#JOGAJUNTO

LDB

Tripla vitória carioca!

30-07-2025 | 08:17
Por Liga Nacional de Basquete

Vasco/Tijuca, Botafogo e Flamengo vencem na abertura da sede do Rio de Janeiro na 2ª etapa da LDB 2025

Nesta quarta-feira (30/07), a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) 2025 fez a sua estreia no Rio de Janeiro. Essa é a 2ª etapa da competição sub-22, que conta com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Três partidas realizadas na sede da gavea agitaram o início da nova etapa do campeonato, com tripla vitória carioca.

Além das sedes do Rio de Janeiro, a 2ª Etapa da LDB 2025 também será disputada nas sedes União Corinthians (Ginásio Poliesportivo Arnão, Santa Cruz do Sul-RS), Pinheiros (Ginásio Henrique Villabom) e Corinthians (Mini Parque do São Jorge). Todas as partidas da LDB 2025 serão transmitidas no Youtube do NBB CAIXA.

+ Confira o calendário de jogos da LDB 2025

Triunfo cruzmaltino

No primeiro duelo do dia, o Vasco da Gama/Tijuca Tênis Clube conquistou a sua segunda vitória na LDB 2025, desta vez após um duelo disputado contra o Instituto Viva Vida/CETAF, adversário direto na disputa pela tabela de classificação. Até o intervalo, a diferença entre as equipes era de apenas 1 ponto, e foi apenas ao fim do terceiro período que a equipe vascaína tomou a frente e criou sua vantagem.

Os 23 pontos anotados contra o IVV/Cetaf foram o recorde pessoal de Giovane na LDB 2025. Foto: Mauricio Almeida/LNB

Entre os destaques da equipe cruzmaltina, estão o ala Gabriel Xisto, que anotou 12 pontos, seis rebotes e três roubos de bola, além do ala/armador Giovane, que conseguiu 23 pontos, oito rebotes e 26 de eficiência, além de quatro bolas de três pontos acertadas em cinco tentativas. “Muito feliz por ter ajudado a equipe com essa vitória, tinha um tempo que eu não saia como títular, mas com a confiança da equipe, do técnico, dos meus amigos, isso ajudou miuto. Só tenho que agradecer”, disse o ala/armador.

Pelo lado da equipe capixaba, o grande destaque foi o pivô Vitor Cauã, que conseguiu um duplo-duplo com 23 pontos, 14 rebotes e 23 pontos. “Foi um jogo muito duro fisicamente, o que dificultou muito nossa partida. Nossa equipe vem de outros campeonatos, então estamos um pouco desgastados, porém não podemos deixar isso nos afetar. Vamos em busca dos próximos”, afirmou o pivô.

Em busca da ouro!

O Botafogo enfrentou a Unifacisa e conseguiu uma importante vitória na campanha para buscar a classificação para a Série Ouro da LDB 2025. A equipe Carioca disputa diretamente com os primeiros colocados do Grupo A e com esse triunfo fica a apenas uma partida de diferença da classificação. Na equipe carioca, seis jogadores conseguiram mais de dois digitos na pontuação e ajudaram efetivamente na vitória: Os armadores Klebinho, Lucas e Vini Flores, os alas Kyle e Ibiapina, e o pivô Jhow.

“Estamos muito felizes com o resultado de hoje. É praticamente um mês de preparação para correr o tempo todo, forçar o erro do adversário, pressionar, e sinto que conseguimos produzir isso o tempo todo, até mesmo quando o jogo não estava tão ao nosso favor. Muito grato ao coach e ao time por seguir nesse empenho”, disse Lucas Rodrigues, que terminou com 17 pontos.

O norte-americano Kyle terminou com 14 pontos. Foto: Mauricio Almeida/LNB

Se sentiu em casa

Os donos da casa fizeram valer o mando de quadra e contaram com uma atmosfera favoravel dentro do Ginásio da Gávea para conquistarem a vitória no jogo contra o Basquete Cearense. Apesar do inicio disputado e do placar apertado em alguns momentos da partida, a equipe carioca conseguiu abrir uma boa vantagem no quarto periodo, quando conseguiu oito roubos de bola e sete rebotes ofensivos, demonstrando muita vontade dentro de quadra. O grande destaque rubro-negro foi o venezuelano Anthony Reyes, que anotou 18 pontos, 5 rebotes, 4 assistências e seis roubos de bola.

Matheus Leoni está disputando a sua sexta LDB na carreira. Foto: Mauricio Almeida

+ Classificação da LDB 2025

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.