HOJE
Vaga com autoridade
Por Marcius Azevedo
Com exibição de gala no terceiro período, Brasil abre caminho para superar Bahamas com placar elástico e garante classificação antecipada às quartas de final da AmeriCup 2025
Com um terceiro período de absoluta autoridade, em que uniu eficiência ofensiva e intensidade defensiva, o Brasil construiu o caminho para superar Bahamas e conquistar sua segunda vitória na AmeriCup 2025. O triunfo com placar elástico por 84 a 66, neste domingo (24/08), no Poliesportivo Alexis Argüello, em Manágua, capital da Nicarágua, não apenas confirmou o auspicioso momento da seleção brasileira, mas também garantiu de forma antecipada uma vaga nas quartas de final.
O armador Alexey Borges foi o jogador mais eficiente da seleção brasileira, terminando o jogo com 14 pontos, oito assistências e quatro rebotes para 22 de eficiência. Yago também se destacou e foi o cestinha da equipe com 17 pontos e um aproveitamento de 71,4% (5/7) do perímetro. A equipe do técnico Aleksandar Petrovic entra novamente em quadra na terça-feira (26/08), às 22h10, para enfrentar os Estados Unidos, na última rodada do Grupo A.

Alexey Borges foi fundamental na vitória da seleção diante de Bahamas. Foto: FIBA
No primeiro período, o Brasil encontrou enormes dificuldades para se impor diante de Bahamas. A equipe bahamense começou com muita intensidade, explorando bem os espaços no ataque e exibindo alto aproveitamento nos arremessos do perímetro. A seleção brasileira teve pouca fluidez ofensiva, sofrendo para ter uma leitura das constantes mudanças na marcação imposta pelo adversário, ora individual, ora por zona. A situação só melhorou nos instantes finais, quando Alexey Borges saiu do banco, impulsionou uma corrida de 8 a 0 e diminuiu para seis a desvantagem no placar: 23 a 18.
+ Confira as estatísticas de Bahamas x Brasil
Alexey Borges continuou quente no segundo período, manteve a mão calibrada e assumiu o protagonismo ofensivo, puxando a reação brasileira até o empate. Após mais de dois minutos de dificuldades para ambos os lados encontrarem o caminho da cesta, os ataques, enfim, se ajustaram e o jogo ganhou ritmo. A seleção brasileira mostrou maior assertividade na reta final da parcial, aproveitou melhor as posses, contou com cinco pontos seguidos de Yago e conseguiu virar o placar, indo para o intervalo em vantagem: 40 a 39.
O terceiro período foi uma exibição de gala da seleção brasileira. No ataque, o time mostrou paciência e inteligência para escolher as melhores jogadas, convertendo com eficiência e ritmo. A postura foi agressiva na defesa, sufocando as tentativas de reação das Bahamas e impondo intensidade em cada posse de bola. Ruan Miranda foi dominante no garrafão, tirando proveito da marcação por zona 1-3-1 e causando estrago. Reynan dos Santos também se destacou dos dois lados da quadra. O Brasil teve ainda um aproveitamento excepcional de 85,7% (6/7) do perímetro e foi para o quarto derradeiro com 23 pontos de diferença: 73 a 50.
+ Veja a galeria de fotos da vitória do Brasil sobre Bahamas
No último período, o Brasil optou por uma postura mais cautelosa, evitando desgaste após o ritmo intenso que havia imposto no terceiro quarto. A seleção brasileira administrou a larga vantagem no placar, sem a mesma agressividade ofensiva e defensiva de antes, o que permitiu às Bahamas vencerem a parcial por 16 a 11. Ainda assim, o controle do jogo permaneceu nas mãos brasileiras, que confirmaram a vitória com tranquilidade e sem sustos.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca