HOJE
Como ser um bom estreante
Por Liga Nacional de Basquete
Os segredos e as dicas para os quatro times debutantes do NBB, recorde na história da competição, começarem sua trajetória com sucesso no campeonato
Estrear, debutar, começar, iniciar. Para quatro equipes do NBB 2012/2013, a abertura da temporada será ainda mais especial. São times que vão sair do ponto de partida em comparação a outras, participando pela primeira vez da principal competição do basquete nacional. A ansiedade e o frio na barriga devem ser maiores para SKY/Basquete Cearense, Mogi das Cruzes/Helbor, Palmeiras e Suzano/Cesumar/Campestre, que não vão querer decepcionar.
“É uma novidade para todos nós, uma situação nova, que nos dá aquela ansiedade boa. É muito gostosa a sensação que estamos sentindo. No meu caso, é bem legal participar do nascimento de uma nova equipe no basquete brasileiro, a primeira do Nordeste a participar do NBB”, afirmou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.

Basquete Cearense, Mogi das Cruzes, Suzano e Palmeiras são os novatos do NBB nesta temporada (Montagem/LNB)
Tirando, obviamente, a primeira temporada do NBB, todas as edições da competição teve, pelo menos, uma equipe estreante. Na que vai começar neste fim de semana, o número de debutantes é recorde em toda a história.
Levando em conta o retrospecto dos anos anteriores, é difícil de prever o que vai acontecer com cada uma das equipes estreantes, já que o desempenho dos debutantes nas três ultimas edições foi bem distinto. No NBB 2009/2010, Londrina foi o 13ª entre 14 times. Na temporada seguinte, Uberlândia chegou até as quartas de final, terminando em sexto. No campeonato passado, Liga Sorocabana e Tijuca chegaram até as oitavas, acabando em 11º e 12º respectivamente – os cariocas inclusive ganharam um jogo dos playoffs.
No caso do Basquete Cearense, Bial prefere não definir metas. “Não sei onde vamos chegar, não fixei um objetivo concreto para a nossa equipe, mas o que posso garantir é um basquete de qualidade, de alto nível, brigado e bem jogado. São 18 equipes, umas com muita qualidade, outras com muita experiência, não tem como eu dizer qual será o resultado da minha equipe, mas com certeza vamos nos dedicar ao máximo nessa competição”, comentou.
Dedicação será fundamental para os times debutantes no início de temporada, opinião que é compartilhada por André Guimarães Fonseca, o Ratto, que atualmente é dirigente do Suzano, mas também teve uma experiência com um clube estreante, quando foi técnico do Uberlândia no NBB 2010/2011. “Esse [dedicação] é o principal fator, não tem segredo. Em um campeonato como o NBB, é preciso matar um leão por dia, há uma exigência muito grande. Hoje em dia, isso é necessário, é preciso estudar bastante todas as equipes, conhecer bem todos os adversários, pois o nível da competição é muito forte e exige muita concentração”, disse.
Foco também é apontado como essencial para o sucesso de um debutante do NBB. “É uma competição tão dura, com um basquete de altíssimo nível, o melhor das Américas, na minha opinião, que não pode desviar o foco nem um minuto. Atenção total, pois todas são equipes muito fortes e bem preparadas”, declarou Bial.
Além disso, será necessário diminuir até acabar com a diferença existente entre os estreantes e as equipes acostumadas ao campeonato, seja dentro e fora da quadra. Existem muitas questões ligadas ao NBB que são aprendidas com o tempo e a experiência. “Passamos por alguns obstáculos, sim, um deles é a falta de experiência, digo em um plano logístico, e administrativo, coisas que outras equipes mais experientes já sabem lidar melhor”, concluiu o treinador do Basquete Cearense.
Seja como for, muito esforço, garra e dedicação prometem ser as marcas dos times estreantes na temporada 2012/2013 do NBB, que começa nesta semana.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca