#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Com emoção

Fortaleza B. C. / CFO FOR 94
x
97 Pinheiros PIN
28
1ºQ
X
19
13
2ºQ
X
26
26
3ºQ
X
23
18
4ºQ
X
17
9
5ºQ
X
12

UNIFOR

30 de novembro de 2013

Em partida de alto nível técnico e de muito equilíbrio, Pinheiros supera Basquete Cearense, fora de casa, na prorrogação, e conquista quinta vitória seguida no NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
94
X
97
94
PTS
97
10
A3C
11
28
A2C
22
8
LLC
20
36
RT
40
20
ASS
16

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Foi uma partida de alto nível técnico. Depois de 40 minutos de muita equilíbrio e emoção, o duelo foi decidido apenas na prorrogação e o Pinheiros/SKY conquistou um importante resultado positivo. No Ginásio da Unifor, em Fortaleza (CE), a equipe da capital paulista levou a melhor sobre o anfitrião SKY/Basquete Cearense, por 97 a 94.

Esta foi a quinta vitória consecutiva dos pinheirenses no NBB 2013/2014. Agora, o time comandado por Cláudio Mortari soma cinco triunfos e uma derrota e segue na cola do líder Winner/Kabum/Limeira. Enquanto isso, a agremiação nordestina conheceu seu quarto revés em seis jogos disputados na competição.

O cestinha da vitória do Pinheiros  foi o ala/armador Leadrinho Barbosa, com 24 pontos. Além disso, o camisa 28 foi crucial para o triunfo pinheirense, já que foi o responsável por empatar o jogo no tempo regulamentar, com um tiro certeiro de três pontos, e levar o jogo para a prorrogação.

O ala Shamell, autor de 20 pontos, nove rebotes e seis assistências, o ala/pivô Mineiro e o ala/armador norte-americano Joe Smith, que marcaram 18 e 16 pontos, respectivamente, também tiveram alta parcela de contribuição para o êxito dos paulistas. Pelo lado cearense, o destaque foi o pivô estadunidense DeVon Hardin, que cravou um duplo-duplo, com 20 pontos e 12 rebotes.

“Enfrentamos mais um adversário muito difícil. O nível das equipes do NBB está bem alto. Mais uma vitória fora de casa mantém a nossa boa campanha até aqui, continuando a nossa disputa pelos primeiros lugares”, afirmou Leandrinho.

“Mais do que o resultado do jogo, o que me deixa extremamente entusiasmado e feliz é que viramos uma equipe. Estamos fazendo jogos extraordinários. Enfrentamos o campeão das Américas jogando como equipe. As nossas perspectivas são de chegar muito longe nesta competição”, comentou o treinador do Basquete Cearense, Alberto Bial.

O começo da partida foi totalmente favorável ao esquadrão cearense. No embalo das boas atuações dos norte-americanos DeVon Hardin e Nick Williams, o time comandado por Alberto Bial iniciou o duelo de maneira arrasadora e abriu 14 a 5 de frente. O domínio dos nordestinos seguiu, a equipe seguiu controlando as ações dos dois lados da quadra e chegou a abrir 13 pontos de vantagem (22 a 9).

Na parte final do primeiro quarto, o Pinheiros melhorou seu desempenho, graças a boas jogadas de Leandrinho e Mineiro, e diminuiu o prejuízo no placar para apenas seis pontos (25 a 19). Mas, no lance final do período, Williams voltou a chamar a responsabilidade pelos donos da casa, acertou um tiro de três pontos no estouro do cronômetro e a diferença subiu para nove ao final da parcial inicial: 28 a 19.

Apesar de ter sua reação parcialmente interrompida, o Pinheiros não se abateu e dominou o segundo quarto, com direito a um altíssimo aproveitamento ofensivo de 86% de acerto dos pontos tentados durante a parcial. Mineiro e Shamell contribuíram com nove pontos cada, Leandrinho anotou outros seis e a equipe conseguiu virar o jogo. Sem apresentar a mesma qualidade do período anterior, o Basquete Cearense não teve forças para segurar a arrancada dos rivais. Sendo assim, a primeira metade do confronto se encerrou com os paulistas na frente: 41 a 39.

O jogo seguiu em ótimo nível na volta dos vestiários, com as equipes apresentando um alto aproveitamento ofensivo. Joe Smith, pelo lado do Pinheiros, e Felipe, pela equipe da casa, foram os principais nomes do terceiro quarto. Depois de muito equilíbrio e disputa, a partida se encaminhou para o último período com os cearenses na frente, mas por apenas um ponto de diferença: 65 a 64.

A última parcial foi de tirar o fôlego. Com muita intensidade, as equipes seguiram protagonizando uma ótima partida em solo cearense. O duelo chegou para os minutos finais do tempo regulamentar completamente em aberto, com os dois times com possibilidade de vitória. Restavam pouco mais de dois minutos para o término do quarto período e o placar estava em igualdade (82 a 82).

Então, com um lance livre de André e um arremesso de dois pontos de Jimmy, o Basquete Cearense conseguiu colocar três pontos de frente (85 a 82) e ficou muito perto de levar a melhor. Mas foi então que brilhou a estrela de Leandrinho. Com um tiro de três pontos certeiro, o ala/armador deixou tudo igual e levou o jogo para a prorrogação (85 a 85).

No tempo extra, o Pinheiros se apresentou melhor e ficou com a vitória. Os norte-americanos Smith e Shamell marcaram dez dos 12 pontos da equipe nos cinco minutos decisivos – cinco de cada – e foram fundamentais para a equipe conquistar o importante resultado positivo na cidade de Fortaleza.

“A gente está crescendo no momento certo. Vamos continuar assim, com muita concentração, para pontuarmos mais. As duas equipes estão de parabéns. Foi um grande jogo, muito duro”, declarou Shamell.