HOJE
Começo perfeito
Por Marcel Pedroza
Defesa intensa e “castigo” nas bolas de 3: Paulistano constrói diferença histórica no 1º quarto e vence Jogo 3 contra Bauru de maneira arrasadora
O que fez o Paulistano/Corpore no primeiro quarto do Jogo 4 contra o Sendi/Bauru Basket foi histórico, literalmente. De maneira arrasadora, o time venceu a parcial por 30 a 8 e, com 22 pontos de frente, encaminhou a vitória para ficar em vantagem de 2 a 1 na série. O placar final do duelo realizado nesta terça-feira, no Ginásio Antonio Prado Junior, foi de 95 a 64.
Para construir a incrível diferença – maior vantagem num primeiro quarto de uma partida de semifinal na história do NBB CAIXA–, a equipe do técnico Gustavo De Conti teve um plano de jogo perfeito e a mistura foi simples: defesa sufocante e aproveitamento espetacular nas bolas de 3.
“Nosso plano de jogo começou pela defesa e terminou pela defesa. Foi ela que nos deu confiança para atacar e para usar uma das grandes armas da nossa equipe, que é correr nos contra-ataques. Foi assim a temporada toda e quando defendemos bem, nossa confiança para atacar cresce”, disse Yago, cestinha do jogo, com 17 pontos.
Um dos ingredientes dessa receita, a defesa foi eficiente não só pela pontuação baixa dos rivais, mas também pelo que ela proporcionou nos contra-ataques. Fazendo Bauru forçar arremessos a todo momento e com o domínio total dos rebotes, o Paulistano teve a “quadra livre” para correr, e as bolas de 3 caíram sem parar – ao todo foram oito arremessos convertidos, sendo os sete primeiros com 100% de aproveitamento.
“Em jogo de playoff, seja aqui, na Euroliga ou na NBA, é a defesa que manda. Hoje fomos muito bem na defesa, com dobras e ajustes em relação ao jogo anterior, e também tivemos o domínio dos rebotes para poder puxar os contra-ataques, principalmente com o Jhonatan (cinco rebotes). Daí, quando a bola cai a confiança vai aumentando e fizemos um grande primeiro quarto”, explicou o comandante Gustavo De Conti.
ALÔ @skybrasil! TÁ CAINDO TUDO!
🎯🎯🎯@BasqPaulistano com 100% de aproveitamento nesse 1º quarto (7/7)!#3PontosSKY #NBB pic.twitter.com/CBvuXkeLFy— NBB CAIXA (@NBB) May 8, 2018
Em menos de cinco minutos, foram três bolas de 3 e a equipe já tinha nove pontos de frente (13 a 4). Depois disso foram quatro ataques seguidos com arremessos de 3 convertidos e a diferença chegou a 20 pontos (25 a 5). No final do quarto, Jhonatan ainda acertou sua terceira bola de 3 e deu número finais ao quarto – além dele, Fuller (2), Nesbitt (2) e Yago (1) foram os responsáveis pelo “massacre” do Paulistano.
“A gente veio com a determinação de defender bem, principalmente o Hettsheimeir, que está muito bem na série. Uma boa defesa nos dá confiança e também a chance de contra-atacar com arremessos mais livres. Hoje isso funcionou muito bem e conseguimos começar a partida fazendo eles jogarem no nosso ritmo”, disse Jhonatan, que fechou a partida com 16 pontos e 4/5 nas bolas de 3.
O capitaaaaao pra esse tiro certeiro de #3PontosSKY e ampliar a vantagem para o @BasqPaulistano em 10 a 4 nesses primeiros minutos de jogo!
Olho no @SporTV!#NBB #NBBnoSporTV pic.twitter.com/WMVYGJn11j
— NBB CAIXA (@NBB) May 8, 2018
Logo início do segundo período, em menos de um minuto, a equipe acertou mais duas bolas de 3, com outros dois personagens diferentes – Lucas e Deryk – e levou sua vantagem para 28 pontos (36 a 8). Com muita “gordura” para queimar, o Paulistano administrou muito bem o jogo depois disso, em nenhum momento a diferença foi inferior a 15 pontos e a vitória veio com a larga diferença de 31 pontos – maior da história das semifinais.
“Quando você abre uma diferença tão grande como essa, o jogo muda completamente. Para os dois lados. Sabemos que o outro time vai querer ataques mais rápidos e de preferência com bolas de 3, então nos ajustamos para isso. E também tivemos muita tranquilidade no terceiro quarto, quando eles baixaram para 15 pontos, e tivemos duas boas posses seguidas para abrir 20 de novo”, explicou o comandante Gustavo De Conti.
Novamente em vantagem na série, o Paulistano terá a chance de garantir a classificação às Finais nesta sexta-feira (11/05), às 20 horas, com transmissão ao vivo do SportTV. Mas para fechar a série, a equipe precisará repetir o feito do Jogo 1 e vencer novamente no Ginásio Panela de Pressão.
“Cada jogo é uma história. Já vencemos lá dentro uma vez nessa série, mas sabemos que não será fácil. Não tenho dúvidas de que eles mudarão algumas coisas para a partida e temos que seguir com a cabeça no lugar”, concluiu Jhonatan.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca