#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Foco nas estrelas

26-01-2024 | 03:45
Por Liga Nacional de Basquete

Comentaristas do NBB CAIXA destacam quem são os craques para ficar de olho durante a disputa da Copa Super 8, que começa neste sábado

Dizem que são nos momentos decisivos que as estrelas aparecem. Uma competição como a Copa Super 8 – onde três vitórias significam o título e qualquer derrota é sinônimo de eliminação – é o palco perfeito para elas brilharem. Com a proximidade do torneio, que começa neste sábado (27/1), a Liga Nacional de Basquete ouviu os comentaristas do NBB CAIXA e pediu para que eles destacassem um jogador de cada equipe participante na competição.

Confira quais serão os confrontos da Copa Super 8 e veja quem são os atletas em que você deve ficar de olho:

Flamengo (1º) x (8º) Bauru Basket – domingo (28/1) – 16h – Maracanãzino – SporTV

Gustavinho Lima, pós-jogador e comentarista do NBB CAIXA

Gabriel Jaú é o cestinha do Fla no NBB CAIXA com 14 pontos de média (Paula Reis/CRF)

“No Flamengo, eu escolho o Gabriel Jaú, que na minha leitura vive o melhor momento da carreira. O ala-pivô de 2,04m é difícil de ser parado no poste baixo e tem muita agressividade brigando pelos rebotes de ataque. Ele é o segundo em média na tábua ofensiva (2,48 por jogo) entre os atletas que jogaram pelo menos metade das partidas de seus times”.

Brite é o líder do NBB CAIXA em roubos de bola (Andrews Clayton/Bauru)

“Pelo Bauru Basket, eu vou com o norte-americano Dontrell Brite, que está com muita moral após ser eleito o destaque da semana no NBB CAIXA. O armador de 1,75m lidera o campeonato em recuperações de bola, com 2,27 por partida. Nenhum outro jogador da competição passa de duas. Ele é muito rápido é pode ser peça chave para atazanar Balbi e Scott Machado”.

 

Minas (2º) x (7º) Fortaleza BC – sábado (27/1) – 19h – Arena UniBH – YouTube

Leonardo Sasso, comentarista da ESPN e do NBB CAIXA

Baralle foi um dos principais reforços do Minas para a temporada (Hedgard Moraes/MTC)

“Eu escolho o Baralle, que foi uma das grandes contratações de todo o NBB CAIXA nesta temporada. O argentino é o playmaker, o cara que faz essa equipe jogar tão coletivamente. Na minha opinião, o Minas tem o melhor coletivo da competição. Ele é um armador que pode pontuar quando necessário, tanto do perímetro como em infiltrações, mas sua característica principal é a armação”.

Orresta está com aproveitamento de 70% em arremessos de dois pontos (Mauricio Moreira/FBC)

“Tem o McClanahan, que foi o cestinha da última temporada, mas eu vou com o Orresta, outro armador argentino. Ele chegou e também se tornou um líder, um cara que pontua e arma bem o jogo para esse Fortaleza BC. A transformação dessas duas equipes coletivamente acontece muito por conta dos seus armadores argentinos e vai ser muito legal ver o duelo entre eles”.

 

Sesi Franca (3º) x (6º) UNIFACISA – sábado (27/1) – 17h – Ginásio Pedrocão – TV Cultura e YouTube

Nezinho, pós-jogador e comentarista do NBB CAIXA

Lucas Dias é o cestinha do NBB CAIXA 2023/24 (Marcos Limonti/Sesi Franca)

“Pelo lado do Sesi Franca, vou destacar o Lucas Dias, MVP do último NBB CAIXA, que vem mais uma vez fazendo um grande ano. Ele é o cestinha da atual temporada (20,3 pontos de média por partida) e também aparece entre os 10 melhores em rebotes (6,82), novamente contribuindo para Franca fazer um grande NBB CAIXA e se posicionar nas primeiras posições da tabela”.

Gaskins está em sua terceira temporada na UNIFACISA (Andrews Clayton/Bauru Basket)

“Na UNIFACISA, eu acredito que o destaque seja o norte-americano Trevor Gaskins. Apesar de às vezes ser inconstante, ele é um jogador que preocupa demais a defesa adversária pelo seu arremesso de três pontos e por suas boas infiltrações. É um cara muito perigoso que pode levar a UNIFACISA a lugares onde a equipe nunca esteve no NBB CAIXA”.

 

R10 Score Vasco (4º) x (5º) Paulistano – domingo (28/1) – 11h – São Januário – YouTube

Gustavinho Lima, pós-jogador e comentarista do NBB CAIXA

Cauê Verzola está com a maior média de assistências da carreira (Léo Lenzi/Agência NTZ)

“Cauê Verzola é um jogador que faz o time jogar como poucos. O armador atua sempre de cabeça erguida e prefere o passe aos arremessos. Aos 35 anos, ele está com a melhor média de assistências da carreira (5,78 por jogo) e vem fazendo seus companheiros de R10 Score Vasco melhores em todo NBB Caixa. Ele pode ser o grande diferencial nessa Super 8. 

Victão disputa seu oitavo NBB CAIXA pelo Paulistano (Willian Oliveira/Foto Atleta)

“Victão é prata da casa e já ganhou quase tudo com a camisa do Paulistano. O pivô de 26 anos é inteligente e bom defensor. Além de entregar números muito sólidos (12,5 pontos e 4,9 rebotes por jogo), o jogador também contribui com muita energia e liderança para a jovem equipe da capital paulista”.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.