HOJE
Começa o Novo Basquete Brasil 2009/2010
Por Liga Nacional de Basquete
Profissionalizar a gestão do esporte em todos os segmentos é a missão dos 14 clubes que disputam o campeonato, a partir de domingo
Profissionalizar a gestão do esporte é missão da Liga Nacional de Basquete nesta segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Esta foi a mensagem do presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjemi, aos clubes na apresentação do NBB 2009/2010, nesta sexta-feira (30/10), no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Repleto de novidades e equipes reforçadas, o NBB tem início neste domingo, com a realização de sete jogos. As 14 equipes inscritas estreiam na competição organizada pela LBN, em parceria com a Rede Globo, patrocinada pela Eletrobrás e Spalding.
“Há três anos, o basquete era uma guerra. A primeira etapa já foi vencida: obter a unidade dos clubes. Hoje todos pensam no basquete. Nossa obrigação, nesta segunda fase, é profissionalizar o esporte”, disse Kouros. O presidente defendeu uma organização cada vez mais eficiente dos técnicos, jogadores e gestores do esporte. “Vamos começar a segunda etapa com responsabilidade dobrada. Torçam pelo clube do coração, mas torçam pelo basquete.”
Kouros agradeceu ao presidente do Pinheiros, Antônio Moreno Neto, ao presidente da CBB, Carlos Nunes, e a Luiz Fernando Lima, diretor da Rede Globo. “Agora, já percebo energia mais positiva nas pessoas. O NBB vai galgar a comunicação com o público”, disse Luís Fernando. “É o momento de pensar nossa responsabilidade com a imagem do esporte.”
A introdução do novo sistema de estatísticas, que leva a dinâmica do jogo para a tela do computador, modificação no sistema de disputa, a padronização de tabelas e redes em todos os ginásios, treinamento de equipes que vão trabalhar no campeonato estão entre as novidades do NBB 2009/2010.
Na temporada que começa no dia 1º, por exemplo, 16 jogadores estrangeiros entrarão em quadra, diante de 8 da última temporada – sem falar no repatriamento de brasileiros que atuavam fora do País. “Sem dúvida, com a consolidação da LNB e as inovações promovidas, o NBB será um torneio muito bom”, completou Kouros.
O campeonato
Catorze equipes, de seis Estados e Distrito Federal, disputam o NBB 2009/2010. Até 15 de janeiro, os times disputarão apenas um jogo por semana. Depois disso, serão dois jogos semanais. Cada clube jogará duas partidas em casa e duas fora. Como as equipes terão 13 confrontos, a tabela inclui uma única sequência de três jogos fora de casa, o último deles contra o par de sorteio, com folga em seguida. O turno segue até 31 de janeiro e o returno termina em 4 de abril. O fim de semana com as atividades do Jogo das Estrelas será em 6 e 7 de fevereiro.
Pelo novo regulamento, apenas os quatro primeiros colocados têm vaga garantida nas quartas-de-final. A partir de 8 de abril, do quinto ao 12º colocado disputarão um classificatório para definir as quatro vagas remanescentes, com os seguintes cruzamentos: 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º.
Todos os playoffs serão definidos em melhor-de-cinco jogos. As quartas-de-final começam dia 21 de abril. As semifinais têm início em 4 de maio e as finais no dia 17 do mesmo mês.
A abertura do NBB terá Sky/Pinheiros x Universo/BRB/Financeira Brasília, às 10 horas (com SporTV). Os outros seis jogos começam às 11 horas. Destaque para Flamengo, campeão do primeiro NBB, que estréia em casa contra o Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV, no Espírito Santo. Jogam ainda: Ciser/Araldite/Univille/Joinville x Londrina, São José/Unimed/Vinac x Guaraná Antarctica/Vitória/Saldanha, Paulistano/Amil x Pitágoras/Minas, Palmeiras/Araraquara x GRSA/Itabom/Bauru e Vivo/Franca x Assis Basket.
Sucesso de mercado
O público total da competição é outro número que estimula o trabalho da LNB. Durante os cinco meses de disputa foram realizados 245 jogos, que atraíram 593.847 pessoas aos ginásios. As médias de público foram 2 mil na fase de classificação, 3 mil nas quartas-de-final e 3,5 mil nas semifinais.Os cinco jogos do playoff decisivo reuniram 62.847 torcedores nas arenas do Flamengo e Universo, expressiva média de 12.769 pessoas por partida (com ingressos vendidos em bilheterias).
Durante os cinco meses de duração da primeira edição do NBB, de 28 de janeiro a 28 de junho, foram registradas 7.007 inserções na mídia impressa, na internet e na televisão, com mais de 123 horas de divulgação de TV. O torneio somou 6h50min49 de aparição em TVs abertas, além de 49 jogos com transmissão ao vivo, pelo SporTV, incluindo as cinco partidas do playoff decisivo entre Flamengo e Universo/BRB/Financeira Brasília.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
