#JOGAJUNTO

NBB Caixa

ATENÇÃOPERMANENTE

15-01-2022 | 01:00
Por Liga Nacional de Basquete

Uma das poucas ligas a exigir vacinação completa de jogadores, LNB tem aumentado testagem até para dias sem partidas

O número de casos de Covid-19 tem aumentado nas últimas semanas no Brasil e no mundo. Consequentemente, a nova onda de infecções pela variante Ômicron chegou até alguns times do NBB, mesmo com todo os cuidados previstos no rigoroso protocolo de saúde da Liga Nacional de Basquete – com testagens antes de todos os jogos e exigência de vacinação completa dos jogadores.

O médico Diego Gadelha (Unifacisa), vice-presidente de Saúde da LNB, analisa todo o processo de prevenção criado pela Liga em conjunto com os clubes e detalha novamente o protocolo, considerado referência nacional pelo Jornal O Globo, em reportagem publicada em novembro de 2021.

“Desde o início da pandemia foi criada uma comissão interdisciplinar para tratar do tema, com o envolvimento do departamento médico de todos os clubes e de um infectologista contratado pela Liga para dar suporte de consultoria na realização do protocolo – o Dr. Max Igor Banks Ferreira Lopes, do Hospital das Clínicas da USP. Temos feito esse acompanhamento desde o início e nos adaptando à realidade, às necessidades e às recomendações do Ministério da Saúde, da OMS e da Anvisa”, afirma Gadelha.

Testagem dos atletas acontece antes de todos os jogos, além da recomendação de testes extras no período entre partidas (Divulgação/LNB)

Para entrar em quadra no maior campeonato de basquete do Brasil é necessário estar vacinado com uma dose da vacina contra a Covid-19 e estar dentro do prazo para a segunda dose. Se o jogador não foi vacinado com nenhuma dose do imunizante ou está com o reforço da imunização em atraso, sua presença nos ginásios do NBB não é permitida.

“A LNB exigiu a vacinação completa de todos os atletas para o NBB, fato que ocorreu em poucas ligas no Brasil e no mundo. Entendendo que a letalidade do vírus tem sido maior em pessoas não vacinadas, o fato de nossos atletas estarem vacinados nos traz uma segurança maior nesse tema, sempre seguindo as orientações do Ministério da Saúde e dos órgãos responsáveis”, reafirma.

Desde o início do campeonato até o dia 20 de dezembro, o NBB contabilizou 11 casos de covid (6 membros de staff das equipes e 5 jogadores), em um período de 69 dias. Já na janela de 21 de dezembro a 13 de janeiro, um dia após a última partida do primeiro turno, o número subiu para 103 casos (69 atletas, 27 membros de staff das equipes e 7 árbitros), justamente no período de aumento nos casos em todo o país e ao redor do mundo. Vale destacar que todos os casos positivos foram assintomáticos ou com sintomas leves.

Protocolo está sendo atualizado de acordo com as novas recomendações dos órgãos responsáveis (Divulgação/LNB)

A respeito do protocolo adotado pela LNB, Gadelha ressalta as novas recomendações dos órgãos responsáveis e as atualizações feitas nos procedimentos realizados com as equipes e atletas. Além de destacar a importância de maiores cuidados médicos com os atletas que tiverem sintomas durante o período de contaminação.

“Esta semana, o Ministério da Saúde divulgou uma nova normativa sobre volta ao trabalho e a estamos seguindo integralmente. Quando a pessoa está assintomática no 5º dia de Covid, ela pode fazer um novo PCR e se estiver negativo, pode voltar ao trabalho. Voltar ao trabalho significa que ele seguirá testando periodicamente como os outros atletas no protocolo habitual. Antes de todos os jogos, os atletas são testados e estamos recomendando, inclusive, testes extras fora da competição. Um outro ponto importante é que recomendamos a todas as equipes médicas que os atletas que tiveram problemas de Covid sintomáticos passem por avaliações para prevenir doenças cardiovasculares que podem surgir como sequelas”, diz Diego Gadelha.

Para a Copa Super 8 SKY, que começa neste sábado (15/01), novos testes serão feitos, inclusive nos dias sem jogos, para tentar evitar ao máximo o surgimento de mais casos e isolar rapidamente os contaminados, caso seja necessário. A Associação de Atletas Profissionais de Basquete do Brasil se pronunciou sobre o tema em nota publicada em seus canais oficiais.

Sobre a Copa Super 8 SKY, Diego Gadelha explica os procedimentos que serão adotados pela LNB: “Estamos agora com um espaço de tempo maior entre o último jogo do primeiro turno e o primeiro do segundo turno, com a Copa Super 8 SKY acontecendo entre estas partidas. Então a gente recomendou um teste extra para ser feito nesta sexta-feira, com as equipes que atuarão no sábado e domingo, além da testagem que será feita no dia do jogo. Ou seja, um teste extra para tentar coibir possíveis infecções iniciais dentro das equipes e conseguir evitar surtos dentro dos times. Esse é um cuidado extra em relação ao recomendado pelo Ministério da Saúde”, comenta o médico da Unifacisa.

A Copa Super 8 SKY reúne os oito primeiros classificados do NBB em jogos mata-mata realizados entre 15 e 22 de janeiro.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.