HOJE
Foco nas estrelas
Por Liga Nacional de Basquete
Comentaristas do NBB CAIXA destacam quem são os craques para ficar de olho durante a disputa da Copa Super 8, que começa neste sábado
Dizem que são nos momentos decisivos que as estrelas aparecem. Uma competição como a Copa Super 8 – onde três vitórias significam o título e qualquer derrota é sinônimo de eliminação – é o palco perfeito para elas brilharem. Com a proximidade do torneio, que começa neste sábado (27/1), a Liga Nacional de Basquete ouviu os comentaristas do NBB CAIXA e pediu para que eles destacassem um jogador de cada equipe participante na competição.
Confira quais serão os confrontos da Copa Super 8 e veja quem são os atletas em que você deve ficar de olho:
Flamengo (1º) x (8º) Bauru Basket – domingo (28/1) – 16h – Maracanãzino – SporTV
Gustavinho Lima, pós-jogador e comentarista do NBB CAIXA

Gabriel Jaú é o cestinha do Fla no NBB CAIXA com 14 pontos de média (Paula Reis/CRF)
“No Flamengo, eu escolho o Gabriel Jaú, que na minha leitura vive o melhor momento da carreira. O ala-pivô de 2,04m é difícil de ser parado no poste baixo e tem muita agressividade brigando pelos rebotes de ataque. Ele é o segundo em média na tábua ofensiva (2,48 por jogo) entre os atletas que jogaram pelo menos metade das partidas de seus times”.

Brite é o líder do NBB CAIXA em roubos de bola (Andrews Clayton/Bauru)
“Pelo Bauru Basket, eu vou com o norte-americano Dontrell Brite, que está com muita moral após ser eleito o destaque da semana no NBB CAIXA. O armador de 1,75m lidera o campeonato em recuperações de bola, com 2,27 por partida. Nenhum outro jogador da competição passa de duas. Ele é muito rápido é pode ser peça chave para atazanar Balbi e Scott Machado”.
Minas (2º) x (7º) Fortaleza BC – sábado (27/1) – 19h – Arena UniBH – YouTube
Leonardo Sasso, comentarista da ESPN e do NBB CAIXA

Baralle foi um dos principais reforços do Minas para a temporada (Hedgard Moraes/MTC)
“Eu escolho o Baralle, que foi uma das grandes contratações de todo o NBB CAIXA nesta temporada. O argentino é o playmaker, o cara que faz essa equipe jogar tão coletivamente. Na minha opinião, o Minas tem o melhor coletivo da competição. Ele é um armador que pode pontuar quando necessário, tanto do perímetro como em infiltrações, mas sua característica principal é a armação”.

Orresta está com aproveitamento de 70% em arremessos de dois pontos (Mauricio Moreira/FBC)
“Tem o McClanahan, que foi o cestinha da última temporada, mas eu vou com o Orresta, outro armador argentino. Ele chegou e também se tornou um líder, um cara que pontua e arma bem o jogo para esse Fortaleza BC. A transformação dessas duas equipes coletivamente acontece muito por conta dos seus armadores argentinos e vai ser muito legal ver o duelo entre eles”.
Sesi Franca (3º) x (6º) UNIFACISA – sábado (27/1) – 17h – Ginásio Pedrocão – TV Cultura e YouTube
Nezinho, pós-jogador e comentarista do NBB CAIXA

Lucas Dias é o cestinha do NBB CAIXA 2023/24 (Marcos Limonti/Sesi Franca)
“Pelo lado do Sesi Franca, vou destacar o Lucas Dias, MVP do último NBB CAIXA, que vem mais uma vez fazendo um grande ano. Ele é o cestinha da atual temporada (20,3 pontos de média por partida) e também aparece entre os 10 melhores em rebotes (6,82), novamente contribuindo para Franca fazer um grande NBB CAIXA e se posicionar nas primeiras posições da tabela”.

Gaskins está em sua terceira temporada na UNIFACISA (Andrews Clayton/Bauru Basket)
“Na UNIFACISA, eu acredito que o destaque seja o norte-americano Trevor Gaskins. Apesar de às vezes ser inconstante, ele é um jogador que preocupa demais a defesa adversária pelo seu arremesso de três pontos e por suas boas infiltrações. É um cara muito perigoso que pode levar a UNIFACISA a lugares onde a equipe nunca esteve no NBB CAIXA”.
R10 Score Vasco (4º) x (5º) Paulistano – domingo (28/1) – 11h – São Januário – YouTube
Gustavinho Lima, pós-jogador e comentarista do NBB CAIXA

Cauê Verzola está com a maior média de assistências da carreira (Léo Lenzi/Agência NTZ)
“Cauê Verzola é um jogador que faz o time jogar como poucos. O armador atua sempre de cabeça erguida e prefere o passe aos arremessos. Aos 35 anos, ele está com a melhor média de assistências da carreira (5,78 por jogo) e vem fazendo seus companheiros de R10 Score Vasco melhores em todo NBB Caixa. Ele pode ser o grande diferencial nessa Super 8.

Victão disputa seu oitavo NBB CAIXA pelo Paulistano (Willian Oliveira/Foto Atleta)
“Victão é prata da casa e já ganhou quase tudo com a camisa do Paulistano. O pivô de 26 anos é inteligente e bom defensor. Além de entregar números muito sólidos (12,5 pontos e 4,9 rebotes por jogo), o jogador também contribui com muita energia e liderança para a jovem equipe da capital paulista”.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca