HOJE
Comandante novo
Por Liga Nacional de Basquete
Palmeiras acerta com técnico Ênio Vecchi, ex-Joinville, para a temporada 2013/2014 do NBB; treinador retornará ao clube em que começou carreira como jogador

Ênio Vecchi comandará o Palmeiras na temporada 2013/2014 do NBB (Gaspar Nobrega/Inovafoto)
O Palmeiras terá um técnico novo para o NBB6. No último domingo, o clube alviverde anunciou a contratação de Ênio Vecchi, que comandou o Cia. de Terno/Romaço/Joinville na última edição da maior competição de basquete do país, para a temporada 2013/2014.
Vecchi, que chega para substituir o espanhol Arthuro Alvarez, terá seu quarto desafio como treinador de uma equipe no NBB. Antes de trabalhar no time catarinense, o técnico comandou o Vitória (ES), nas temporadas 2008/2009 e 2010/2011, e o Londrina (PR), na edição 2009/2010.
Durante o único ano em que não atuou como técnico no NBB, Ênio comandou a Seleção Brasileira feminina. Em 2011, o treinador levou a equipe verde-amarela aos Jogos Olímpicos de Londres 2012 após a vencer a Copa América 2011, disputada na cidade de Neiva, na Colômbia.
“O Palmeiras é um time competitivo. Vamos levar um tempo até implementar totalmente a filosofia de jogo, o conceito. Não vai surgir do dia para a noite. Estou feliz de poder contribuir e espero colocar o time em um nível ainda maior do que o atual. Esse é o grande objetivo, e tenho certeza que os jogadores vão cooperar com essa ideia”, disse o treinador.
Agora, Vecchi terá a oportunidade de trabalhar a equipe em que deu os primeiros passos na modalidade da bola laranja. Ex-atleta, o técnico começou a jogar basquete no Palmeiras e também teve sua primeira experiência como profissional no clube alviverde.
“Minha vida no basquete começou no Palmeiras. Aqui conheci o basquete, tive o primeiro contato com o esporte e fiquei maravilhado. Minha história nasce aqui no Palmeiras e fico até emocionado de voltar para dirigir essa equipe, com todo o nome e o respeito que tem. Vou trabalhar para que isso seja cada vez maior”, concluiu Vecchi.
Até o momento, Ênio tem sete jogadores confirmados no elenco da equipe. Antes mesmo de o treinador ser anunciado, o esquadrão do Palestra Itália já havia acertado as permanências dos norte-americanos Caleb Brown, Antwaine Wiggins e Tyrone Curnell, do ala Guto, e dos pivôs Marcão e Tiagão, além da contratação do armador Neto, que estava na Liga Sorocabana.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca