#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Como um menino

23-05-2017 | 10:45
Por Liga Nacional de Basquete

Aos 40 anos, Valtinho “ignora” lesão, tem grande participação no Jogo 5 e vai às Finais do NBB CAIXA pela quarta vez na carreira

Valtinho fez 10 pontos e foi crucial para o triunfo do Bauru (João Pires/LNB)

Quarenta anos da idade e uma vontade de garoto. Assim pode ser definido Valtinho. Dono de vasta experiência, o armador foi peça-chave na vitória do Gocil/Bauru Basket no Jogo 5 da série semifinal contra o EC Pinheiros e agora disputará as Finais do NBB CAIXA pela quarta vez em sua carreira.

Responsável por dez pontos, quatro rebotes e três assistências na partida que definiu a classificação bauruense à decisão, Valtinho precisou superar uma lesão na coxa para se tornar fundamental para o Dragão.

Na base da raça, o “Maestro” ainda foi responsável por marcar ninguém menos que o grande destaque pinheirense Holloway em diversos momentos. Esbanjando disposição, o veterano brigou em rebotes, distribuiu o jogo como nunca e foi autor da bola de 3 que decretou de vez o triunfo bauruense no Panela de Pressão com um minuto para o fim.

+Saiba mais: Bauru avança à sua 8ª final nas últimas 9 competições que disputou

“É uma sensação muito boa. Com 40 anos poder ajudar o time a chegar a uma Final é muito gratificante. A gente treina para isso, para fazer um bom papel e ser efetivo dentro da equipe. É um momento muito feliz e que vou guardar o resto da minha vida”, disse Valtinho.

Valtinho acertou a bola de 3 que decretou a vitória do Bauru no minuto final (João Pires/LNB)

Contratado pelo Bauru no início da temporada, Valtinho ficou boa parte da temporada como reserva do armador Gegê, mas deu seu toque da maestria no momento mais crucial da temporada. Nos três últimos jogos da semifinal contra o Pinheiros, evoluiu em relação à fase de classificação e registrou respectivos 11, sete e dez pontos e quatro assistências em todas as partidas.

“Não tenho palavras para descrever o Valtinho. O cara tem 40 anos, sentiu uma lesão e ainda assim colocou o ‘jogo no bolso’. Ele foi fundamental para a nossa vitória hoje e tenho orgulho de poder jogar ao lado dele. Ele é um ídolo pessoal, não só pelo que faz com a bola nas mãos, mas pelo dia a dia em que ele é um dos que mais treina e tem um comprometimento muito grande com a equipe”, elogiou o ala/pivô Jefferson.

Depois da classificação conquistada nesta terça-feira, Valtinho disputará sua quarta Final de NBB CAIXA na carreira – duas com o UniCEUB/BRBCARD/Brasília nas duas primeiras edições, com direito a título da segunda, e uma com o Uberlândia, em 2012/2013.

Aos 40 anos, Valter Apolinário da Silva é dono de uma carreira de extremo respeito. Com anos de Seleção Brasileira no currículo, o experiente armador revolucionou o basquete nacional com um estilo de jogo inteligente e encantador, que inclusive o rendeu o apelido de “Maestro”.

Valtinho foi um dos mais festejados pelos companheiros e pela torcida do Bauru (João Pires/LNB)

Além de três Finais e um título do NBB CAIXA, Valtinho ainda é o segundo atleta com mais assistências em toda a história da competição, com 1533 servidas na conta, atrás apenas de Fúlvio, armador do Brasília, que tem 1.699 passes perfeitos na conta.

“Tenho um filho pequeno, que não viu muito da minha carreira. Então é muito gratificante poder proporcionar para ele e toda a minha família um momento como esse. É muito duro chegar até aqui e só tenho a agradecer. Coisas como essa, não tem preço”, finalizou o armador de 40 anos ao lembrar de seu filho de sete anos.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.