HOJE
Comendo pelasbeiradas
Por Vanderson Pimentel
Com uma das melhores campanhas da história do clube na competição, Minas Tênis Clube vem em busca da 13ª vitória consecutiva no NBB 2020/2021
Diz um famoso ditado brasileiro que o povo mineiro é discreto e, com esse jeito quietinho, vai conquistando seus objetivos aos poucos. E no NBB 2020/2021, o Minas Tênis Clube vai transformando cada vez mais essa lenda em realidade.
Durante a temporada, a equipe de Belo Horizonte conseguiu virar partidas em que perdia por mais de 20 pontos e, nesta terça-feira (05/01), tentará chegar à sua 13ª consecutiva para manter a liderança do campeonato no duelo contra o Zopone Gocil/Bauru Basket, às 17 horas, ao vivo no DAZN.
+ Confira a Tabela de Jogos do NBB 2020/2021
Após perder para o Flamengo na primeira rodada, o Minas emendou uma sequência de 12 vitórias consecutivas na competição. E nas suas últimas três partidas, a equipe da capital mineira mostrou grande poder de reação ao virar os jogos contra São Paulo e Franca no último quarto tendo grande desvantagem, e por conseguir bater o Pinheiros, em uma partida bastante acirrada e que só se desenrolou a favor dos belo-horizontinos no último quarto.
Treinador da equipe desde a temporada 2019/2020, Léo Costa se mostra muito satisfeito com a resiliência de sua equipe.
“Tenho um sentimento de privilégio de estar à frente deste grupo, dos atletas estarem comprando a briga do trabalho, querendo aplicar tudo o que é passado para eles. Time que sonha grande precisa vencer mesmo em dias de partidas difíceis”, disse o treinador.
+ Tabela de Classificação do NBB 2020/2021
Mesmo sabendo a sua importância para levantar o ânimo da equipe nos momentos de desvantagem, o técnico da equipe mineira destacou a gana mostrada por seu plantel.
“Minha função é tentar motivar e mostrar os caminhos, mas quem constroem os processos são os jogadores dentro de quadra. De nada adiantaria eu passar os comandos se a motivação também não vier de dentro deles. E esses são jogadores vencedores. Atletas experientes e que acima de tudo têm espírito vencedor. Mas também há muito trabalho. No dia a dia eu não alivio em cobranças. Sou um cara chato, perfeccionista, mas é para momentos como esses de superação que a gente se mata de trabalhar nos treinamentos”, afirmou.
Capitão e um dos atletas mais experientes da equipe, JP Batista vem sendo essencial dentro e fora das quadras para manter seus companheiros dentro do jogo. O pivô aponta que em suas conversas com os mais jovens, seu objetivo é passar “tranquilidade” nas adversidades.
“Precisamos ter sangue frio. A temporada é grande e se formos ver o número de vitórias que temos, estamos fazendo um trabalho excepcional. A gente tem que manter a cabeça erguida. Sabemos que temos isso dentro da gente, e o que eu tenho de passar é de que o trabalho que a gente põe em quadra vai encontrar o caminho certo”, disse o atleta, eleito MVP do NBB na temporada 2018/2019.
Consistência para evoluir
Para JP Batista, a equipe ainda precisa de um pouco mais de consistência para sofrer menos. “A gente ainda está oscilando muito. No esporte, o que a gente sempre tenta buscar é a consistência. Basquete é uma modalidade em que quem errar menos sai com a vitória. Mas a gente está no caminho certo. São 12 vitórias seguidas, que mostra que estamos fazendo um trabalho correto. Mas sem dúvida sempre precisamos estar buscando melhorar”, explicou.
Mesmo contente com a campanha feita até aqui e ressaltar o alto nível técnico do NBB, o treinador também apontou que para manter a liderança contra o Bauru e tentar buscar o título também do Super 8, a equipe ainda precisa se ajustar mais.
“Essa temporada do NBB tem mostrado que são raros os momentos em que será possível abrir 20 ou 30 pontos. A posição na tabela muitas vezes não reflete a qualidade das equipes, todos os jogos são dificílimos. Nossa equipe precisa sim buscar mais consistência nos dois lados da quadra. O time está se entrosando, há jogadores que chegaram agora e outros que estão se recuperando de lesão. Ainda não tivemos um jogo com o time completo ainda. O time tem muito a evoluir e com trabalho e tempo, vamos conseguir oscilar menos e ter mais consistência, porque não é todo dia que vamos conseguir buscar 20 pontos”, disse Léo Costa, que completou:
“Tem muita coisa para melhorar e a gente sabe disso, mas a gente tem se aplicado demais no dia a dia. Tenho muito orgulho deste grupo de atletas, da comissão e de toda a estrutura que o Minas nos dá para a gente trabalhar. Vamos seguir trabalhando em mais coisas para a gente continuar evoluindo. Temos muito o que crescer para alcançarmos os grandes objetivos que temos”, finalizou.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.