma defesa quadra toda, para dificultar o trabalho do armador Ricardo Fischer. A média da equipe na temporada do NBB CAIXA é de 12,48 por jogo.
“O nosso maior pecado foi o primeiro tempo. Apesar do aproveitamento ter sido parelho, nós tivemos um volume muito baixo. Perdemos muitas bolas e eles foram melhores nos rebotes. Mas faz parte, playoff é assim, os dois times são muito parecidos tecnicamente e fisicamente. Vamos tentar arrumar o que erramos, como defesa no pick and roll e os rebotes”, afirmou Betinho. “Tecnicamente sabemos o que podemos dar e taticamente temos de ajeitar algumas coisas. Temos de fazer um jogo mais parelho (na segunda) para tentar decidir no final. Estamos confiantes de que dá para beliscar o jogo aqui sim.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.