HOJE
Começa o Novo Basquete Brasil 2009/2010
Por Liga Nacional de Basquete
Profissionalizar a gestão do esporte em todos os segmentos é a missão dos 14 clubes que disputam o campeonato, a partir de domingo
Profissionalizar a gestão do esporte é missão da Liga Nacional de Basquete nesta segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Esta foi a mensagem do presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjemi, aos clubes na apresentação do NBB 2009/2010, nesta sexta-feira (30/10), no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Repleto de novidades e equipes reforçadas, o NBB tem início neste domingo, com a realização de sete jogos. As 14 equipes inscritas estreiam na competição organizada pela LBN, em parceria com a Rede Globo, patrocinada pela Eletrobrás e Spalding.
“Há três anos, o basquete era uma guerra. A primeira etapa já foi vencida: obter a unidade dos clubes. Hoje todos pensam no basquete. Nossa obrigação, nesta segunda fase, é profissionalizar o esporte”, disse Kouros. O presidente defendeu uma organização cada vez mais eficiente dos técnicos, jogadores e gestores do esporte. “Vamos começar a segunda etapa com responsabilidade dobrada. Torçam pelo clube do coração, mas torçam pelo basquete.”
Kouros agradeceu ao presidente do Pinheiros, Antônio Moreno Neto, ao presidente da CBB, Carlos Nunes, e a Luiz Fernando Lima, diretor da Rede Globo. “Agora, já percebo energia mais positiva nas pessoas. O NBB vai galgar a comunicação com o público”, disse Luís Fernando. “É o momento de pensar nossa responsabilidade com a imagem do esporte.”
A introdução do novo sistema de estatísticas, que leva a dinâmica do jogo para a tela do computador, modificação no sistema de disputa, a padronização de tabelas e redes em todos os ginásios, treinamento de equipes que vão trabalhar no campeonato estão entre as novidades do NBB 2009/2010.
Na temporada que começa no dia 1º, por exemplo, 16 jogadores estrangeiros entrarão em quadra, diante de 8 da última temporada – sem falar no repatriamento de brasileiros que atuavam fora do País. “Sem dúvida, com a consolidação da LNB e as inovações promovidas, o NBB será um torneio muito bom”, completou Kouros.
O campeonato
Catorze equipes, de seis Estados e Distrito Federal, disputam o NBB 2009/2010. Até 15 de janeiro, os times disputarão apenas um jogo por semana. Depois disso, serão dois jogos semanais. Cada clube jogará duas partidas em casa e duas fora. Como as equipes terão 13 confrontos, a tabela inclui uma única sequência de três jogos fora de casa, o último deles contra o par de sorteio, com folga em seguida. O turno segue até 31 de janeiro e o returno termina em 4 de abril. O fim de semana com as atividades do Jogo das Estrelas será em 6 e 7 de fevereiro.
Pelo novo regulamento, apenas os quatro primeiros colocados têm vaga garantida nas quartas-de-final. A partir de 8 de abril, do quinto ao 12º colocado disputarão um classificatório para definir as quatro vagas remanescentes, com os seguintes cruzamentos: 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º.
Todos os playoffs serão definidos em melhor-de-cinco jogos. As quartas-de-final começam dia 21 de abril. As semifinais têm início em 4 de maio e as finais no dia 17 do mesmo mês.
A abertura do NBB terá Sky/Pinheiros x Universo/BRB/Financeira Brasília, às 10 horas (com SporTV). Os outros seis jogos começam às 11 horas. Destaque para Flamengo, campeão do primeiro NBB, que estréia em casa contra o Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV, no Espírito Santo. Jogam ainda: Ciser/Araldite/Univille/Joinville x Londrina, São José/Unimed/Vinac x Guaraná Antarctica/Vitória/Saldanha, Paulistano/Amil x Pitágoras/Minas, Palmeiras/Araraquara x GRSA/Itabom/Bauru e Vivo/Franca x Assis Basket.
Sucesso de mercado
O público total da competição é outro número que estimula o trabalho da LNB. Durante os cinco meses de disputa foram realizados 245 jogos, que atraíram 593.847 pessoas aos ginásios. As médias de público foram 2 mil na fase de classificação, 3 mil nas quartas-de-final e 3,5 mil nas semifinais.Os cinco jogos do playoff decisivo reuniram 62.847 torcedores nas arenas do Flamengo e Universo, expressiva média de 12.769 pessoas por partida (com ingressos vendidos em bilheterias).
Durante os cinco meses de duração da primeira edição do NBB, de 28 de janeiro a 28 de junho, foram registradas 7.007 inserções na mídia impressa, na internet e na televisão, com mais de 123 horas de divulgação de TV. O torneio somou 6h50min49 de aparição em TVs abertas, além de 49 jogos com transmissão ao vivo, pelo SporTV, incluindo as cinco partidas do playoff decisivo entre Flamengo e Universo/BRB/Financeira Brasília.