#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Com a mão direita!

30-08-2014 | 03:05
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira supera 1º quarto ruim, mostra força coletiva e estreia na Copa do Mundo 2014 com excelente vitória sobre a atual campeã europeia França

O Brasil começou sua caminhada na Copa do Mundo da Espanha com a mão direita. Neste sábado, o time verde-amarelo se recuperou de um primeiro quarto ruim, virou o jogo e venceu ninguém menos que a atual campeã europeia, França, pelo placar de 65 a 63, no Palacio de los Deportes, na cidade de Granada, na Espanha.

Para iniciar o Mundial com resultado positivo, a Seleção mostrou não só força na defesa, mas um belo jogo coletivo. Os destaques brasileiros no duelo ficaram por conta do armador Marcelinho Huertas, que em grande tarde, contribuiu com 16 pontos e cinco assistências. Outro que se sobressaiu pelo lado verde-amarelo foi o ala Marquinhos, com dez pontos e seis rebotes.

Pelo lado dos atuais campeões da Europa, quem apareceu bem foi o ala/pivô Boris Diaw, responsável por 15 pontos, seis rebotes e cinco assistências, além do ala Nicolas Batum, que deixou a quadra com 13 pontos e cinco rebotes na conta.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida

“Na primeira partida de um campeonato como esse sempre tem muita ansiedade, muito nervosismo. Começamos um pouco fora do normal, mas depois controlamos o jogo e passamos grande parte do tempo na frente, principalmente no segundo tempo, chegando até a abrir uma vantagem confortável. Poderíamos ter matado o jogo se tivéssemos acertado um pouco de mais lances livres no final, mas o que importa foi a vitória sobre uma seleção que foi campeã europeia ano passado. Com certeza nos dá um pouco mais de moral”, comentou o capitão Huertas.

Agora, após vencer em sua estreia na Copa do Mundo, o esquadrão dirigido pelo técnico Rubén Magnano terão como próximo adversário no Grupo A a seleção do Irã. O duelo será  neste domingo, às 13 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

Seleção Brasileira controlou a partida a partir do 2º quarto e estreou no Mundial com vitória (Divulgação/FIBA)

Seleção Brasileira controlou a partida a partir do 2º quarto e estreou no Mundial com uma grande vitória (Divulgação/FIBA)

No início da partida, o Brasil mostrou sentiu com o nervosismo da estreia e tomou uma sequência de 6 a 0 nos primeiros minutos. Com mão quente nas bolas de 3 pontos, os franceses seguiram com superioridade em quadra e a diferença pulou para a casa dos nove pontos (12 a 3). A Seleção aos poucos começou a se encontrar (16 a 11), porém, não conseguiu reverter sua situação na partida e o primeiro quarto se encerrou com 18 a 11 para a França.

No entanto, a história do segundo quarto foi completamente outra. Mais solto em quadra e defendendo absurdamente forte, o esquadrão verde-amarelo começaram a etapa com um 5 a 0, o que cortou a diferença para dois pontos (18 a 16). A partida seguiu com vantagem mínima para os franceses até o os dois minutos, quando o jovem armador Raulzinho entrou em cena, anotou quatro pontos seguidos e deixou o Brasil na frente no final da primeira metade do duelo, placar de 28 a 26.

O Brasil manteve o embalo do período anterior e continuou com o ritmo lá em cima na volta dos vestiários. Novamente com Raulzinho bem, os comandados de Rubén Magnano não só seguiram com o controle do jogo como abriram sua maior vantagem na partida: seis pontos (40 a 34). Ainda sufocando os atuais campeões na defesa, a Seleção seguiu com regularidade na ponta do placar e foi para os dez minutos finais com cinco tentos de frente (46 a 41).

Assim como nos dois períodos anteriores, o esquadrão verde-amarelo não saiu dos trilhos em momento algum e seguiu com boa vantagem em mãos. Rodando bem a bola e mostrando mão quente nas bolas de fora, o Brasil chegou a colocar oito pontos de frente (51 a 43). Porém, quando tudo parecia caminhar para uma tranquila vitória brasileira, a França resolveu incomodar e esboçar uma reação.

Na medida em que o tempo ia passando, a diferença foi caindo e o Brasil não conseguiu deslanchar para matar de vez o jogo. Mesmo com seguidos erros no comando do ataque, os europeus conseguiram manter a margem entre cinco e três pontos até o final da partida. Com apenas cinco segundos para o fim, a Seleção vencia por quatro pontos (64 a 60), mas o armador Antoine Diot acertou um tiro de 3 pontos e reduziu a frente brasileira para apenas um ponto, com três segundos restantes (64 a 63).

Na saída de bola, o ala Marquinhos recebeu o passe e sofreu uma rápida falta da defesa francesa, com apenas um segundo para o fim. Coube ao camisa 14 do Brasil a missão de converter os lances livres para deixar o time verde-amarelo mais confortável no final do confronto. Em meio a muita expectativa, Marquinhos acertou a primeira tentativa (65 a 63) e desperdiçou a segunda, mas no rebote, a França não teve tempo para realizar um arremesso e a vitória na estreia do Mundial ficou com o Brasil.

“Foi um jogo muito duro, como esperávamos. Começamos um pouco ansiosos, mas a nossa defesa nos deu a confiança que precisávamos para virar o jogo. Agora é já pensar no próximo compromisso”, afirmou o ala/pivô Guilherme Giovannoni.

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:

Brasil 65 x 63 França
31/08 (domingo) – 13 horas – Brasil x Irã
01/09 (segunda-feira) – 17 horas – Brasil x Espanha
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito

*Horários de Brasília

Marcelinho Huertas teve atuação decisiva para o triunfo do Brasil na estreia do Mundial (Divulgação/FIBA)

Marcelinho Huertas teve atuação decisiva para o triunfo do Brasil na estreia do Mundial (Divulgação/FIBA)

Confira os resultados das partidas deste sábado (30/08) da Copa do Mundo:

30/08 (Sábado):

Croácia 81 x 78 Filipinas (Grupo B)
Ucrânia 82 x 62 República Dominicana (Grupo C)
Angola 80 x 69 Coreia do Sul (Grupo D)
Egito 64 x 85 Sérvia (Grupo A)
Nova Zelândia 73 x 76 Turquia (Grupo C)
Austrália 80 x 90 Eslovênia (Grupo D)
Porto Rico 75 x 98 Argentina (Grupo B)
França 63 x 65 Brasil (Grupo A)
14h – México x Lituânia (Grupo D)
15h – Grécia x Senegal (Grupo B)
16h30 – Estados Unidos x Finlândia (Grupo B) – ao vivo no SporTV
17h – Espanha x Irã (Grupo A)