HOJE
Começo arrasador
Por Liga Nacional de Basquete
Com grandes atuações de Laprovittola e Olivinha, Flamengo não dá chances ao Malvín e inicia caminhada na Liga das Américas 2014 com tranquila vitória

Olivinha teve papel fundamental para o Flamengo estrear na Liga das Américas com uma boa vitória (FIBA Américas/Divulgação)
O Flamengo iniciou a defesa de seu título da Liga das Américas com uma tranquila vitória. No embalo de grandes atuações de Laprovittola e Olivinha, o time carioca não deu chances ao Malvín (URU) e venceu o duelo válido pela primeira rodada do Grupo B do torneio continental com facilidade, na noite desta sexta-feira, no Poliforum Benito Juárez, na cidade de Cancún, no México, pelo placar de 97 a 74.
Com o domínio da partida nas mãos desde o primeiro quarto, o esquadrão rubro-negro foi ampliando a vantagem no placar e controlou qualquer tentativa de reação dos adversários. Depois de fechar o primeiro tempo com 13 pontos de frente (44 a 31), a equipe dirigida pelo técnico José Neto viu os uruguaios baixarem a diferença no marcador para seis pontos (50 a 44) logo no início do terceiro quarto.
Sem se abalar com a ligeira reação do Malvín, os flamenguistas rapidamente voltaram a dominar as ações e chegaram para os dez minutos finais com 22 pontos de frente (75 a 53). Na parcial final, a equipe brasileira manteve o ritmo e confirmou o triunfo com tranquilidade.
Grandes destaques individuais do Flamengo, Laprovittola e Olivinha deixaram a quadra com números expressivos. O armador argentino teve uma atuação de gala e por pouco não anotou um triplo-duplo. Com um aproveitamento impecável nos arremessos, o camisa 7 foi o cestinha do jogo, com 25 pontos, sendo 19 deles entre o segundo e terceiro períodos, e ainda somou dez assistências e sete rebotes. Por sua vez, o ala/pivô foi autor de 24 pontos e nove rebotes.
Além da dupla, outros quatro atletas rubro-negros atingiram dígitos duplos na pontuação: Meyinnse, com 13 pontos, Benite, responsável por 12 tentos, e Herrmann e Marcelinho, que marcaram 11 e dez pontos, respectivamente. Do lado do Malvín, o cestinha foi o norte-americano Kennedy Winston, com 21 pontos. Vetados pelo departamento médico do Flamengo, o ala Marquinhos e o armador Gegê foram desfalques para o técnico José Neto no duelo.
+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Flamengo e Malvín
Após a ótima vitória em sua estreia, os atuais campeões mundiais voltarão à quadra neste sábado, às 22h15 (de Brasília), para enfrentar o Leones de Quilpe, do Chile, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Caso vença os chilenos e o anfitrião Pioneros de Quintana Roo derrote o Malvín na partida seguinte, o clube da Gávea garantirá vaga antecipada na próxima fase da Liga das Américas 2015 e apenas decidirá o primeiro lugar do Grupo B com os mexicanos na rodada de encerramento, no domingo.

Depois do importante triunfo na estreia, Flamengo voltará à quadra neste sábado e pode garantir classificação antecipada (FIBA Américas/Divulgação)
Confira a tabela completa do Grupo B da Liga das Américas 2015:
Sede: Cancún (MEX)
– 23/01 (Sexta-feira)
Malvin (URU) 74 x 97 Flamengo
Pioneros de Quintana Roo 109 x 83 Leones de Quilpues (CHI)
– 24/01 (Sábado)
22h15 – Flamengo x Leones de Quilpues (CHI) – ao vivo no SporTV 2
00h30* – Malvin (URU) x Pioneros de Quintana Roo (MEX)
*Madrugada de sábado para domingo
– 25/01 (Domingo)
22h15 – Leones de Quilpues (CHI) x Malvin (URU)
00h30* – Pioneros de Quintana Roo (MEX) x Flamengo – ao vivo no SporTV
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca