#JOGAJUNTO

Mais basquete

PARABÉNS, CBC!

09-11-2023 | 04:51
Por

Comitê Brasileiro de Clubes completa 33 anos nesta quinta-feira. Parceiro estratégico da Liga, entidade exerce papel fundamental na promoção do esporte e revelação de novos talentos

Como entidade criada por clubes, a Liga Nacional de Basquete não poderia deixar de aplaudir e agradecer um dos seus parceiros mais longevos e estratégicos, que comemora 33 anos nesta quinta-feira: o Comitê Brasileiro de Clubes. Fundado em nove de novembro de 1990, mesma data em que foi instituído o Dia Nacional dos Clubes, o CBC é um dos maiores incentivadores do desenvolvimento do esporte no país. Exatamente dez anos após a fundação do CBC, a Lei Federal nº 12.333/2010 instituiu o Dia Nacional dos Clubes.

Juntos, os clubes associados do CBC compõem a Rede de Clubes Formadores, que exerce papel fundamental na promoção ao esporte e na revelação de novos ídolos para o Brasil. O resultado do investimento do Comitê pôde ser visto no desempenho de atletas brasileiros nas últimas Olimpíadas. Nos Jogos de Tóquio, em 2021, 15 das 21 medalhas conquistadas por nosso país, sendo sete delas de ouro, foram de atletas pertencentes a clubes.  Já nos Jogos Pan-Americanos do Chile, 97% das medalhas das modalidades esportivas apoiadas pelo CBC vieram de atletas beneficiados pelo Programa de Formação de Atletas da entidade.

 

O apoio do CBC também tem papel relevante no aumento constante da qualidade técnica e da atratividade de muitas competições do calendário esportivo nacional como, por exemplo, a Liga de Desenvolvimento de Basquete e o NBB CAIXA.

A parceria entre CBC e a LNB tem garantido frutos para o basquete e acaba de ser reforçada. No final de outubro, o Comitê Brasileiro de Clubes anunciou o início do processo de repactuação dos Planos de Trabalho com as Confederações e Ligas Nacionais parceiras e a Liga Nacional de Basquete foi a primeira instituição contemplada para o início de um novo ciclo de investimentos advindos do CBC, que incluem incremento orçamentário no NBB CAIXA 2023/24, além de diversas ações efetivas em jogos do campeonato que serão realizadas para fomento e valorização do esporte e formação profissional de atletas.

Cabe frisar que o Plano de Trabalho com a LNB já havia sido pactuado de forma bianual (para as temporadas 2022-2023 e 2023-2024). Mas além de cumprir 100% das entregas previstas nos Planos de Trabalho anteriores, a Liga apresentou um “plus” em seu plano de marketing que fortalece ainda mais o Selo de Formação de Atletas do CBC, caracterizando para o CBC como importantes “ações de qualificação da parceria”, fato que levou o CBC a repactuar o Plano de Trabalho para esta temporada, que também prevê o apoio a mais uma edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete – LDB, em 2024.

A efetivação da renovação do plano foi realizada em reunião oficial na sede do CBC em Campinas/SP, contando com a presença dos dirigentes da LNB, como Rodrigo Franco Montoro, presidente da Liga; do Superintendente, Sérgio Domenici; do Diretor de Marketing Álvaro Cotta; e do Diretor Técnico, Paulo Bassul. Por parte do CBC participaram o Secretário Geral do Conselho Consultivo, Arialdo Boscolo, e o Gerente de Esportes e Relações Institucionais, Emerson Luiz Appel.

CBC premia melhores iniciativas de clubes

Como faz anualmente, o CBC realizou na semana passada, na cidade de Foz do Iguaçu, a cerimônia do Prêmio Clube Formador 2022-2023. Criada em 2021 em parceria com a Federação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), a iniciativa  fez parte da programação do Congresso Brasileiro de Clubes e visa reconhecer os clubes que se destacaram no cenário esportivo nacional em diferentes modalidades durante o calendário dos Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBIs).

A senadora Leila Barros foi homenageada pela atuação em defesa da Lei Geral do Esporte. Na foto, ela recebe troféu das mãos de Arialdo, secretário geral do Conselho Consultivo do CBC (à esquerda) e de Paulo Maciel, presidente do CBC (à direita)

De acordo com o Comitê, o prêmio é fundamentado no ranking por esporte e gênero do CBC, derivado dos resultados alcançados pelos clubes nos CBIs, identificados nos planos de trabalho como competições principais em cada esporte apoiado pelo CBC. Os prêmios são concedidos aos clubes que se destacam em primeiro lugar em cada esporte e gênero.

Este ano, cinco clubes associados da Liga Nacional de Basquete foram agraciados com troféus pelo trabalho realizado em diferentes esportes. Confira:

Botafogo de Futebol e Regatas: Basquete 3 x 3 Masculino

Club Athletico Paulistano: Esgrima Feminina

Clube de Regatas do Flamengo: Remo Masculino e Feminino, Nado Artístico Feminino, Ginástica Artística Feminina e Judô Feminino

Esporte Clubes Pinheiros: Atletismo Masculino e Feminino, Natação Masculina e Feminina, Polo Aquático Masculino e Feminino, Esgrima Masculina e Handebol Feminino

Minas Tênis Clube: Ginástica Artística Masculina.

Nesta temporada da premiação, o CBC fez homenagem especial a senadora Leila Barros, por sua atuação em defesa da Lei Geral do Esporte.